Dicas de Mulher Dicas de Saúde

20 receitas de petit gateau para você se derreter

Sabores, apresentações e modos de preparo: o petit gateau é uma sobremesa que agrada a todos os gostos!

em 14/06/2017

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Uma figurinha carimbada nos menus de sobremesas de muitos restaurantes brasileiros é o petit gateau, doce feito pela primeira vez no país pelo chef Erick Jacquin em 1994 e que, desde então, conquistou milhares de paladares.

O surpreendente creme e seus acompanhamentos mais comuns, como o sorvete e as caldas de frutas, fazem com que o petit gateau seja considerado elaborado e quase que uma exclusividade dos chefs mais preparados para executá-lo. No entanto, a verdade é que esse é um prato fácil, que pode ser feito até por quem não tem muita intimidade com a cozinha.

A maior prova da praticidade da sobremesa está no número de versões da sua receita, e na lista abaixo você com certeza encontrará pelo menos um sabor e modo de preparo que melhor se encaixa nas suas habilidades e preferências!

20 receitas de petit gateau

Foto: Reprodução / LeBlog

Foto: Reprodução / LeBlog

Antes de qualquer coisa, o chef Lima, do Montecatini Trattoria, de São Paulo, explica que a parte mais importante para um petit gateau de sucesso é uma seleção de ingredientes cuidadosa, então “procure por itens de qualidade para que o sabor seja semelhante ao das receitas tradicionais, que encontramos em restaurantes”.

A partir disso, qualquer uma das variações do bolinho listadas abaixo pode ser preparada sem medo, com praticidade e com a certeza de que o resultado será de encher os olhos!

1. Petit gateau do Chef Jacquin: o chef de cozinha e jurado do programa MasterChef Erick Jacquin foi o responsável por trazer o petit gateau para o Brasil e, por isso, sua receita é considerada a original. O modo de preparo do chefe não tem segredos e é bastante rápido, o que permite que todos se deliciem com a sobremesa.

2. Petit gateau de chocolate em barra: o modo de preparo do petit gateau mais tradicional envolve uma barra de chocolate meio amargo e menos de dez minutos de forno. Eline Prando, do blog Mel e Pimenta recomenda que o bolinho seja servido com sorvete ou geleia de morango. Não tem como dar errado!

3. Petit gateau de chocolate em pó: para tornar o preparo ainda mais prático, Tatiana ensina a fazer o petit gateau utilizando chocolate em pó. Além disso, a blogueira do Panelaterapia também explica que as forminhas altas são as mais apropriadas para assar o bolinho e indica o uso de cacau para untá-las.

4. Petit gateau de doce de leite: como o sabor de chocolate é apenas a base da sobremesa, é muito fácil adaptá-lo para todos os paladares. No blog Maria Sophia, Silvia Braz compartilha a receita do petit gateau feito com doce de leite cremoso e dá a dica: castanhas trituradas somam crocância ao bolinho!

5. Petit gateau fácil: o maior segredo para obter um bolinho cremoso por dentro é o tempo de duração. Por isso, Tati Salvador alerta no blog Chata de Galocha para que o forno não fique sem supervisão por nenhum minuto sequer. Para acertar o ponto da massa que deve ser assada, uma dica fácil é dissolver a farinha em uma quantidade menor do preparo para finalizá-lo.

Foto: Reprodução / Blog da Carol Chocorsqui

Foto: Reprodução / Blog da Carol Chocorsqui

6. Grand petit gateau Paris 6: um dos carros-chefe do famoso restaurante Paris 6 (Rio de Janeiro e São Paulo) é um petit gateau cuja apresentação chama atenção: com um picolé de leite inserido no bolinho, uma calda de brigadeiro, morango e avelã arremata a sobremesa. A receita de dar água na boca foi ensinada pela blogueira Carol Chicorsqui e pode ser reproduzida em casa facilmente.

7. Petit gateau com Ovomaltine: substituindo o chocolate pelo Ovomaltine, o petit gateau ganha um grande diferencial: além da cremosidade do seu centro, o bolinho também fica crocante por conta dos flocos do ingrediente especial. O segredo para acertar o ponto da massa nesta receita é deixar o preparo no forno apenas pelo tempo necessário para que as bordas dos bolos se soltem das formas.

