Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Peeling: qual é o ideal pra sua pele?

Este tratamento é a garantia de uma pele lisa, saudável e livre de cicatrizes e rugas

em 29/10/2013

A pele pode ficar manchada por inúmeras razões: manchas de sol, da gravidez, até a luz do computador deixa suas marquinhas. Sem contar as rugas, que, mais cedo ou mais tarde, aparecem. Ficar com a pele toda marcada deixou de ser uma opção já faz tempo. Os peelings são uma opção segura e rápida de eliminar as marcas do tempo, da natureza ou da falta de cuidado mesmo. Existem vários tipos e um deles será perfeito para o seu caso. Vamos descobrir mais?

Antes de mais nada…

Não adianta você ler esta coluna e chegar ao dermatologista já dizendo qual peeling quer fazer. O médico precisa avaliar sua pele (o tipo da mancha, a profundidade e causa do seu aparecimento) para então indicar qual será o seu tratamento. Moral da história: precisa procurar um profissional bem conceituado. Peelings devem ser feitos por dermatologistas, não vale arriscar sua pele em esteticistas pouco conhecidos e com diploma duvidoso.

1 – Peeling mecânico ou peeling de cristal

O objetivo deste tipo é retirar a camada superficial da pele através de cristais de óxido de alumínio ou de ponteiras de diamante ligadas a um aparelho que faz uma sucção na pele.

Serve pra quem?

Principalmente para quem tem manchas superficiais (marcas de espinhas não tão profundas e rugas finas), cuja cor da pele é mais clara. O ideal é evitar esse tipo em peles morenas e negras, já que é possível surgir aumento de manchas, que aparecem pelo efeito inflamatório pós-peeling. Não deve ser utilizado em peles muito finas, já com uso de outros peelings.

E os resultados?

Já podem ser vistos desde a primeira sessão e os efeitos são mais visíveis quando combinados com o uso tópico de ácidos ou vitamina C. São recomendadas, no mínimo, três sessões, com intervalo de 15 a 30 dias entre elas.

2 – Peelings a laser (físicos)

Neste tipo, são feitas emissões de luz de acordo com o tipo e profundidade da mancha, com o objetivo de retirar as camadas da pele. O objetivo é descamar para renovar as células e também desacelerar a produção de melanina. Vale lembrar que existem vários tipos de laser, mais potentes ou não, que serão usados de acordo com as manchas e/ou rugas do paciente.

Serve pra quem?

Deve ser utilizado em pessoas com manchas mais profundas. Precisa ser aplicado mensalmente ou com intervalo de seis meses entre as sessões, conforme o laser utilizado.

E os resultados?

Pode ser visto a partir da primeira sessão, após ocorrer a descamação ou a implosão da melanina no interior das células. Mas é preciso ir com calma: o excesso de uso pode fragilizar a pele e causar manchas. Por isso, o procedimento deve ser realizado por um médico de confiança.

3 – Peeling a base de ácidos

São feitos a partir do ácido retinóico, fenol ou glicólico possuem intensidade média a profunda, dependendo do problema da pessoa.

Serve pra quem?

Para as peles com rugas, cicatrizes de acne, manchas e sulcos que formam mais relevo. Ele estimula o crescimento de novas células, o que oferece uma pele com uma coloração mais uniforme e textura mais lisa.

E os resultados?

Assim como os peelings anteriores, a partir da primeira sessão, após a descamação, os resultados já aparecem.

Existe contraindicação?

Sim. Mulheres grávidas ou amamentando não podem optar por esse tratamento. É preciso deixar de amamentar pra fazer peeling, ok? Entretanto, alguns dermatologistas liberam o peeling mecânico suave para as futuras mamães. O ideal é conversar com seu ginecologista antes.

Depois do peeling: os cuidados mais do que necessários

  • Mesmo que você não saia ao sol, precisa usar de um filtro solar com FPS 30 ou maior, de acordo com seu tipo de pele, que deve ser reaplicado a cada três horas;
  • Algumas peles ficam bem ressecadas, nesse caso, peça ao seu médico um hidratante especial. Não é uma boa idéia usar um creme de corpo, pois a pele fica mais sensível;
  • Esconda-se do sol durante o horário das 10h às 16h.

O verão não costuma ser a estação ideal para esse tratamento, já que os peelings deixam a pele sensível e mais fina. Aproveite o fim do verão, não demore muito e marque com seu dermatologista.

Daniela Hueb

é colunista do Dicas de Mulher e especialista em Dermatologia

Comentários
Dicas relacionadas