Ovo poché: aprenda a preparar este clássico da cozinha francesa

Escrito por Maria Costa

iStock

Se você sempre quis saber como fazer e como fica o sabor de um ovo poché, está no lugar certo! Apesar da sua elegância, a verdade é que fazer um ovo poché pode ser bem simples. O que você mais precisa é de paciência e delicadeza no manuseio do seu ovo.

Aprenda a técnica passo a passo e também variações com este clássico francês para servir e surpreender seus convidados:

Receita de ovo poché fácil

iStock

Ingredientes

  • Ovo
  • Água fervente
  • Vinagre

Passo a passo

  1. Em uma panela, coloque água para ferver;
  2. Quebre o ovo em um recipiente baixo e, em seguida, passe-o para um copo;
  3. Ao levantar uma fervura média, adicione um pouco de vinagre à água;
  4. Com a ajuda de uma colher, crie um redemoinho na água;
  5. Adicione delicadamente o ovo no centro deste redemoinho;
  6. Depois de 3 minutos, retire seu ovo poché com cuidado e sirva!

Viu só? Uma receita elegante com ovo para preparar em ocasiões especiais e que não é impossível ou demorada de fazer. Tá esperando o que para provar?

Outras receitas com ovo poché

Além do preparo mais simples, você pode incrementar sua refeição com alguns acompanhamentos. Veja outras receitas que você pode criar tomando o ovo poché como base:

Sopa de lentilha com ovo poché

Essa receita tem a cara do Ano Novo e também é perfeita para aqueles dias mais frios. Primeiro você vai preparar a lentilha, combinando-a com alho, caldo de legumes, bacon, sal e água. Depois, faça o ovo poché usando a mesma técnica do redemoinho. Confira a receita completa e prepare essa delícia!

Leia também: 9 receitas de ovos benedict que vão conquistar o seu amor

Picadinho com ovo poché

Imagine um picadinho de carne com filé mignon, vinho, shoyu, caldo de carne, gengibre, alho, manteiga e sal e pimenta a gosto. Para finalizar, um ovo poché por cima. Salivou? Então, veja como preparar.

Torrada com ovo poché e molho holandês

Se você ama comer ovo no café da manhã, aqui vai uma ideia incrível para sair do comum. Uma torradinha caseira, presunto, bacon, rúcula, o ovo, molho holandês e páprica salpicada para dar o toque final. Nesse tutorial, a técnica do ovo poché é feita com um saquinho, que também funciona bem para este preparo. Aprenda o passo a passo.

Polenta com ovo poché

Um ovo poché molinho com uma polenta quentinha é puro conforto e aconchego. A polenta é incrementada com leite, creme de leite e queijo, deixando-a supercremosa. O ovo poché dessa versão também é feito de forma diferente. Confira todos os detalhes da receita para aprender.

Torrada com ovo poché, bacon e cogumelos

Aqui, mais uma opção de servir o ovo poché com torrada. Nesse caso, a ordem da montagem é: torrada, bacon, cogumelos paris na manteiga, o ovo, sal e pimenta-do-reino. Uma outra coisa bacana do vídeo é que ele ensina a fazer o seu poché sem tanta preocupação com a beleza, apenas executando a parte essencial da técnica. Assista ao vídeo para conferir!

Ansiosa para a sua próxima refeição? Não há dúvidas de que a melhor ideia é inovar e preparar um delicioso ovo poché! Você vai amar!

Leia também: Clara de ovo: o ingrediente certeiro para bombar seu cardápio

Assuntos: Alimentação

Para você