Bem-estar

Associar o hímen a virgindade é fruto de uma sociedade patriarcal e machista

Dicas de Mulher

Atualizado em 27.11.23

O hímen é uma estrutura de pele localizada na entrada da vagina. Embora não possua nenhuma função biológica, a sociedade machista e patriarcal criou diversos mitos ao redor desse assunto. Por isso, confira as explicações da ginecologista, obstetrícia e professora do curso de Medicina da PUCPR, Fernanda Schier de Fraga, e da socióloga Silvana Mariano.

O que é o hímen

Segundo a especialista, “o hímen é um resquício embrionário, pois durante a formação do órgão reprodutor feminino acontece uma pequena junção da vagina inferior com o trato reprodutor externo e médio”. Por esse motivo, a ginecologista afirma que “essa membrana não é totalmente fechada”.

Qual é a função do hímen?

A especialista informa que o hímen “não desempenha nenhuma função no corpo humano”. Entretanto, essa pequena membrana já foi associada a virgindade. Ou seja, essa membrana não possui nenhuma função biológica, mas é muito interpretada como símbolo nas funções sociais machistas e patriarcais.

Tipos de hímen

“Não existem diversos tipos de hímen, mas pode acontecer variações durante o processo de regressão da membrana. Por isso, essa classificação é utilizada para fins didáticos”, afirma a especialista. Assim, os tipos apenas mostram que não existem padrões:

Publicidade

tipos de hímen

Dicas de Mulher

  • Hímen imperfurado: “acontece quando a membrana não regride durante a formação do trato genital, resultando em um hímen fechado”. Essa complicação é diagnosticada na primeira menstruação, “quando o sangue não desce, porque a membrana está totalmente fechada. Normalmente a menina sente bastante desconforto e o ginecologista precisa drenar e criar uma abertura para deixar o sangue menstrual fluir”.
  • Hímen elástico: “semelhante a um elástico, pois se trata de um hímen que não rompe”. Normalmente, essa membrana não se rompe na primeira penetração e pode permanecer dessa forma mesmo com a vida sexual ativa.
  • Hímen cribiforme: nesse caso, a profissional explica que essa membrana possui “pequenos furinhos, como se fosse uma peneira, para deixar a menstruação escorrer”. Assim, é bem possível que a mulher sinta um desconforto grande na primeira penetração.
  • Hímen roto (rompido): “é o tipo mais comum, pois ao ser rompido, pode gerar um sangramento momentâneo, criando cicatrizes carúnculas e menais”.

Agora que você já conhece os diversos tipos de hímen, continue a leitura para se desfazer dos mitos criados pela sociedade patriarcal ao redor desse assunto.

Dúvidas sobre o rompimento do hímen

Canva

Você já sabe que uma das melhores formas de desconstruir mitos e concepções machistas é através da informação. Por esse motivo, confira as principais dúvidas esclarecidas pelas especialistas:

Dicas de Mulher – É difícil romper o hímen?

Fernanda Schier de Fraga (F.F) – Não é muito simples romper o hímen, pois depende muito do diâmetro introduzido na vagina. Entretanto, muitos livros explicam que é necessário pelo menos 4 cm de diâmetro para romper essa membrana.

O hímen se rompe na primeira relação sexual?

Publicidade

F.F – Infelizmente a gente vive em uma sociedade patriarcal que resume relação sexual a penetração com pênis. É importante esclarecer que a relação sexual pode acontecer de outras maneiras e a gente precisa estar aberto, pois a virgindade é uma ilusão.

Qual a relação entre o hímen e a virgindade?

Silvana Mariano – O mito da virgindade feminina parte do machismo na dupla moral sexual, pois a sociedade cobra pureza das mulheres e incentiva a libertinagem dos homens. Nesse contexto, o hímen é utilizado para avaliar a honra da mulher e muitas pessoas acreditam que o não-rompimento é sinônimo de virgindade.

Essa narrativa está relacionada ao controle sobre o corpo feminino, na qual o próprio hímen é um instrumento para manter essas mulheres submissas. Também reforça a visão da mulher como objeto, cuja existência é baseada na entrega aos poderes masculinos.

Assim, muitas mulheres se sentem reprimidas e, por causa disso, não conhecem o próprio corpo ou enxergam o sexo como algo negativo. Ou seja, a repressão sexual mina a segurança de muitas mulheres, pois elas não reconhecem que a sexualidade também é constitutiva da qualidade de vida e da liberdade.

Hímen pode ser rompido pelo uso de absorvente interno?

F.F – Como o diâmetro é pequeno, ele não vai romper o hímen. Assim, o absorvente interno é recomendado e pode ser utilizado por adolescentes. Inclusive, muitas mulheres utilizam e nunca tiveram relação.

Obviamente que existem alguns casos em que pode ser rompido com a retirada de coletores e absorventes internos. Mas qual é o problema disso? Associar o hímen a virgindade é fruto da sociedade patriarcal, mas é preciso desmistificar isso.

Publicidade

O hímen pode ser rompido andando de bicicleta ou a cavalo?

F.F – O hímen não se torna roto em um simples passeio de bicicleta ou a cavalo. Novamente, existem casos mais extremos em que ele pode ser rompido devido ao um trauma intenso, levando a uma lesão vulvar. Entretanto, o rompimento só acontece se algo entrar na vagina.

Assim como o hímen, outros assuntos também precisam ser debatidos para promover conhecimento sem preconceito. Por isso, leia a matéria sobre vulva e continue aprimorando seus conceitos.

Jornalista e produtora de conteúdo. Fã de cultura POP com interesse em Estudos Culturais, tentando acumular o maior número possível de hobbies nas horas vagas.