29 receitas de massa de pizza perfeitas para qualquer ocasião

Podendo ser feita apenas com farinha, água e óleo, ou com ingredientes mais elaborados, a verdade é que o segredo de uma boa pizza está em uma massa bem feita

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Gordelícias

Superpopular, a pizza está presente na alimentação dos mais variados lugares do mundo. Possui sua origem provável no Egito, onde o povo daquela região inventou a primeira mistura de uma massa utilizando farinha e água.

Há ainda aqueles que atribuem o surgimento desta massa aos gregos, os quais utilizavam farinha de trigo, de arroz ou de grão de bico, assando-as sobre tijolos quentes. Porém, é inegável que sua popularidade mundo afora deve ser atribuída aos italianos, os responsáveis pela pizza que conhecemos atualmente.

As possibilidades de cobertura para a pizza são infinitas, variando de acordo com o gosto pessoal e a criatividade de quem a prepara, mas o grande diferencial de uma boa pizza está em preparar a massa perfeita.

A massa ganhou versões diferenciadas, adicionando maciez ou crocância ao resultado final da pizza, variando inclusive seus formatos e espessura. Confira a seguir uma seleção de deliciosas opções de massas de pizza e deixe seu prato ainda mais saboroso:

Massa simples

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

1. Massa com dois ingredientes: mais simples, impossível! Para fazer esta massa, somente dois ingredientes são necessários: iogurte grego e farinha de trigo com fermento, conferindo um aspecto leve à mesma. Se desejar, é permitido adicionar sal à gosto, garantindo uma massa ainda mais saborosa.

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2. Massa com três ingredientes: aqui, ao invés de utilizar o iogurte, a água morna se faz necessária para agregar os ingredientes secos. Estes correspondem somente à farinha de trigo, fermento biológico e sal. Basta sovar por cerca de 5 minutos e deixar a massa descansar por duas horas antes de abri-la.

3. Massa básica: como um dos países que mais consome pizza no mundo, nada melhor do que saber fazer uma massa básica de pizza. Para isso, será necessário, farinha de trigo, fermento biológico, azeite, sal, açúcar e água morna. O segredo é sovar bem a massa, garantindo maciez e facilidade na hora de abri-la.

4. Massa de liquidificador: com uma textura que nos remete a uma torta, esta massa é prática, tendo seus ingredientes misturados com o auxílio de um liquidificador. Em seu preparo, farinha de trigo, ovos, leite, fermento em pó, óleo e sal. Se desejar, adicione ervas secas para deixá-la ainda mais saborosa.

5. Massa fácil: utilizando a base de farinha de trigo, sal, fermento e açúcar, adicione os ingredientes líquidos, misturando-os completamente. O período de descanso deve ser de uma hora, sendo depositada em uma tigela, coberta com um pano úmido e armazenada no micro-ondas ou forno desligado.

6. Massa deliciosa: o diferencial desta versão é que a autora optou por utilizar leite morno em vez de água, adicionando sabor e maciez à massa. O tempo de descanso necessário para a massa é reduzido, cerca de 30 minutos, acelerando o preparo. Para assá-la, leve ao forno em temperatura alta por 8 minutos antes de colocar sua cobertura.

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7. Massa italiana: para preparar a tradicional massa italiana, além da farinha de trigo é indicado utilizar cerca de 100 gramas de semolina. Dentre os outros ingredientes, açúcar cristal, fermento biológico seco, sal e água morna. Esta versão pode ser levada ao forno crua, onde irá assar juntamente com os ingredientes de sua cobertura.

8. Massa de Nápoles: o ingrediente mais inusitado desta receita é o mel, o qual é adicionado, junto com a água morna e o fermento biológico, no centro de um montinho de farinha de trigo. Depois de bem misturados, basta incorporar a farinha misturando-a no sentido das beiradas ao centro. Se necessário, adicione mais água para facilitar a sova, que deve ser feita por 10 minutos.

Massas diferentes

Foto: Reprodução / Sal de Flor

9. Massa mole: esta opção não resulta na textura tradicional de massa de pizza, mas em uma versão cremosa, que ao ser assada torna-se macia e um pouco mais alta do que a versão original. O preparo? Basta misturar seus ingredientes, deixar descansar por uma hora, espalhar sobre uma assadeira e colocar a cobertura que desejar.

10. Massa crocante: essa versão é a opção ideal para quem não abre mão daquela crocância a cada mordida. Segundo a autora, o segredo de sua textura está em sovar bastante a massa, por cerca de 15 minutos. Os ingredientes são os triviais, e aqui ela foi assada em uma forma de formato retangular, deixando-a com um visual inusitado, porém apetitoso.

11. Massa fina: também conhecida como flatbread, essa é uma massa bem fininha que fica entre o pão e a massa de pizza, tradicional da Austrália. Nesta receita, a massa foi preparada em uma frigideira, mas é possível utilizar o método padrão, levando-a para assar no forno.

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12. Massa folhada: e por que não uma versão utilizando massa folhada? Para prepará-la é recomendável o uso de massa folhada comprada pronta. Ela deve ser aberta sobre a forma e receber furos com um garfo em toda a sua extensão, para que seja assada por igual.

13. Massa extra macia: segundo a autora, esta opção possui textura macia e crocante ao mesmo tempo, sendo preparada com farinha de trigo especial peneirada, fermento biológico, açúcar, leite morno, sal e óleo. Rende dois discos de pizza grandes e a altura da massa pode ser de acordo com seu gosto pessoal.

14. Massa pan: versão da massa muito famosa em uma rede de pizzarias no mundo todo, esta opção é uma massa bem densa, com textura que nos remete a um pão. O diferencial dentre seus ingredientes está no uso de leite em pó, o qual confere mais sabor e textura ao preparo.

