Pente de madeira: conheça os benefícios desse item para suas madeixas

Escrito por
Em 11.05.20

iStock

O pente de madeira guarda muitos benefícios para seus cabelos, além de simplesmente desembaraçá-los. Ele pode ser utilizado em todos os tipos de madeixas com diferentes texturas, das mais crespas até as mais lisas. Depois de ler a matéria, você vai querer recuperar aquele pente guardado no fundo da sua gaveta ou adquirir um novinho. Confira!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

7 benefícios do pente de madeira

iStock

Aqui, você vai conhecer os grandes benefícios que o pente feito de madeira pode proporcionar aos seus cabelos. Prepare-se para trocar o seu pente de plástico por um material muito mais benéfico. Temos certeza de que você vai mudar de ideia após conhecer essas vantagens. Olha só:

1. Não modifica a forma dos cachos

Perder a forma dos cachos pode ser um grande problema para as cacheadas. Para isso, evite pentear os caracóis quando estão secos e busque penteá-los durante o banho, ao lavar os cabelos, ou deixe os fios úmidos antes de pentear. Isso também ajuda a evitar a formação de nós nos fios. O pente de madeira com dentes largos são os mais indicados para quem possui cabelo cacheado.

2. Tira nós dos cabelos molhados

Se você adora pentear os cabelos no banho, jamais deixe de realizar essa prática e inclua o pente de madeira nesse momento. Durante a lavagem do cabelo, os fios ficam mais sedosos e macios, o que facilita o desembaraçamento das madeixas. Para isso, as cerdas largas também são sempre as mais indicadas.

3. Perfeito para cabelos finos e quebradiços

A madeira possui a capacidade de neutralização estática, quando se trata de pentear os fios. Se você possui fios finos, certamente seu cabelo tende a se quebrar com mais facilidade, e o pente de madeira auxilia as madeixas e ajuda a evitar o frizz de cabelos quebradiços.

4. Cerdas finas para cabelos lisos

Assim como as cacheadas, aquelas com cabelos lisos não gostam de perder a forma de seus cabelos ao penteá-los. Os cabelos lisos, por sua vez, pedem uma mistura de dois tipos de cerdas: para desembaraçar os fios, é indicado utilizar pentes de cerda larga e, em seguida, usar cerdas finas para ajudar a alisar ainda mais o cabelo liso.

5. Se adapta aos seus fios

Uma curiosidade sobre o pente de madeira é que, com o passar do tempo e o uso, o material é capaz de absorver o óleo natural dos seus fios. Essa absorção sempre volta a nutrir os cabelos quando você o utiliza. Por isso, é muito importante não compartilhar o seu pente, para que não haja mistura dos nutrientes naturais e que são exclusivos dos seus cabelos.

6. Ideal para couro cabeludo sensível

Muitas mulheres possuem o couro cabeludo sensível e o pente de madeira é ótimo para isso, pois não gera tanto atrito com os fios. Ao contrário dos pentes de plástico, que normalmente puxam bastante os fios, com a madeira você sentirá muita diferença na hora de pentear seu cabelo. Basta fazer o teste e você entenderá como ele funciona!

Continua após o anúncio

7. É o melhor eliminador de frizz

Se o frizz é o maior inimigo dos cabelos femininos, o pente de madeira é o melhor amigo dos seus fios. Sabe aqueles fios arrepiados e indesejados após as escovas? O uso desse pente pode ser o que falta para acabar com eles, devido ao efeito da neutralização estática. O pente de plástico não possui essa característica, por isso ele gera muito frizz nas madeixas.

Viu só como a utilização desse item pode ser muito mais eficaz para os seus cabelos? Agora que você já compreendeu as vantagens do uso desse pente, aprenda como limpá-lo e mantê-lo para garantir um uso benéfico.

Como limpar pente de madeira

Ao contrário das escovas de cabelo, o pente de madeira é muito fácil de limpar. Aprenda o passo a passo para a higienização desse material tão importante para os cabelos, e lembre-se de realizar esse procedimento a cada 15 dias.

  • Retire os fios que ainda estão presentes no seu pente de madeira;
  • Em um recipiente, adicione bastante água e um pouco de sabão líquido neutro ou shampoo infantil;
  • Deixe o pente nesse recipiente por pelo menos 30 minutos;
  • Após retirá-lo, use uma escova de dentes macia, que não seja de uso pessoal, e passe-a em cada cantinho do seu pente;
  • Por fim, lave-o com bastante água fria, seque-o com um pano limpo e deixe-o terminar de secar naturalmente.

Agora que você já sabe a eficiência do pente de madeira, o que está esperando para adquirir o seu? É um item indispensável para seus cabelos! Entenda também como acabar com o frizz que insiste em surgir em seus fios.

Assuntos: Cabelos, Como usar