31 receitas de mousse de maracujá para fazer brincando

Ela é tradicionalmente preparada com leite condensado, creme de leite e suco concentrado da fruta, mas pode também ganhar ingredientes especiais

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Reprodução / Destemperados

Conhecida como uma das sobremesas mais fáceis de se fazer, a mousse de maracujá não deixa de ter seu charme e, não por acaso, é tão popular! É fato que não é daqueles “doces impactantes” para se servir em uma ocasião especial – daqueles que todo mundo pede a receita –, mas sempre agrada por seu sabor doce na medida, com o toque azedinho do maracujá!

Tradicionalmente preparada com leite condensado, creme de leite e suco concentrado, a mousse de maracujá pode ser feita até mesmo por quem não entende nadinha de cozinha, sem dificuldades!

Mas a mousse pode ainda ser preparada de forma mais elaborada, ganhando outros ingredientes, como, por exemplo, chocolate, doce de leite, chantilly e tudo mais que a criatividade permitir!

É possível também servir esta sobremesa de maneira elegante, colocando-a, por exemplo, em porções individuais em copinhos ou até mesmo na casca do maracujá. Assim, ela terá sucesso garantido em uma festinha durante o dia ou após aquele almoço familiar! Inspire-se com as receitas e diferentes apresentações da mousse de maracujá abaixo:

Mousses tradicionais

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

1. Mousse de maracujá simples: ótima sugestão de sobremesa rápida para festinhas de última hora. O bom é que costuma agradar a maioria das pessoas e é um doce super-refrescante, boa pedida para os dias quentes.

Leia também: 100 receitas sem lactose para refeições saudáveis e saborosas

2. Mousse de maracujá com calda fresca: uma mousse supergostosa e muito fácil e rápida de preparar. Você usará leite condensado gelado, creme de leite gelado, suco de maracujá concentrado gelado e, para a calda, polpa de dois maracujás e açúcar.

3. Mousse de maracujá com calda cremosa: embora esta seja uma sobremesa popular, se você servi-la de uma maneira bem elegante, isso faz toda a diferença! Que tal servir em porções individuais, enfeitadas com uma calda de chocolate ou de polpa de maracujá mesmo? Você pode ainda colocá-la na casca do maracujá ou em copinhos.

4. Mousse de maracujá básica com suco natural: aqui, a dica é usar o suco natural da fruta para que a mousse fique ainda mais saborosa. Além dele, você usará somente leite condensado e creme de leite. Sem segredos!

5. Mousse de maracujá simples com suco natural e caldinha: você vai precisar de leite condensado, creme de leite, maracujás grandes e, para a calda, açúcar e mais maracujá. Uma receita simples e muito gostosa!

6. Mousse de maracujá com creme de leite sem soro: ideal para servir após um almoço de família, ainda mais no verão. Você usará apenas leite condensado, creme de leite sem soro e suco de maracujá concentrado (pode ser o de garrafinha ou com a polpa da fruta mesmo).

Leia também: 22 receitas de torta de limão que vão deixar você morrendo de vontade de experimentar

7. Mousse de maracujá com iogurte natural: nesta receita, o iogurte natural substitui o creme de leite. Assim, a mousse fica mais leve, bem cremosa e igualmente saborosa! Vale a pena provar!

Mousses de maracujá incrementadas

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

8. Mousse de maracujá com leite ninho: receita diferente e simples, que usa apenas três ingredientes. Você precisará de leite Ninho, suco em pó (tipo Tang ou Clight) e água. Basta bater tudo no liquidificador, colocar para gelar e depois servir!

9. Mousse de maracujá com gelatina: o resultado é uma mousse um pouco mais consistente. O preparo não tem segredo: você usará apenas suco concentrado de maracujá, gelatina sem sabor, leite condensado e creme de leite sem soro.

10. Mousse de maracujá com doce de leite: nesta receita, o doce de leite substitui o leite condensado, dando um toque todo especial a esta sobremesa bastante conhecida. O sabor fica bem interessante, pois o maracujá predomina, mas o doce de leite confere um sabor caramelado à receita.

11. Mousse de maracujá dois sucos: esta receita é fácil, rápida, leva poucos ingredientes e não suja quase nada. Só é preciso ter um pouquinho de paciência para esperar a mousse ficar firminha e bem gelada. É uma sobremesa nem tão doce, nem tão azeda, ou seja, na medida!

Leia também: 7 bons motivos para incluir kiwi na sua alimentação diária

12. Mousse de maracujá com clara em neves: o preparo é simples e você usará apenas leite condensado, suco concentrado de maracujá, creme de leite, gelatina em pó sem sabor e ovos (para a clara em neve). A mousse fica assim com uma consistência mais aerada e bem saborosa.

13. Mousse de maracujá com chantilly: para dar um toque a mais nesta receita tão famosa! Você usará manteiga sem sal, açúcar, suco concentrado de maracujá, ovos, creme de leite fresco, açúcar e maracujás azedos.

