Conheça todos benefícios do limão

Descubra quais são as propriedades da fruta e entenda como ela pode ajudar seu organismo

Escrito por Juliana Prado

Foto: Thinkstock

Seja em sucos ou temperos, o limão é um fruto muito presente na mesa dos brasileiros. Barato, nutritivo e com baixíssimo valor calórico, há tempos o fruto tem boa fama: é rico em vitaminas e minerais, e há quem garanta que ajuda a eliminar os quilinhos indesejados.

Fruta do bem

Grande parte dos benefícios do limão está ligada a uma substância muito presente na casca, chamada limoneno. Rica em flavonóides, a fruta é considerada um poderoso antioxidante e antiinflamatório e ajuda a proteger o corpo contra os efeitos destrutivos dos radicais livres.

Segundo a nutricionista Paula Castilho, a fruta também é rica em vitamina C, que ajuda a fortalecer as defesas do corpo e previne doenças. O limão ainda é fonte de potássio, magnésio, cálcio e fósforo, vitamina B6, cobre, riboflavina, ácido pantotênico, vitamina A, ácido fólico e uma variedade de fitoquímicos.

Entre seus benefícios está a ação alcalina da fruta, que ajuda a controlar azias e a acidez do estômago e favorece o bom funcionamento do metabolismo, facilitando a perda e manutenção do peso – por isso é conhecido como um aliado do emagrecimento. Ele também ajuda a reduzir a pressão arterial, melhora a circulação, ajuda na digestão e previne até alguns tipos de câncer.

Variedades

Há muitas variedades de limão. O limão taiti é o mais comum no Brasil. De casca bem verdinha, é ótimo para limonadas e receitas.

Outro limão também bastante popular é o galego. Pequeno e de casca amarelada, é muito saboroso e considerado o melhor para bebidas como caipirinhas.

O limão cravo tem a casca e a parte interna bem alaranjadas. Com bastante suco, é ótimo para temperos.

Já o limão siciliano é a variedade mais consumida na Europa e Estados Unidos. A fruta tem a casca bem amarela e o suco é menos ácido do que os outros tipos. O aroma é suave e ideal para a extração de essências.

Água com limão

Há algum tempo vem se popularizando uma prática muito comum a quem quer emagrecer e levar uma vida mais saudável: a água com limão no desjejum. A recomendação é que a mistura seja tomada diariamente logo ao acordar, cerca de 30 minutos antes do café da manhã.

A bebida promete descongestionar e desintoxicar o organismo, eliminando as toxinas e evitando o acúmulo de líquidos. Para preparar, é muito simples: basta espremer um limão fresco em um copo de água e consumir em seguida.

Suco verde

Para ativar o sistema imunológico, desintoxicar e evitar a retenção de líquido, aproveite as propriedades do limão em um suco verde refrescante. Confira as receitas da nutricionista Denise Real:

Suco Acelerador

Ingredientes:

  • 1 laranja
  • 1 limão
  • 1 pedaço de gengibre sem casca (de 1 a 2 centímetros)
  • 1 a 3 folhas de couve

Descasque a laranja e o limão e corte ao meio. Bata no liquidificador com o gengibre e um pouco de água. Peneire a mistura, acrescente a couve lavada e picada e bata novamente.

Suco diurético

Ingredientes:

  • 1 copo de água gelada com suco de um limão espremido
  • 1 maça pequena com casca
  • 3 folhas de hortelã

Bata tudo no liquidificador e coe se for necessário. Para evitar a perda de nutrientes, recomenda-se tomar o suco logo após o preparo.

Aposte no limão! O consumo de uma a duas unidades por dia é suficiente para aproveitar as propriedades benéficas da fruta. Além de tornar as refeições mais gostosas, seu sabor azedo pode ajudar a reduzir a quantidade de sal e de temperos industrializados – outro fator positivo à saúde.

Consulte seu nutricionista para que ele indique as quantidades de limão e receitas ideais para sua alimentação.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web