31 receitas de massas frescas para dizer adeus às massas prontas

O processo é um tanto trabalhoso, mas a vantagem é um sabor muito superior ao da massa comprada

Escrito por Tais Romanelli
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Para algumas pessoas pode até parecer bobagem, mas quem costuma fazer suas próprias massas em casa garante: não há nada melhor!

Sim, preparar uma massa caseira é um tanto trabalhoso, mas a vantagem é um sabor muito superior ao da massa comprada (que é cheia de ingredientes, muitas vezes, irreconhecíveis).

Além disso, para quem “gosta de por a mão na massa”, fazer macarrão, nhoque, entre outras massas caseiras, é uma verdadeira terapia! Imagina servir para toda a família um delicioso macarrão com molho vermelho, por exemplo, preparado inteiramente por você?!

E, engana-se quem pensa que existe somente um jeito de preparar uma boa massa caseira! Abaixo você conhece diferentes maneiras de preparo e, com certeza, encontrará aquela que mais chamará sua atenção… Para você colocar em prática assim que der vontade!

Massas básicas

1. Massa caseira: é um pouco trabalhosa para fazer, mas fica com sabor superior ao da massa comprada. Receita ótima para se fazer no final de semana. Dá pra customizar e fazer no formato que você quiser, como ravioli, spaghetti etc.

Leia também: 15 receitas de hambúrguer caseiro para você experimentar

2. Massa fresca simples: você precisará apenas de farinha de trigo, ovo e sal. Trata-se de uma massa básica e com ela dá para fazer desde massas para lasanha (depois de abrir é só cortar no tamanho da sua forma), raviolis, rondelle e qualquer outra que você quiser.

3. Massa fresca integral: uma versão melhor para quem tem diabetes ou, simplesmente, para quem quer manter a forma e não dispensa uma massa. Você precisará apenas de farinha de trigo integral e ovos. O sal vai só na água!

4. Massa fresca sovada: a massa ideal para um bom molho à bolonhesa, tagliatelle. Dica perfeita para o almoço de domingo em família! Vale destacar que a base da massa é a mesma para várias receitas, o que muda é como você cortará.

5. Massa fresca finíssima: uma massa fresca básica que serve para fazer fettuccine, rondelli, cannelloni, ravióli, entre outras delícias italianas! Você precisará de farinha de trigo, ovos, sal e azeite de oliva. Vale a pena aprender e fazer sempre que quiser oferecer um almoço especial!

6. Massa fresca com sêmola: a dica aqui é usar uma proporção de 20% de sêmola para 80% de farinha de trigo; além de ovos orgânicos. Essa receita não usa máquina de macarrão, “vai na mão e no rolo mesmo”.

Leia também: 18 receitas de bolinho de arroz para reaproveitar as sobras de um jeito gostoso

7. Massa caseira verde: o espinafre dá uma corzinha especial, além de sabor extra, a essa massa, que tem uma cara ótima! Todos os ingredientes usados na receita são orgânicos. Além do espinafre, você usará ovos e farinha.

8. Massa fresca com cenoura: nada de corantes! A cenoura dará mais cor e sabor a esta massa! Você precisará de 30g de cenoura, 1 ovo e 150g de farinha de trigo. O rendimento da receita é para 2 pessoas; então, basta adaptar os ingredientes para as quantidades que você precisar e “botar a mão na massa”!

Macarrão

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

9. Macarrão caseiro vegano: uma maneira econômica de fazer um delicioso macarrão caseiro. Você usará 400 g de farinha de trigo e mais o quanto baste para abrir a massa, 1 copo de água levemente amornada ou em temperatura ambiente, 1 colher (de sopa) de sal e 2 colheres. (sopa) de óleo vegetal.

10. Macarrão caseiro semi-integral: sem nenhum aditivo químico e preparado com farinhas orgânicas, é também econômico porque rende bastante. Se você fizer mais do que vai consumir, deixe secar mais tempo e pode guardar na geladeira para usar depois. Também pode ser congelado.

11. Macarrão caseiro de beterraba: versão que fica saborosa, leve e molhadinha; e também bonita, dando mais cor ao seu prato! Além das beterrabas, você só usará ovo, sal e farinha de trigo. Mesmo que você não seja muito fã de beterraba, pode provar, pois o gosto é bem suave e quando misturado ao molho fica ainda mais discreto.

Leia também: 20 receitas de saladas diferentes e criativas

12. Macarrão caseiro de beterraba em pó: uma receita de talharim que fica com uma cor incrível e que é ideal para ser servido com um molho claro. Rende dois pratos pequenos, então, para não correr risco de faltar, faça uma receita por pessoa.

13. Macarrão caseiro com espinafre: até mesmo quem não é “fã número 1” de espinafre pode apostar nesta receita. O espinafre é muito nutritivo, dá cor a essa massa, mas isso sem deixar um sabor marcante. Além dele você usará ovos, sal, farinha de trigo e óleo.

14. Macarrão com espinafre 3 ingredientes: você usará apenas 1/2 maço de espinafre, 1 ovo e 150 gramas de farinha de trigo e mais um pouco de farinha para a hora de abrir a massa. A dica é fazer, depois, um molho com alho, salsa, manjericão, tomates, azeite de oliva, sal e pimenta.