8. Petit gateau light: para não cair na tentação durante o regime, Ana Cláudia Silva ensina o truque de fazer uma receita de petit gateau e assar a massa toda em um único recipiente, no caso, uma caneca. Os ingredientes em versões diet e light somados à porção única do bolinho ajudam a não consumir calorias demais.

9. Petit gateau de goiabada: a combinação de queijo com goiabada é super brasileira e nunca fica velha! Para esta receita de petit gateau, Angelo Medeiros adaptou o famoso Romeu e Julieta para um bolinho de goiaba cremosa acompanhado por creme de catupiry, que pode ser substituído por sorvete de queijo Mascarpone. Ao contrário do preparo da sobremesa tradicional, este petit gateau de goiabada é dividido por etapas e sua cremosidade depende de um recheio diferente da massa, mas que também é assado junto dela.

10. Petit gateau de queijo: ousado, o petit gateau de queijo é a delícia certa para quem prefere salgados a doces. Com aspecto de um pão de queijo bastante cremoso por dentro, esta receita é bem fácil de fazer, mas exige paciência, pois a massa precisa descansar na geladeira antes de ir para o forno.

Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

11. Petit gateau de Nutella: com modo de preparo similar ao do petit gateau de doce de leite, o doce de Nutella também garante uma sobremesa apetitosa e diferenciada. Devido à textura mais consistente do creme de avelã, no entanto, a cremosidade do bolinho não atinge o aspecto de calda — o que não se torna um problema neste caso!

12. Petit gateau de banana: para os amantes de doces de frutas, uma boa ideia é apostar no petit gateau de banana, cujo ingrediente principal é a bananada caseira ou industrializada. Embora esta receita seja simples, seu preparo demanda bastante tempo, já que a massa precisa descansar na geladeira por duas horas.

13. Petit gateau sem glúten e sem lactose: aos intolerantes, a dica da blogueira Patricia Mattos é substituir o chocolate comum por barras 70% cacau e a farinha de trigo pela de quinoa. Para garantir uma receita deliciosa, assar apenas uma forminha como teste é uma ótima maneira de descobrir o tempo que seu forno leva para assar o bolinho.

14. Petit gateau de limão siciliano: se você não gosta de chocolate preto e acha que um petit gateau de chocolate branco ficaria muito doce, Tatiana Romano traz a solução: suco de limão siciliano! O sabor cítrico ajuda a quebrar um pouco do sabor forte do chocolate, que confere a cremosidade ao bolinho. A dica da blogueira é servir a sobremesa com iogurte natural e mel.

15. Petit gateau gigante: para impressionar convidados e não ter o trabalho de assar na hora várias forminhas de petit gateau, uma boa solução é apostar em um bolo grande e molinho como um petit gateau. A receita de Michelle Khouri é fácil e deliciosa, mas o tamanho da forma utilizada impede a massa de formar a calda tradicional da sobremesa.

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

16. Petit gateau de chocolate branco: as receitas tradicionais de petit gateau são feitas com chocolate preto, mas quem não é fã dessa iguaria ou simplesmente deseja inovar também pode apostar em variações igualmente deliciosas! Nesta receita, o casal Camilla e Rafa ensina a fazer o bolinho de chocolate branco, que pode ser servido com calda de frutas vermelhas ou sorvetes mais amargos para quebrar um pouco da doçura da sobremesa.

17. Petit gateau de micro-ondas: para matar a vontade do doce e se deliciar com um petit gateau bem fácil de fazer, o blogueiro André Dias ensina uma receita curinga que pode ser assada no micro-ondas. Embora não substitua as receitas mais convencionais, esta sobremesa também fica cremosa e pode ser servida com acompanhamentos como sorvete e caldas especiais.

18. Petit gateau de caneca: quando bate aquela preguiça de fazer algo muito elaborado, mas a vontade de fazer um agrado ao paladar também é grande, uma alternativa é apostar nos famosos bolinhos de caneca. O petit gateau também pode ser preparado dessa forma e, no micro-ondas, leva menos de dois minutos para que chegue ao ponto ideal: cascudo por fora, solto nas beiradas e bem cremoso por dentro.

