Patch Apliquê: uma maneira criativa e fácil de personalizar seus objetos

Veja como usar esta técnica para decorar tecidos de forma simples e que não requer nenhum material caro

Escrito por Stéfanie Stefaisk

Foto: Reprodução / Linhas matizadas

Com a onda do “faça você mesmo” o artesanato tem ganhado cada vez mais adeptos. São várias as técnicas que podem ser usadas pelos artesãos a fim de produzir um material personalizado, conforme o gosto da clientela.

Dentre as várias técnicas, uma que vem ganhando bastante destaque é o chamado patch apliquê, graças à sua simplicidade e ao belo efeito produzido.

De acordo com Vivian Pomim, autora do blog especializado “Meu Jeito, Bordados em Patch Apliquê”, a técnica consiste em usar tecidos para decorar tecidos.

Importante diferenciar o patch apliquê, que em tradução literal seria algo como ‘remendo aplicado’, do patchwork e da técnica de quilt.

De acordo com Vivian, no patch apliquê não é necessário uso da máquina de costura e a peça será trabalhada manualmente.

“O Patchwork sempre vai precisar de máquina de costura para emendar os pedacinhos de tecido. Já o quilt é aquele contorno feito pela máquina de costura em torno da peça pronta. Ele serve para juntar as camadas de tecido, manta acrílica e o forro”, revela a artesã.

Veja no vídeo a seguir uma demonstração do patch aplique sendo feito:

Onde utilizar a técnica

A especialista revela ainda que todo tecido passível de receber ferro de passar e ser caseado pode ser usado para fazer o patch apliquê.

Vivian exemplifica os objetos mais comuns nos quais a técnica é utilizada e adiciona “O limite é a sua criatividade.”

  • Capas de almofadas;
  • Toalhas de banha e rosto;
  • Camisetas;
  • Roupas de crianças;
  • Guardanapos;
  • Toalhas de mesa;
  • Fraldas de pano;
  • Cortinas.

Como fazer patch apliquê passo-a-passo

A técnica é muito simples, basta apenas paciência, boa vontade e delicadeza no trato do tecido e dos apliques.

É necessário ter um molde de desenho da preferência, combina-se com os tecidos, monta-se o desenho depois de colá-lo na peça e por último caseia-se tudo.

“Para fazer um patch apliquê básico, é preciso tecido de estampas diversas, papel termocolante, agulha, linha, ferro de passar e muita criatividade. Primeiramente, deve-se fazer um desenho no papel termocolante; feito isso, é passado o ferro em cima do tecido com o papel. Depois de colado, o tecido é recortado e costurado em caseado, diretamente onde deve ser aplicado. Depois é só casear e curtir seu trabalho pronto” finaliza.

O vídeo abaixo mostra o passo a passo da decoração de tecido com a técnica patch apliquê:

Ainda de acordo com Vivian, os moldes são essenciais para que a técnica dê certo, pois eles auxiliam na hora de transferir o risco para o termocolante. Caso a pessoa seja boa desenhista, ela mesma pode fazer os próprios moldes, tornando as peças ainda mais personalizadas.

Materiais necessários

Vivian fez uma lista com itens básicos para quem deseja iniciar na arte do patch apliquê:

  • Tecidos estampados de algodão 100%
  • Ferro a seco
  • Papel termo colante (eu utilizo o nacional acho mais fácil)
  • Molde com desenho
  • Lápis 6B (ou qualquer outro, para transferir o risco para o thermocolante)
  • Linha para casear (meada)
  • Agulha ( pode ser uma com semi ponta)
  • Tesoura
  • Tecido para aplicar o desenho

Confira algumas ideias de moldes legais para fazer o patch apliquê:

Foto: Reprodução / <a href="http://artesempatchwork.blogspot.pt/2013/04/molde-para-patch-aplique.html" target="_blank">Graça Patchwork</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.moldespatchwork.com.br/moldes-de-flores/" target="_blank">Moldes Patchwork</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.bigtudoartesanato.com.br/como-fazer-patch-aplique-de-cachorro-molde-e-passo-a-passo/" target="_blank">Big Tudo Artesanato</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://thataesuascoisinhas.blogspot.pt/2014/04/molde-para-patch-aplique.html" target="_blank">Thata e Suas Coisinhas</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://artepink.files.wordpress.com/2011/04/menina-country-risco.jpg" target="_blank">Arte Craft Pink</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://tezokuriartes.blogspot.pt/2011/07/moldes-para-patch-aplique_31.html" target="_blank">Tezokuri Artes</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://artepink.wordpress.com/2011/04/21/moldes-eva-feltro-e-patch-aplique/" target="_blank">Arte Craft Pink</a>

Vantagens do patch apliquê

Uma das grandes vantagens do patch apliquê é que ele não exige máquina de costura. Outra questão que facilita bastante é o fato dos armarinhos terem diversas peças já prontas, só sendo necessário aplica-las.

O treino leva à perfeição e essa é a primeira dica de ouro de Vivian para quem quiser fazer não só o patch apliquê mas qualquer outro artesanato em casa. “Com a prática começamos a desenvolver mais idéias e a pegar gosto pela coisa”, reflete.

Inspirações: artesanato feito com patch apliquê

Foto: Reprodução / Tutoriales de Patchwork


Foto: Reprodução / Flickr


Foto: Reprodução / Etsy


Foto: Reprodução / Pinterest


Foto: Reprodução / Pinterest


Foto: Reprodução / Pinterest


Foto: Reprodução / Etsy


Foto: Reprodução / Less Than Perfect Life of Bliss


Foto: Reprodução /Pinterest

Assuntos: Decoração

Para você