Mousses com chocolate

Foto: Reprodução / Projeto Banquete

14. Mousse de maracujá com chocolate: uma combinação que dá certo! Você usará, para a mousse de maracujá, creme de leite, leite condensado, suco de maracujá e gelatina de maracujá. Para a mousse de chocolate, usará creme de leite, leite condensado, cacau em pó e gelatina sem sabor.

15. Mousse de maracujá com chocolate branco: para dar uma incrementada na sobremesa, essa mousse ganhou uma camada de chocolate branco. O contraste do azedinho da calda com o docinho do chocolate branco fica incrível! Boa pedida para quando se vai receber visitas em casa.

16. Mousse de maracujá com chocolate meio amargo: uma combinação que dá supercerto! Você usará apenas leite condensado, creme de leite, gelatina de maracujá, suco de maracujá concentrado, maracujás frescos, chocolate meio amargo e mais creme de leite para o chocolate.

Leia também: Ágar-ágar ajuda no emagrecimento e substitui a gelatina em receitas vegetarianas

17. Mousse de maracujá com nata e cobertura crocante: uma maneira diferente de fazer esta clássica sobremesa, mas numa receita simples… Com certeza vai encantar a todos! Você usará maracujás maduros, nata, leite condensado e chocolate amargo.

18. Mousse de maracujá com brigadeiro: para começar, você fará o brigadeiro normalmente, com chocolate em pó, leite condensado e manteiga sem sal. Para a mousse em si, você precisará de leite condensado, creme de leite, suco de maracujá concentrado e maracujá para decorar.

Versões de mousse de maracujá fit e restritivas

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

19. Mousse de maracujá com biomassa de banana: uma receita sem glúten e sem lactose. Além de ser uma sobremesa perfeita para os dias quentes, é rica em fibras, não leva açúcar refinado e é vegan!

20. Mousse de maracujá com castanha de caju e ágar-ágar: é deliciosa, levinha, cremosa, levemente areada e não leva leite nem gelatina na composição! Você usará castanha de caju crua, polpa de maracujá, água, açúcar, ágar-ágar, chocolate meio amargo e leite de coco.

21. Mousse de maracujá com tofu: essa mousse só leva três ingredientes e fica pronta em menos de 10 minutos. É uma ótima opção para quem é intolerante à lactose, já que não utiliza nenhum laticínio, para a base, usa-se somente o tofu soft.

22. Mousse de maracujá low carb: tão fácil, mas tão fácil que dá até vergonha de não fazer! Dependendo da marca de suco que você usar, a mousse fica pronta praticamente na hora e já dá pra sair comendo de colheradas. Esta receita pode ainda ser usada no recheio de tortinhas e bolos.

23. Mousse de maracujá sem lactose: a receita é feita com leite condensado de soja. Além dele, você usará somente creme (de leite) de soja e maracujá grande. Uma receita simples e gostosa para quem é intolerante à lactose!

24. Mousse de maracujá com trufas de avelã sem lactose: o que faz esta mousse ser tão gostosa é o creme de chocolate feito de trufas que fica no fundo da taça. A combinação do chocolate com o azedinho do maracujá é maravilhosa!

25. Mousse de maracujá vegana com mousse de chocolate amargo: uma mousse cheia de fibras, gordura boa, antioxidantes e saúde! Você usará, basicamente, abacate, chocolate amargo sem leite, açúcar demerara, cacau em pó, castanha de caju crua, biomassa de banana verde, suco concentrado de maracujá, água e stévia.

26. Mousse de maracujá fit: receita sem lactose. Você usará apenas castanha de caju, água de coco, biomassa de banana verde, maracujá, stévia ou mel ou açúcar demerara para adoçar.

Mousses com diferentes apresentações

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

27. Bolo mousse de maracujá: a base é de bolo e todo o resto é mousse! Uma sobremesa simplesmente incrível, refrescante e bonita! Boa pedida para servir após um almoço especial, principalmente se o dia estiver quente!

28. Torta mousse de maracujá: bonita de se ver e com um sabor maravilhoso, para ninguém botar defeito! Você usará, basicamente, bolacha maisena, margarina sem sal, leite condensado, creme de leite, suco concentrado de maracujá, gelatina em pó sem sabor, maracujás, água e açúcar.

29. Torta mousse de maracujá e de chocolate: uma sobremesa completa, que com certeza vai encantar a todos. Você usará, basicamente, biscoito maria, manteiga sem sal, gelatina, creme de leite fresco, chocolate meio amargo, leite condensado e suco de maracujá concentrado.

30. Tortinha de mousse de maracujá: a receita rende cerca de 12 tortinhas bem servidas. Elas ficam bonitas e muito saborosas. Boa pedida para se servir em festinhas de aniversário ou após um almoço especial em família, por exemplo.

31. Pavlova de mousse de maracujá: para fazer esta sobremesa diferente, porém, fácil, você usará, basicamente, ovos em temperatura ambiente, uma pitada de sal, açúcar de confeiteiro, amido de milho, vinagre branco, vanilla, suco de maracujá concentrado, leite condensado e creme de leite.

Fácil de preparar, com poucos ingredientes e uma combinação certa de sabores: não por acaso a mousse de maracujá faz tanto sucesso! Escolha a sua receita predileta e faça com a certeza de agradar a todos!

Dicas pela Web