19. Petit gateau para congelar: dona Judite dá uma dica muito útil para quem não quer ser pego desprevenido e precisa ter uma sobremesa do jeito ideal para impressionar visitas ou mesmo para matar aquela vontade de comer doce que pode aparecer do nada. A massa do petit gateau pronta pode ser congelada nas próprias forminhas, antes de ser assada. Depois, para consumir os bolinhos, basta descongelá-los e levá-los ao forno normalmente.

20. Petit gateau Dukan: adaptada para se encaixar na dieta Dukan de forma econômica, esta receita é rápida e rende apenas uma porção, pois é feita em uma caneca, no micro-ondas. Para atingir o ponto cremoso do bolo, é necessário controlar o tempo, adicionando 10 segundos de acordo com a necessidade. As beiradas mais moles garantem maior cremosidade!

Como escolher a forminha ideal para o seu petit gateau

É normal que as primeiras tentativas de preparo de petit gateau possam não dar muito certo, mas a persistência leva à perfeição e, depois de alguma prática, é possível acertar no ponto do bolinho até de olhos fechados. No entanto, um detalhe muito importante não deve ser ignorado: a forminha!

De acordo com o chef Lima, o material e o tamanho das formas influenciam diretamente no resultado da receita, isso porque os formatos menores, que comportam menor quantidade de massa, não podem ficar muito tempo no forno, por exemplo. “É preciso tomar cuidado para que o interior da massa não asse além do necessário, senão pode perder o ponto e acabar se transformando em um bolinho comum ao invés de petit gateau”, explica.

Para evitar decepções, o especialista recomenda que sejam utilizadas sempre forminhas redondas, de alumínio ou aço inox e com capacidade de cerca de 200 ml. Dentro dessas especificações, o tempo de assamento deve ser em torno de cinco minutos, em uma temperatura de 180 graus Celsius, com apenas ⅔ da forma completos.

Além disso, também vale lembrar que as formas com entalhes são menos indicadas para o preparo de petit gateau, porque podem dificultar o desenforme. Nesse sentido, o chef também afirma que é melhor evitar o uso de recipientes plásticos ou de silicone no forno convencional, materiais que podem vir a derreter caso não sejam de ótima qualidade.

Na galeria abaixo, você encontra as melhores opções de assadeiras para qualquer uma das receitas de petit gateau apresentadas anteriormente.

Ramekin de cerâmica de 200ml por R$45,60 na <a href="http://www.utilplast.com.br/ramekin_de_ceramica_le_creuset_branco_200_ml_-_17541/p" target="_blank">Utilplast</a>
Kit de 12 formas de alumínio para petit gateau por R$16,50 na <a href="http://centraldosabor.com.br/site/produtos/2597-forma-p-petit-gateau-n1-12-unidades-skillpan.html" target="_blank">Central do Sabor</a>
Forma para 12 bolinhos com tampa por R$199,90 na <a href="http://www.americanas.com.br/produto/9510567/forma-para-12-bolinhos-com-tampa-dolce-chef-bialetti-38x25cm#informacoes-tecnicas" target="_blank">Americanas</a>
Ramekin de porcelana por R$11,40 na <a href="http://www.utilplast.com.br/ramekim-de-porcelana-winston-8x4cm---12900-12900/p" target="_blank">Utilplast</a>
Caneca de bolo de micro-ondas por R$25,90 no <a href="http://www.extra.com.br/UtilidadesDomesticas/SobremesaChaeCafe/Canecas/Caneca-Tulipa-Oxford-Especial-Bolo-Individual-300Ml-4762140.html" target="_blank">Extra</a>
Forminha de alumínio para petit gateau por R$21,90 na <a href="http://www.lojadiadefesta.com.br/formas-assadeiras-/forma-petit-gateau-" target="_blank">Dia de Festa</a>

E então, vai ficar só com água na boca ou colocar a mão na massa e curtir muito um bolinho desses no fim de tarde?

Comentários
Dicas relacionadas