28 receitas de pão doce tão deliciosos quanto os da padaria

Escrito por Andressa Pellanda

Foto: iStock

Quando falamos em pão doce, logo vem à mente aqueles doces lindos, recheados e com coberturas cremosas que compramos nas padarias. Mas se engana quem pensa que prepará-los em casa é difícil. Você precisa apenas de amor e de paciência.

Fazer pão é praticamente uma terapia. Você mistura todos os ingredientes, sova a massa até ela ficar lisinha e depois espera que ela cresça o suficiente para ficar bem macia.

Se você gosta desse processo, confira uma lista com as melhores receitas de pão doce que deixam aqueles que compramos nas padarias no chinelo:

Receitas de pão doce tradicional

Foto: Reprodução / Blog da Lu

1. Pão doce clássico: um estilo de pão doce que agrada muita gente é aquele feito com coco, e é justamente com esse ingrediente que você vai preparar o recheio desta receita. A massa ainda leva um item bem especial que é paixão nacional: o leite condensado.

2. Pão doce de Natal: se você está em busca de um pão macio e delicioso, acaba de encontrá-lo. Após sovar, deixe a massa descansando por apenas 15 minutos. Este pão é a cara do Natal, mas tá liberado prepará-lo em qualquer dia do ano, viu?

Leia também: 10 receitas de bolo de fubá deliciosas e fáceis de fazer

3. Pão doce de padaria: o creme do recheio desta receita é feito com gemas, amido de milho, leite, açúcar, manteiga e essência de baunilha. De quebra, você ainda descobre segredinhos para preparar uma geleia que deixará o pão com um brilho incrível.

4. Pão doce recheado: o que mais chama a atenção nesta receita é que a opção de recheio para o pão doce não leva ovos! Você vai usar goiabada ou uma mistura aromática de farinha de trigo, maçã e canela.

5. Pão doce com calda branca: você já viu na padaria aqueles pães doces que possuem uma camada branca deliciosa? É justamente esse tipo de pão que você vai aprender aqui. Surpreenda-se com a facilidade da preparação desta calda.

6. Pão doce trançado: uma maneira muito bonita de apresentar os pães doces é fazer uma trança com a massa. Depois de assado, o pão fica um verdadeiro charme. Um ponto de destaque nesta receita é o fato de usar leite em pó na massa.

7. Pão doce com creme de coco: aqui temos uma receita de pão doce digna de desbancar aquele feito pela sua padaria favorita, isso porque a massa chega a desfiar quando você dá uma mordida. Para finalizar essa delícia, prepare um creme com pudim de baunilha e espalhe em cima dos pães após retirá-los do fogo.

Leia também: 14 receitas de pão de ló para testar e se deliciar

8. Pão doce de chocolate e coco: o formato e a maneira de preparar esta receita lembra os cinnamon rolls, que são pãezinhos doces de canela muito comum entre os norte-americanos e europeus. Para o recheio, você vai usar chocolate branco e ao leite, coco ralado e manteiga. O aroma vai tomar conta da sua cozinha!

9. Pão doce com leite de coco na massa: a massa desta receita leva leite de coco e faz com que o pão fique com um sabor bem suave. Você pode saboreá-lós puro, do jeitinho que saíram do forno, ou cobri-los com leite condensado e coco ralado.

10. Pão doce de milho: este pãozinho doce será amor à primeira mordida! Você vai usar farinha de trigo, leite condensado, milho verde, ovos, margarina, leite em pó, leite fermento biológico seco e sal para preparar essa delícia.

11. Pão doce de mandioca: você vai usar 150 gramas de mandioca cozida na preparação da massa do pão. Os ingredientes úmidos são misturados no liquidificador e, em uma vasilha, você deve adicionar a farinha de trigo aos poucos. Acredite: será difícil comer um só!

Receitas de pão doce com frutas diversas

Foto: iStock

12. Pão doce com frutas secas: quem está em busca de uma receita de pão doce para preparar nas festas de fim de ano, encontra aqui uma opção de dar água na boca. A massa do pão é feita com leite, por isso fica bem fofinha. Use uva-passa, ameixa seca e cerejas misturadas à massa. Para finalizar, você ainda faz uma farofa com castanha-de-caju que fica divina. O resultado não fica apenas bonito, mas também muito gostoso!

Leia também: 21 receitas de pão caseiro para deixar a vizinhança toda com inveja do cheirinho

13. Pão doce com goiabada: para a massa desse pão, você deve ter: fermento biológico seco granulado, leite morno, ovo, banha derretida, açúcar, sal e farinha até dar ponto. O recheio fica por conta de uma bela goiabada que deve ser adicionada ao centro da massa antes de ir ao forno.