Outras massas

15. Massa de lasanha caseira: nada como fazer a própria massa da lasanha em casa! É fácil de fazer e o sabor não tem comparação, a massa fica leve e deliciosa. Ela pode ser consumida em até dois dias ou congelada por três meses.

16. Massa de lasanha caseira sem ovo: uma receita vegan, que leva farinha de trigo, água amornada, sal e óleo vegetal. A dica, depois, é fazer um molho, com pimenta-do-reino, óleo, alho, sal, cebola roxa, pimentão vermelho, pimentão amarelo, molho de tomate e proteína vegetal texturizada (carne de soja) já hidratada.

Leia também: 25 receitas de arroz de forno para você experimentar

17. Capeletti caseiro: não é difícil fazer, mas tem que ter um pouco de boa vontade… Afinal, é um processo que tem várias etapas e, por isso, além de paciência, ter alguém ajudando é sempre bom. Fica a dica!

18. Nhoque de batata: ideal para um bom almoço de fim de semana. Esse nhoque fica muito gostoso, supermacio, leve e desmanchando na boca. E o melhor de tudo é que você pode combiná-lo com o molho de sua preferência!

19. Nhoque de batata doce: uma forma deliciosa de inovar neste delicioso prato que é o nhoque. Para acompanhar, a dica é um molho de carne assada. Mas você pode usar a criatividade e fazer o seu próprio molho com seus ingredientes prediletos!

20. Nhoque de mandioca: fica delicioso e é fácil de fazer. Para acompanhar, a dica é apostar num autêntico molho à bolonhesa, numa salada e pronto… A refeição está completa! Boa sugestão para o almoço de domingo!

21. Nhoque de mandioquinha: uma receita sofisticada e deliciosa, “de comer ajoelhado” mesmo. É daquelas preparações que dão trabalho, mas compensam! Um nhoque de mandioquinha com parmesão, champignon e abóbora assada, perfeito para aquele almoço ou jantar no fim de semana!

22. Nhoque de grão de bico: uma massa leve e deliciosa. Dá certo trabalho para preparar, mas compensa! Além do grão de bico, você usará manteiga, ovo, sal e farinha. Para acompanhar, a dica é um ragu!

23. Nhoque de abóbora: uma excelente opção para variar o tradicional nhoque de batata. É feito com abóbora de leite, e fica com uma cor linda, além de, é claro, muito saboroso. Para o molho, use manteiga, sal, cebola ralada, pimenta-do-reino e folhas de manjericão.

24. Nhoque de inhame: a massa fica muito leve com inhame, que por sinal é um alimento saudável, que ajuda a eliminar as toxinas do organismo. A receita é fácil e o resultado é um prato delicioso.

25. Nhoque de ricota: um nhoque leve, diferente e saboroso. O preparo é superfácil, a massa dá ponto rápido, não faz tanta sujeira e usa pouca farinha. Boa dica para um jantar rápido no meio da semana.

26. Nhoque vegano: esta receita rende bastante e é econômica! Você usará, basicamente, batata, batata-doce, sal, azeite, cominho e farinha de trigo. Para acompanhar,a sugestão é um molho de berinjela.

Massas sem glúten

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

27. Massa fresca sem glúten: você usará amêndoas, polvilho doce, farinha de araruta, farinha de linhaça, ovos e sal. A massa você deve abrir com rolo entre duas folhas de plástico filme (filme PVC). Depois, é só escolher seu molho preferido para acompanhar!

28. Massa fresca com farinha de arroz: você usará somente farinha de arroz e ovos. Esta receita dá um pouco mais de trabalho, mas vale a pena para quem é intolerante ao glúten ou, simplesmente, prefere evitá-lo.

29. Talharim de abobrinha: dá certo trabalho para preparar, mas compensa, pois fica um macarrão leve, saboroso e mais saudável. Retire as cascas da abobrinha com um cortador de legumes, e retire “fitas” da abobrinha. Depois, com uma faca, corte 2 ou 3 vezes no sentido do comprimento para ficar como um talharim. É basicamente isso!

30. Macarrão de pupunha: que tal um macarrãozinho 100% vegetal com molho béchamel sem leite animal? O molho béchamel é o “nome chique” para o querido molho branco, e o palmito pupunha é uma opção sustentável para substituir os tradicionais palmitos juçara e de açaí (que têm sua extração regulada pelo seu risco de extinção).

31. Nhoque de biomassa sem glúten: uma receita básica, com ingredientes de fácil acesso e mais em conta. Fica deliciosa, não perdendo em nada para o nhoque tradicional, aliás, saindo em disparada no critério valor nutricional.

Como armazenar massa caseira

Fazer massa caseira é mesmo uma delícia, mas nem sempre ela é usada por inteiro; assim, a dica é congelá-la para usar outro dia! Para fazer isso, não tem muito segredo:

  • Coloque a massa em uma assadeira e leve ao freezer sem cobrir, só para dar uma endurecida, por algumas horas.
  • Depois retire, coloque em um saquinho ou mais (a depender da quantidade) e volte para o freezer.
  • Quando for prepará-la, basta tirar do freezer e colocar na água fervendo.
  • Quando a massa boiar, deixe por mais 5 minutos.
  • Retire e coloque o molho.

Vale destacar que a massa congelada não perde seu sabor e nem sua qualidade!

Então, se você gosta mesmo de se aventurar na cozinha, coloque as mãos na massa literalmente, e produza deliciosos pratos inspirados com as receitas acima!

Dicas pela Web
Comentários