Foto: Reprodução / Vai Comer o Quê?

15. Massa de iogurte: se você busca rapidez e praticidade, então esta é a receita ideal. Feita em apenas 5 minutos, possui maciez e crocância na medida certa, utilizando-se de poucos ingredientes. Dentre eles, farinha de trigo, iogurte grego, fermento químico e sal. Bastar bater os ingredientes em uma batedeira com gancho e abri-la sobre a forma para receber a cobertura.

16. Massa de frango: opção criativa, não utiliza massa feita com farinha, mas sim um peito de frango moído no processador, ou liquidificador, e temperado com sal e pimenta. Para garantir que esta “massa” não grude na assadeira, unte-a e polvilhe farinha em toda a sua extensão. Depois basta levar ao forno pré-aquecido em 180° até começar a dourar e posteriormente adicionar a cobertura desejada.

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17. Massa de pão de forma: outra aposta esperta para quem está sem tempo ou com muita fome. Aqui aquele pão de forma que estava parado em sua geladeira pode virar uma deliciosa e prática massa de pizza. Basta passá-lo em um ralador no buraco de menor tamanho, misturá-lo com creme de leite, fermento em pó, queijo parmesão e ovos até formar um creme homogêneo. Então, espalhe-o sobre uma forma untada, leve ao forno de 10 a 15 minutos e depois rechear sua pizza.

18. Massa de pizza de frigideira: buscando deixar a massa mais saborosa, adicione alho picado. Após misturar os ingredientes e deixá-la descansando, sove-a novamente para retirar as bolhas de ar. Abra a massa em discos finos e leve-a ao fogo em uma frigideira antiaderente. Rende cerca de 6 porções.

19. Massa com cerveja: a utilização desta bebida alcoólica na massa da pizza garante um resultado mais crocante. A cerveja deverá estar morna antes de ser misturada com o restante dos ingredientes. O tempo de descanso da massa é de uma hora.

Massas saudáveis

Foto: Reprodução / Lactose Não

20. Mini massa integral: para esta versão rica em nutrientes, a autora utiliza um mix de farinha, contendo farinha de trigo, farinha de aveia e farinha de trigo integral. Para deixar a massa ainda mais leve, troque o açúcar refinado pelo demerara. Para cortar discos pequenos, conte com a ajuda de um copo de boca larga.

21. Massa integral com iogurte: rendendo dois discos de massa, esta receita leva apenas cinco ingredientes em seu preparo: farinha de trigo integral, fermento químico, sal, azeite e iogurte natural sem açúcar. Para misturá-los uniformemente, a batedeira com gancho é a melhor ferramenta.

22. Massa sem glúten e sem lactose: para substituir a tradicional farinha de trigo, misture farinha de arroz, fécula de batata, goma hidratada de tapioca e goma xantana. Adicione sal, fermento biológico seco, açúcar demerara, água morna, azeite de oliva e um ovo. Garantia de uma saborosa pizza até para quem possui uma dieta restritiva!

23. Massa de brócolis: opção low carb, possui preparo simples e necessita de poucos ingredientes. Basta cozinhar os brócolis no vapor, triturá-lo em um processador até que desmanchem, retirar o excesso de líquido, adicionar sal, pimenta e uma clara, misturando os ingredientes. Por fim, espalhe em uma assadeira e leve para assar por cerca de 25 minutos.

24. Massa de couve-flor: parecida com a receita anterior, utiliza somente a parte crespa da couve-flor, sem os talos. Basta picá-la em uma farofa fina, e cozinhá-la no micro-ondas. Adicione alho ralado, mussarela ralada fina, noz moscada e ovo. Abra a massa em uma forma, moldando-a com a mão e asse-a por 15 minutos.

Foto: Reprodução / Quitutes da Andréa

25. Massa de abobrinha: mais uma opção que troca a massa feita com farinha por um legume, adicionando nutrientes e deixando a receita com menos calorias. Aqui, a abobrinha ralada é misturada com um ovo, queijo parmesão e mussarela à gosto e temperada com sal e pimenta. Para evitar que a massa grude no fundo da assadeira, utilize o papel manteiga, forrando-a.

26. Massa de madioca: aqui a base da massa é feita a partir de mandioca cozida na água com sal, escorrida e amassada. Para que a mesma mantenha o formato característico da pizza, abra-a em uma forma ou prato, amassando com as mãos, garantindo que esta fique bem aderida no momento do corte da pizza. Pode ser assada o forno ou no micro-ondas por 5 minutos.

27. Massa de quinoa e batata doce: simples e fácil de preparar, esta versão possui carboidratos de baixo índice glicêmico, com absorção lenta e gradual, gerando energia por mais tempo. Basta triturar a quinoa no processador e adicioná-la, juntamente com o sal marinho ao purê de batata doce. Espalhe a massa em uma forma com papel manteiga e asse até as bordas escurecerem.

28. Massa vegana: ideal para quem não consume ingredientes de origem animal, esta opção leva apenas farinha de trigo, azeite, sal, fermento biológico seco e água morna. Ela possui uma textura mais grossa, devendo ser disposta em uma assadeira untada para evitar que esta grude na forma.

29. Massa low carb: novamente o peito de frango triturado é utilizado como base da massa. Aqui, ele ainda é misturado com queijo ralado, ovos, azeite, fermento químico, sal e pimenta. Depois de formar uma massa uniforme, leve ao forno pré-aquecido por cerca de 10 minutos. Por fim, adicione a cobertura desejada e saboreie esta inusitada versão.

Seja em sua versão original, com farinha de trigo, ovos e água, ou com uma das inúmeras variações possíveis, não há nada mais prazeroso do que saborear uma pizza, sozinha ou acompanhada. Escolha sua receita favorita e mãos à massa!

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