Páprica é aliada da saúde e ingrediente versátil na cozinha

A especiaria dá mais cor e sabor aos alimentos e ainda oferece benefícios incríveis

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Ingrediente utilizado nas mais variadas receitas, a páprica, além de dar mais sabor aos pratos, oferece benefícios importantes para a saúde quando consumida regularmente.

Ariane Braz A. C. Brasil, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, explica que a páprica é uma especiaria feita de pimentão vermelho seco e moído, muito utilizada como tempero.

O sabor final da páprica pode variar de acordo com o pimentão utilizado. As versões mais consumidas, inclusive aqui no Brasil, são a páprica doce e a páprica picante. Porém, em algumas lojas especializadas é possível encontrar a páprica defumada.

Os benefícios do consumo da páprica estão associados, sobretudo, às suas propriedades antioxidantes. Confira abaixo como esta especiaria pode ser uma aliada da sua saúde e como pode ser usada em diversos tipos de receitas!

6 benefícios da páprica para a saúde

Foto: iStock

Quem consome páprica com frequência pode beneficiar sua saúde de muitas maneiras, como, por exemplo, prevenindo doenças do coração, diabetes e até câncer. Conheça abaixo as principais vantagens dessa especiaria:

Leia também: 24 receitas de batata rústica deliciosas e práticas de fazer

1. Poder antioxidante: Ariane destaca que a páprica é rica em vitamina A e antioxidantes, entre eles, os carotenoides, que previnem os danos causados pelo estresse oxidativo (quando há excesso de radicais livres no corpo). Dessa forma, podem ser prevenidos diversos tipos de doenças e o envelhecimento precoce.

2. Prevenção a doenças: Ariane ressalta que outra substância encontrada nesta especiaria é a capsaicina, que ajuda no tratamento e na prevenção do câncer, de diabetes, doenças autoimunes e hipertensão arterial.

3. Aumento da imunidade: como é fonte de vitamina A, a páprica ajuda a aumentar a imunidade.

4. Saúde da pele: o consumo frequente da páprica auxilia na saúde e beleza da pele, contribuindo para a prevenção de marcas de expressão, rugas e flacidez.

5. Saúde ocular: a páprica atua ainda na prevenção de problemas que prejudicam os olhos, já que contém significativa quantidade de antioxidantes, como, por exemplo, vitamina A e luteína.

Leia também: 7 benefícios da cúrcuma ou açafrão-da-terra e como utilizá-la no dia a dia

6. Versatilidade na cozinha: este é um tempero muito versátil, que dá um toque especial a qualquer tipo de carne, a batatas e vegetais etc.

Vale destacar que, para usufruir destes e de outros benefícios que a páprica oferece, é necessário consumi-la regularmente. Para isso, o ideal é seguir as orientações do seu médico ou nutricionista.

Diferença entre páprica doce e páprica picante

Foto: iStock

Você já deve ter ouvido falar das duas versões: páprica doce e páprica picante. Ariane explica que o que as difere é o modo de fabricação: a doce utiliza a semente em seu processo de fabricação, enquanto a picante é fabricada com o pimentão sem sementes.

“A páprica pode ser usada para temperar carnes, peixes, legumes, mas não deve ser fervida, pois amarga”, comenta a nutricionista. Se for ao fogo, deve ficar por pouco tempo, no máximo cinco minutos, mas o ideal mesmo é acrescentá-la ao final da receita.

A páprica doce tem sabor bastante suave e geralmente é usada mais para colorir os alimentos, como, por exemplo, peixes, frangos, sopas e molhos. Já a páprica picante é indicada para quem aprecia pratos com sabores mais “marcantes”, mas também pode ser utilizada no tempero dos mais variados alimentos, como carnes, peixes, aves, ovo, tortas, molhos, etc.

Leia também: Tâmara: 7 motivos para incluir essa fruta no seu cardápio agora mesmo

Receitas cheias de sabor com páprica

Versátil, a páprica pode dar mais sabor a muitos pratos. Inspire-se com algumas receitas:

1. Pão com páprica, uvas-passas e nozes

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

Uma receita com contrastes no sabor e na textura. A massa fica delicada e, ao mesmo tempo, levemente picante. Confira o passo a passo aqui.

2.Lula frita com páprica e limão

Foto: Reprodução / Francinha Cooks

Uma receita fácil e que combina muito bem com uma cerveja geladinha. Além desses ingredientes principais, você usará apenas alho, azeite, sal, pimenta e cebolinha.Confira como fazer!

3. Carne de porco com páprica

Foto: iStock

Receita de bifinhos de lombo de porco preparados com páprica, cheiro-verde, alho e vinho branco. Boa dica para um almoço saboroso e fácil de preparar! Confira o passo a passo.

4. Lentilha ao molho de páprica com ovos

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

Um prato no estilo comfort food, daqueles que são puro afeto: simples, mas com muito sabor. Confira a receita completa aqui.

Leia também: Mostarda previne o câncer e oferece outros benefícios surpreendentes

5. Batatas ao forno com páprica defumada

Foto: Reprodução / Veganana

Receita de deliciosas batatas douradas no forno com páprica defumada, alho e cúrcuma. É o acompanhamento perfeito para qualquer refeição. Confira a receita aqui.

6. Penne com molho de linguiça e páprica picante

O resultado é um prato de sabores e cores marcantes! Boa pedida para um almoço de domingo e sem segredos para preparar! Confira a receita aqui.

7. Farofa com alho, páprica e azeite

Foto: iStock

Boa dica para variar a farofa do dia a dia. Você precisará de farinha de mandioca, azeite, alho, páprica e sal. Confira a receita completa!

8. Sopa de tomates com tomilho e páprica

Foto: Reprodução / Veganana

Esta receita é simples e, em poucos minutos, estará pronta uma sopa saborosa e saudável, que você pode servir acompanhada de torradinhas, pão fresco ou como preferir. Confira a receita aqui.

9. Goulash

Foto: iStock

Para esta receita, você precisará de manteiga, cebola, páprica doce, carne de boi, alho, pimentão vermelho, pimentão amarelo, tomate, cenoura, batata, caldo de carne, folha de louro, sal, pimenta-preta e sour cream (opcional). Confira o passo a passo.

10. Cordeiro apimentado com grão-de-bico

Foto: Reprodução / Gulab

Para fazer este prato supercompleto, você usará pernil de cordeiro, alho, grão-de-bico em conserva, cominho, páprica picante, coentro, água e limão siciliano. Confira como fazer!

Lembre-se que ter páprica doce e páprica picante na cozinha é garantia de preparar pratos deliciosos e cheios de sabor.

Contraindicações e alertas sobre o consumo

Ariane destaca que não há contraindicações para o consumo da páprica, exceto para quem tem alergia a este ingrediente.

Assim, os cuidados com o consumo da páprica são os mesmos que no caso de qualquer outro alimento: case note algum sintoma de alergia, como inchaço da boca ou dermatite de contato, procure seu médico e suspenda o consumo.

Agora você já conhece os benefícios incríveis que a páprica oferece para a saúde e tem boas inspirações de receitas para utilizá-la como ingrediente no dia a dia!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web