Páprica é aliada da saúde e ingrediente versátil na cozinha

A especiaria dá mais cor e sabor aos alimentos e ainda oferece benefícios incríveis

Escrito por

Foto: iStock

Continua após o anúncio

Ingrediente utilizado nas mais variadas receitas, a páprica, além de dar mais sabor aos pratos, oferece benefícios importantes para a saúde quando consumida regularmente.

Ariane Braz A. C. Brasil, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, explica que a páprica é uma especiaria feita de pimentão vermelho seco e moído, muito utilizada como tempero.

O sabor final da páprica pode variar de acordo com o pimentão utilizado. As versões mais consumidas, inclusive aqui no Brasil, são a páprica doce e a páprica picante. Porém, em algumas lojas especializadas é possível encontrar a páprica defumada.

Os benefícios do consumo da páprica estão associados, sobretudo, às suas propriedades antioxidantes. Confira abaixo como esta especiaria pode ser uma aliada da sua saúde e como pode ser usada em diversos tipos de receitas!

6 benefícios da páprica para a saúde

Foto: iStock

Quem consome páprica com frequência pode beneficiar sua saúde de muitas maneiras, como, por exemplo, prevenindo doenças do coração, diabetes e até câncer. Conheça abaixo as principais vantagens dessa especiaria:

1. Poder antioxidante: Ariane destaca que a páprica é rica em vitamina A e antioxidantes, entre eles, os carotenoides, que previnem os danos causados pelo estresse oxidativo (quando há excesso de radicais livres no corpo). Dessa forma, podem ser prevenidos diversos tipos de doenças e o envelhecimento precoce.

2. Prevenção a doenças: Ariane ressalta que outra substância encontrada nesta especiaria é a capsaicina, que ajuda no tratamento e na prevenção do câncer, de diabetes, doenças autoimunes e hipertensão arterial.

3. Aumento da imunidade: como é fonte de vitamina A, a páprica ajuda a aumentar a imunidade.

Continua após o anúncio

4. Saúde da pele: o consumo frequente da páprica auxilia na saúde e beleza da pele, contribuindo para a prevenção de marcas de expressão, rugas e flacidez.

5. Saúde ocular: a páprica atua ainda na prevenção de problemas que prejudicam os olhos, já que contém significativa quantidade de antioxidantes, como, por exemplo, vitamina A e luteína.

6. Versatilidade na cozinha: este é um tempero muito versátil, que dá um toque especial a qualquer tipo de carne, a batatas e vegetais etc.

Vale destacar que, para usufruir destes e de outros benefícios que a páprica oferece, é necessário consumi-la regularmente. Para isso, o ideal é seguir as orientações do seu médico ou nutricionista.

Diferença entre páprica doce e páprica picante

Foto: iStock

Você já deve ter ouvido falar das duas versões: páprica doce e páprica picante. Ariane explica que o que as difere é o modo de fabricação: a doce utiliza a semente em seu processo de fabricação, enquanto a picante é fabricada com o pimentão sem sementes.

“A páprica pode ser usada para temperar carnes, peixes, legumes, mas não deve ser fervida, pois amarga”, comenta a nutricionista. Se for ao fogo, deve ficar por pouco tempo, no máximo cinco minutos, mas o ideal mesmo é acrescentá-la ao final da receita.

A páprica doce tem sabor bastante suave e geralmente é usada mais para colorir os alimentos, como, por exemplo, peixes, frangos, sopas e molhos. Já a páprica picante é indicada para quem aprecia pratos com sabores mais “marcantes”, mas também pode ser utilizada no tempero dos mais variados alimentos, como carnes, peixes, aves, ovo, tortas, molhos, etc.

Receitas cheias de sabor com páprica

Versátil, a páprica pode dar mais sabor a muitos pratos. Inspire-se com algumas receitas:

1. Pão com páprica, uvas-passas e nozes

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

Continua após o anúncio

Uma receita com contrastes no sabor e na textura. A massa fica delicada e, ao mesmo tempo, levemente picante. Confira o passo a passo aqui.

2.Lula frita com páprica e limão

Foto: Reprodução / Francinha Cooks

Uma receita fácil e que combina muito bem com uma cerveja geladinha. Além desses ingredientes principais, você usará apenas alho, azeite, sal, pimenta e cebolinha.Confira como fazer!

3. Carne de porco com páprica

Foto: iStock

Receita de bifinhos de lombo de porco preparados com páprica, cheiro-verde, alho e vinho branco. Boa dica para um almoço saboroso e fácil de preparar! Confira o passo a passo.

4. Lentilha ao molho de páprica com ovos

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

Um prato no estilo comfort food, daqueles que são puro afeto: simples, mas com muito sabor. Confira a receita completa aqui.

5. Batatas ao forno com páprica defumada

Foto: Reprodução / Veganana

Receita de deliciosas batatas douradas no forno com páprica defumada, alho e cúrcuma. É o acompanhamento perfeito para qualquer refeição. Confira a receita aqui.

6. Penne com molho de linguiça e páprica picante

Continua após o anúncio

O resultado é um prato de sabores e cores marcantes! Boa pedida para um almoço de domingo e sem segredos para preparar! Confira a receita aqui.

7. Farofa com alho, páprica e azeite

Foto: iStock

Boa dica para variar a farofa do dia a dia. Você precisará de farinha de mandioca, azeite, alho, páprica e sal. Confira a receita completa!

8. Sopa de tomates com tomilho e páprica

Foto: Reprodução / Veganana

Esta receita é simples e, em poucos minutos, estará pronta uma sopa saborosa e saudável, que você pode servir acompanhada de torradinhas, pão fresco ou como preferir. Confira a receita aqui.

9. Goulash

Foto: iStock

Para esta receita, você precisará de manteiga, cebola, páprica doce, carne de boi, alho, pimentão vermelho, pimentão amarelo, tomate, cenoura, batata, caldo de carne, folha de louro, sal, pimenta-preta e sour cream (opcional). Confira o passo a passo.

10. Cordeiro apimentado com grão-de-bico

Foto: Reprodução / Gulab

Para fazer este prato supercompleto, você usará pernil de cordeiro, alho, grão-de-bico em conserva, cominho, páprica picante, coentro, água e limão siciliano. Confira como fazer!

Lembre-se que ter páprica doce e páprica picante na cozinha é garantia de preparar pratos deliciosos e cheios de sabor.

Contraindicações e alertas sobre o consumo

Ariane destaca que não há contraindicações para o consumo da páprica, exceto para quem tem alergia a este ingrediente.

Assim, os cuidados com o consumo da páprica são os mesmos que no caso de qualquer outro alimento: case note algum sintoma de alergia, como inchaço da boca ou dermatite de contato, procure seu médico e suspenda o consumo.

Agora você já conhece os benefícios incríveis que a páprica oferece para a saúde e tem boas inspirações de receitas para utilizá-la como ingrediente no dia a dia!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação