Dicas de Mulher Dicas de Casa

Mesa de guloseimas: o must-have das festas infantis

Veja quais doces podem ser comprados para a mesa e veja tutoriais que ensinam a fazer objetos para incrementar a decoração e economizar

em 14/08/2015

Foto: Reprodução / Hostess with the Mostess

Foto: Reprodução / Hostess with the Mostess

As celebrações de aniversário são boas oportunidades para reunir a família e os amigos para comemorar. Os aniversários infantis, principalmente, são muito marcantes para o aniversariante e também para os pais, e criam memórias para a vida inteira.

Quando o assunto é festa infantil, o mercado oferece muitas opções e constantemente surgem novidades, especialmente no tema decoração. Estas inovações priorizam a acessibilidade dos pequenos a todas as áreas do evento, como é o caso da mesa de guloseimas.

A mesa de guloseimas pode desempenhar dois papéis, sendo que um deles é facilitar o acesso das crianças às guloseimas na mesa. O outro papel é substituir os tradicionais saquinhos de lembrancinhas, que costumam ser entregues no final da festa.

A união da decoração com as guloseimas se torna um grande destaque no evento, pois podem ser extremamente coloridas e chamativas, se tornando uma grande atração no cenário da festa. Disponibilizar saquinhos ao lado dos doces permite que os convidados levem os docinhos para casa.

Participar ativamente durante o planejamento e montagem da festa é uma forma de personalizar cada detalhe e adaptá-la de acordo com o tema da festa, o perfil da criança e sua idade, mas também com o bolso dos pais. Sendo assim, veja abaixo dicas para montar a mesa de guloseimas da festa do seu pequeno, sem precisar contratar um profissional:

Como montar e decorar mesas de guloseimas

Antes de planejar a montagem da mesa, é importante definir o posicionamento e importância da mesa no ambiente, pois ela pode estar em harmonia com uma mesa pequena que leve o bolo ou ser um adendo à mesa principal. Após este passo, deve ser decidido o tamanho da mesa para pensar no visual desejado e planejar a disposição dos recipientes.

A parte mais esperada, e que comumente é a primeira a ser decidida, é a decoração. Não é primordial que a festa tenha um tema definido, mas é importante que uma cartela de cores seja determinada, para que exista harmonia entre as tonalidades da decoração.

Sobre a decoração, a especialista em festas infantis Vivi Covas, da Vivi Decor Ações, dá a dica: “Gosto muito de utilizar potes de vidro ou acrílico em formatos diversos, abusando do colorido. Pois cores fortes chamam muito a atenção da criançada”, e também acrescenta que você deve exercitar sua criatividade na montagem da mesa.

Na seqüência, confira alguns exemplos de decoração e dicas para colocá-los em prática. Lembrando que ao clicar no link presente na legenda de cada imagem, você poderá conferir fotos de cada detalhe da mesa e poderá adaptá-los ao seu gosto e ao seu bolso.

Mesa Colorida

Foto: Reprodução / Boutique Design Blog

Foto: Reprodução / Boutique Design Blog

Para iniciar a decoração da mesa, faça camadas de papel crepom, sendo cada camada de uma cor, criando uma espécie de babados. A base da toalha pode ser branca para contrastar com as cores dos detalhes da mesa.

A principal atração da mesa é a torre de cupcakes com forminhas coloridas. Frascos de vidro, baleiros ou cachepôs podem ser recheados com guloseimas, sendo jujubas uma boa sugestão devido às cores, mas balas também podem substituí-las.

Para complementar foi usada uma gaiola rustica adornada com tules coloridos, finalizados por fitas de cetim. Para personalizar, podem ser usados adesivos com o nome do aniversariante nos frascos de vidro e nas garrafas de água. Bandeirolas e pompons coloridos incrementam a decoração ao redor da mesa.

Mesa de dinossauros

Foto: Reprodução / Hostess with the mostess

Foto: Reprodução / Hostess with the mostess

Esta mesa é simples e de fácil montagem. O bolo leva uma miniatura de dinossauro e ao lado está a torre de cupcakes. Copinhos transparentes adesivados podem ser recheados com gelatina ou qualquer outro doce cremoso de sua preferência.

Um frasco transparente foi usado na decoração e criou um cenário com miniaturas de dinossauros. Fitas e laços ao redor dos recipientes transparentes dão um charme especial. Nesta mesa, todos os frascos estão personalizados com adesivos e tags indicam o conteúdo de cada um deles.

Mesa de guloseimas azul e rosa

Foto: Reprodução /  Hostess with the mostess

Foto: Reprodução / Hostess with the mostess

A mesa é revestida com uma toalha e o cordão de pompons de tecidos proporciona muita graciosidade para a mesa, desde que os tons escolhidos estejam em harmonia. Nas extremidades da mesa foram usadas bombonieres e baleiros de vidro recheados de confeitos.

Suportes foram utilizados para elevar o bolos e os cupcakes, que foram finalizados por toppers. Travessas com biscoitos confeitados foram colocadas próximas às extremidades das mesas, sendo de fácil acesso para as crianças. Grandes balões incrementam a decoração ao fundo da mesa.

Mesa de guloseimas do homem aranha

Foto: Reprodução /  Hostess with the mostess

Foto: Reprodução / Hostess with the mostess

Esta mesa teve todos os itens personalizados de acordo com o tema, desde o bolo até a toalha de mesa. Balas e doces estão disponíveis em frascos de acrílico, e saquinhos de plástico permitem que os convidados guardem suas guloseimas escolhidas.

Também integram a mesa mini taças com doces nos tons da festa, que podem ser feitos em camadas de gelatina com chantilly. Ainda fazem parte da mesa pirulitos e biscoitos confeitados com desenhos do homem aranha e canudos com tags . O papel lousa ao fundo da mesa dá um toque especial e pode ser mais uma atração na festa.

Mesa de guloseimas do fundo do mar

Foto: Reprodução /  Hostess with the mostess

Foto: Reprodução / Hostess with the mostess

Devido ao tema, a cor azul é o destaque da decoração. Os doces da parte de trás da mesa estão elevados e ficam em evidência. Para criar uma espécie de suporte para os doces, podem ser utilizadas caixas de sapato revestidas, que podem ser finalizadas pela aplicação de estrelas do mar e bolas de acrílico transparentes.

Doces cremosos estão em copinhas transparentes, sendo um deles a clássica gelatina colorida com creme. Bolachas decoradas de acordo com o tema estão disponíveis em travessas e ao fundo da mesa, foram utilizadas tiras de papel crepom e de tecido perolado.

Mesa com decoração de arco-íris

Foto: Reprodução / One inspired party

Foto: Reprodução / One inspired party

Um diferencial desta mesa é a oferta de opções saudáveis, pois o item mais acessível são espetinhos de frutas, que também contribuem para o colorido da mesa. Frascos transparentes podem ser recheados com confeitos de chocolate coloridos.

Pirulitos coloridos também estão fixados em caixas, que podem ser de sapato ou de camisa revestidas. Para criar um visual diferente, fixe brigadeiros com granulados coloridos no palitinho. Para finalizar a decoração do ambiente da mesa, foram utilizadas tiras de papel crepom.

Inspire-se para montar sua mesa

Antes de definir oficialmente o estilo de decoração a ser adotada, é valido buscar imagens como inspiração. É sempre importante lembrar que ainda que o tema e cores não sejam os da sua escolha, eles podem ser adaptados ou até mesmo mesclados para integrar sua mesa.

Faça você mesma: vídeos para você se inspirar

Fazer artesanatos que envolvem trabalho manual é uma atividade anti stress, mas sem dúvidas é também uma oportunidade para exercitar a criatividade e economizar. Confira abaixo tutoriais para criar objetos que irão valorizar ainda mais a decoração da sua mesa de guloseimas.

Escadinha para doces

Este tutorial ensina a fazer uma escadinha, usando caixas de leite em sua estrutura, para acomodar os doces na mesa. O revestimento da escada é feito com EVA e ainda que a decoração utilizada no tutorial seja do tema frozen, você pode adaptar de acordo com o tema da sua festa.

Bandeja de doces revestida

A estrutura das bandejas são caixas de papelão, sendo que os tamanhos das caixas podem ser alternados para proporcionarem um diferencial na decoração da mesa. Para finalizar, revista as caixas com o tecido de sua preferência.

Bandeirola de aniversário

Este tutorial ensina a fazer bandeirolas, que você pode inserir a mensagem de sua preferência, e os principais materiais utilizados são papel cartão para fazer a base e feltro para fazer as letras. As bandeirinhas são unidas por lacinhos de fita de cetim.

Toppers e forminhas para docinhos

Neste tutorial duplo você aprenderá a fazer toppers, que são espécies de plaquinhas para adornar os doces, e forminhas para acomodá-los na mesa. Na descrição do vídeo, o canal disponibiliza um link para ter acesso aos moldes.

Letras decorativas

Papel paraná, cola e tesoura são os materiais necessários para executar as dicas deste tutorial e produzir cada letra. O revestimento das letras pode ser de gliter, tecido, jornal e até mesmo recortes de revista.

Árvore de marshmallow

Resumidamente, o tutorial consiste em dar dicas sobre a fixação de marshmallows em uma bola de isopor, reproduzindo o visual de uma árvore. Adesivos com o tema de sua escolha podem finalizar o cachepô, onde a arvore será fixada.

O que comprar para a mesa de doces?

Veja a lista abaixo de itens que podem integrar sua mesa de guloseimas, ressaltando que os itens podem ser substituídos e adequados de acordo com seu orçamento e de acordo com seus hábitos alimentares.

  • Balas;
  • Chicletes;
  • Pirulitos;
  • Jujubas;
  • Marshmellows;
  • Confeitos de chocolate coloridos;
  • Amendoins doces e com chocolate;
  • Bombons;
  • Paçocas;
  • Algodão doce;
  • Merengue coberto por chocolate;
  • Pipoca salgada e doce;
  • Moedinha de chocolate;
  • Guarda-chuva de chocolate;
  • Doces cremosos em copinhos de plástico;

Sobre as opções saudáveis para a mesa, a especialista Vivi Covas sugere: “Gosto de oferecer gelatinas coloridas ou salada de frutas em copinhos, espetinhos de frutas sortidas, melancia em forma de sorvetinho, copinhos de suco natural, cupcake de cenoura e doce de abóbora natural”. Segundo Vivi, são opções menos industrializadas e com menor adição de açúcar.

Itens de papelaria são a base da decoração e as “embalagens” das guloseimas. Este itens permitem personalizar cada detalhe da festa. Veja na galeria abaixo quais sites disponibilizam produtos para festas infantis, principalmente itens de papelaria e que se mesclam com os doces na decoração:

Comentários
Dicas relacionadas