18 receitas de pamonhas doces e salgadas para um quitute perfeito

Apesar de ser um prato trabalhoso, é possível apostar em versões simples e também deliciosas

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Quitute à base de milho verde, a pamonha é conhecida em quase todo o Brasil, mas consumida principalmente em Goiás e nos estados do Nordeste.

Pode ser feita nas versões doce e salgada e, nos dois casos, acaba sendo muito popular nas tradicionais festas juninas e julinas. Porém, é claro, é encontrada à venda e/ou pode ser feita com sucesso em qualquer época do ano!

Embora existam as receitas mais trabalhosas, há maneiras simples de se fazer uma deliciosa pamonha em casa. Você vai se surpreender com as opções abaixo!

Pamonhas salgadas

Foto: iStock

1. Pamonha salgada de forno: a receita leva requeijão e queijo minas padrão, mas você pode usar qualquer outro queijo, o importante é ser um queijo com bastante sabor, assim o prato fica muito mais gostoso. Você pode ainda colocar bacon e calabresa em pedacinhos.

2. Pamonha recheada com calabresa e queijo branco: o recheio eleito foi a calabresa e o queijo, mas a receita pode ser feita em vários sabores. A pamonha fica com uma consistência bem úmida e macia, mas se você quiser que fique mais firme, com mais consistência de bolo, dobre a quantidade de farinha de milho.

Leia também: 100 receitas sem lactose para refeições saudáveis e saborosas

3. Pamonha de forno recheada sem lactose: uma receita sem leite, glúten e soja. Contém ovo… E, além dele, você usará milho verde, água, sal, pimenta-preta moída e azeite de oliva.

4. Pamonha recheada com pupunha e galinha d’angola: você vai, basicamente, colocar na mesma caçarola milho, galinha-d’angola e pupunha e, depois, tirar do forno uma bela e diferente pamonha salgada. A receita rende quatro porções.

5. Pamonha de panela: um prato cremoso e delicioso. Você usará espigas de milho verde, linguiça fina de porco ou de frango, queijo minas meia cura, manteiga, pimenta de bode (ou outra de sua preferência) e sal.

6. Pamonha cremosa com requeijão: esta receita é fácil e rende quatro pamonhas. Você usará somente espigas de milho, parmesão ralado e requeijão. Se sobrar, você pode perfeitamente guardar na geladeira e esquentar no micro-ondas no dia seguinte.

Pamonhas doces

Foto: Reprodução / Panelaterapia

7. Pamonha doce com coco: a receita é trabalhosa, mas o sabor compensa, pois o resultado é uma pamonha fresquinha, irresistível! É ideal para se fazer com pelo menos mais uma pessoa para ajudar ou num dia em que você tenha bastante tempo disponível, pois ela exige certa técnica.

Leia também: 10 receitas de bolo de fubá deliciosas e fáceis de fazer

8. Pamonha doce de forno com leite de coco e parmesão: receita simples, mas com um resultado maravilhoso. Você precisará apenas de milho verde, leite de coco, ovos, queijo parmesão ralado e farinha de trigo.

9. Pamonha doce de forno com manteiga: outra receita prática e fácil, que fica pronta em cerca de uma hora. Você precisará apenas de milho verde, açúcar, leite, ovos, amido de milho, manteiga, fermento em pó para bolo.

10. Pamonha doce sem ovo e fermento: uma boa receita para festas juninas/julinas. Mas você pode fazer sempre que der vontade! A receita é bem simples e você usará apenas milho, leite, margarina, açúcar e sal.

11. Pamonha doce recheada com queijo minas: uma sobremesa pra ninguém botar defeito! Você precisará de milho verde, leite, óleo de milho, manteiga sem sal, sal e açúcar cristal.

12. Pamonha doce de saquinho: feita no liquidificador, é uma receita gostosa e relativamente fácil de fazer. Você precisará de milho congelado, leite, amido de milho, manteiga, sal, açúcar, papel-alumínio e saquinho transparente de alimentos.

Leia também: 13 receitas deliciosas de bem-casado para apreciar em qualquer ocasião

13. Pamonha doce vegana: uma receita vegana em que você usará apenas espigas de milho com as palhas, óleo vegetal (como de girassol ou de milho), sal e açúcar. Rende cerca de sete unidades e demora em torno de 4 horas para ficar pronta.

Receitas com pamonha

Foto: Reprodução / Sal de flor

14. Bolo pamonha: ideal para acompanhar um café ou chá da tarde. Receita fácil de fazer e com um resultado ótimo. Você usará espigas de milho, ovos, manteiga sem sal, leite, leite condensado e fermento.

15. Bolo de pamonha supercremoso: “uma pamonha em forma de bolo”, ou seja, uma delícia! Receita perfeita para um café da tarde, para servir para visitas ou, simplesmente, para fazer como a sobremesa do fim de semana… Todos vão amar a textura e o sabor!

16. Brigadeiro de pamonha com coco: uma receita diferenciada e que vai encantar a todos. Perfeita para festas juninas/julinas. Você usará somente leite condensado, milho verde, coco seco e canela em pó.

17. Torta de pamonha: outro ótimo prato para ser servido em festas juninas/julinas! Você precisará de espigas de milho verde, leite de coco, açúcar, sal e manteiga.

Leia também: 16 receitas saborosas de creme de milho para você testar

18. Pamonha salgada de travessa recheada: sabe aquela hora em que você quer comer algo gostoso, porém, rápido e prático de preparar?! Esta receita é perfeita para isso e conta com ingredientes fáceis… Vale a pena anotar!

Doce ou salgada, servida individualmente ou na assadeira… Não importa! A pamonha é aposta certa para as festas juninas/julinas, mas também para quando se quer saborear um quitute gostoso, com aquele delicioso gostinho de milho!

Assuntos: Alimentação

Para você