14. Pão doce de coco: este é o tipo de lanche perfeito para saborear naqueles dias de chuva e frio com um xícara bem quente de café! A massa deste pão leva fermento, açúcar, leite, ovo, trigo, manteiga e também creme de leite. O recheio é praticamente um beijinho, feito com leite condensado, coco ralado e manteiga. A cobertura traz mais coco para o pão, sendo feita com leite de coco e açúcar.

15. Pão doce com coco e cereja: se você quer arrancar suspiros de suas visitas, faça esse pão com cerejas. A massa é a tradicional de pães e o recheio leva um creme de baunilha com coco ralado e cerejas em calda. Quem não gosta de cerejas pode substituí-las por ameixas em calda.

16. Pão doce de cardamomo e passas: este pão é feito com um tempero indiano capaz de trazer potência para a receita, o cardamomo. Além de sabor, essa semente traz muitos benefícios para a saúde, ajudando na digestão, na redução do mau-hálito e até como afrodisíaco.

17. Pão de banana: quem tem restrições alimentares vai amar essa receita de pão que não leva glúten, ovos e nem lactose! Os ingredientes necessários para fazer esse doce são banana, óleo de coco, polvilho doce, sal e água para dar o ponto.

Leia também: 23 receitas de pão integral para uma refeição nutritiva e cheia de sabor

Receitas de pão doce especiais

Foto: Reprodução / Dani Noce

18. Pão de Nutella: se apenas um pão doce já é uma maravilha, imagine o espetáculo que temos quando unimos à preparação um pouco de Nutella? A massa, recheada com Nutella, é enrolada como se fosse um rocambole. O resultado é um pão macio e amanteigado.

19. Pão de chocolate e avelã: a massa desse pão é um pouco diferente das tradicionais. Ela leva na mistura fermento fresco, açúcar mascavo, leite, manteiga, óleo vegetal, cream cheese, sal, um ovo e uma gema e farinha de trigo. Já o recheio é uma combinação de creme de avelã, castanha-de-caju picada e coco ralado. Como se tudo isso já não fosse incrível, você vai finalizar o pão com um ovo batido com sal e açúcar cristal para polvilhar.

20. Pão doce especial: este pão pode ser feito em formas de panetone, para ficar com aquele formato característico. A preparação e os ingredientes são bem simples, mas o tempo de descanso da massa que é demorado: você deve aguardar em média 3 horas.

21. Pão de leite condensado: um dos ingredientes que mais chama a atenção na preparação da massa deste pão é o extrato de baunilha — já dá para perceber que esse pãozinho tem um sabor todo especial. Tanto o recheio quanto a calda usada na cobertura levam leite condensado, fazendo com que o resultado seja bem doce e delicioso.

22. Pão doce alemão: o stollen é um pão muito consumido durante as festas natalinas na Alemanha e agora você pode reproduzi-lo na sua casa. Uma dica para acentuar o sabor deste pão é deixar as uvas-passas de molho no rum e aquecer por 40 segundos no microondas (para que a fruta seca absorva a bebida). Fica uma delícia!

23. Pão doce finlandês: você vai aprender duas receitas especiais aqui. A primeira parte consiste na confecção da massa, que é aromatizada com cardamomo. Depois, o recheio é uma mistura de manteiga, canela e açúcar cristal. O pão fica com um sabor especial, graças às especiarias, e com um visual lindo de ver!

24. Pão doce sueco: esta é a receita de um doce tradicional na Suécia chamado Kanelbullar e também leva semente de cardamomo na massa. O recheio é feito com cardamomo moído, manteiga, açúcar, canela e açúcar de baunilha.

25. Pão trançado de doce de leite: nesta receita, você vai aprender a preparar um pão com massa bem macia e saborosa. Para recheá-lo, abra a massa com as mãos, como se fossem pequenos discos de pizza. Coloque uma colher caprichada de doce de leite no recheio e leve ao forno.

26. Pão doce com granola: este pão doce fica uma delícia se você saboreá-lo com uma geleia ou queijo cottage. Os ingredientes mais diferentes, que não encontramos na maioria das receitas de pão, são a granola e a aveia, que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino.

27. Pão doce com especiarias: esta é a receita do famoso monkey bread, um pão tradicional nos Estados Unidos. Ele é feito com especiarias e fica com aspecto amanteigado. Já a cobertura é feita com uma calda de caramelo de dar água na boca.

28. Pão doce italiano: este pão é bem parecido com a colomba pascal, a diferença é que ele fica menos doce. As medidas desta receita rendem um pão enorme, por isso, deixe para prepará-lo quando for para reunir toda a família — no melhor estilo italiano!

Escolha uma das receitas e prepare na sua casa: seu café da manhã ou lanche da tarde ficará uma delícia!

Dicas pela Web