Máscara reconstrutora: como ela pode transformar seus fios?

Escrito por
Em 04.08.20

iStock

Com a correria do dia a dia, é comum não darmos tanta atenção às madeixas. Muitas vezes, elas podem precisar de produtos especiais, como a máscara reconstrutora, que promete dar brilho e proteção aos fios. Para conhecer mais sobre esse produto, conversamos com a cabeleireira Renata Libardo. Confira os detalhes a seguir!

Continua após o anúncio

O que é e para que serve a máscara reconstrutora?

É uma máscara que vai reconstruir o fio fechando por mais tempo a cutícula que está aberta ou ressecada, dando assim, proteção e brilho.

Cada produto tem uma tecnologia e fórmula diferente, no entanto, os principais ingredientes em comum que essas máscaras têm são:

  • trigo
  • soja
  • água

Além desses, existem marcas que usam outros ingredientes, como o argan ou extrato de fruta ou vitamina que ajude nessa tecnologia.

8 melhores máscaras reconstrutoras para cuidar das madeixas

Sabemos para que serve a máscara reconstrutora e quando o uso dela é indicado. Portanto, é hora de conhecermos as melhores opções disponíveis no mercado. Para isso, conheça a avaliação das blogueiras sobre as seguintes marcas:

1. Creme de Tratamento 2 em 1 Caju e Murumuru – $

Essa máscara da Skala é ótima para quem não quer gastar muito, mas quer um excelente resultado. Ela contém Murumuru, um ingrediente 100% brasileiro que após extraído, assemelha-se a uma manteiga de ótima qualidade. Um produtinho que promete dar movimento e alinhamento aos fios!

“Em relação a Reconstrução e a Nutri Reconstrução que ela promete, também é bem bacana, ela deixa as pontas recuperadas e ajuda demais deixar os fios nutridos alinhando os fios e deixando eles emolientes. Em geral gostei demais dela e foi uma das máscaras da marca que meus fios mais gostaram, gostei da fórmula, por ela ser natural e ter reagido super bem nos meus cabelos sem causar nenhum efeito rebote ou pesar nos meus cabelos.” – Pimenta de Açúcar

2. Mascara S.O.S Hidratação Bio-Reconstrução Fortalecedora Salon Line – $

Já essa, além do custo-benefício, destaca-se por ser inclusiva: ela pode ser utilizada em todos os tipos de cabelo. Incrível, não é mesmo? Ela contém ativos do ovo, colágeno e queratina, que regeneram a fibra dos fios e os deixam mais fortes. Além disso, a aplicação é super-rápida e o resultado aparece após cerca de três minutinhos.

“Meus cabelos ficaram lindos, brilhantes e muito sedosos. Deu para ver a diferença. Além disso, o cheiro do produto ainda permaneceu fielmente. O que mais me encantou foi que mesmo no outro dia o cabelo estava muito mais baixo e alinhado.” – Cris Nobrega

3. Máscara Novex Plástica Antiage – $$

Aqui, o produto é indicado para quem está com os cabelos sem vida. Ela contém óleo da Camelina Dourada, que é rico em ômega 3 e vitamina E. Além de reconstruir e devolver o brilho às madeixas, ela também tem ação antioxidante.

Continua após o anúncio

“Para o meu cabelo ele é um ótimo creme de manutenção em casa. Meu fio está quebrando e caindo beeeem menos. Eu achei que ele deixou meu fio brilhante até mesmo agora que o ruivo já está desbotando. Não pesa no meu cabelo misto e deixa o cabelo muito macio apesar de ser tingido.” – Ju Romano

4. Máscara Absolut Repair L’Oréal Professionnel – $$$$

Quer um resultado profissional e de salão? Então, essa máscara é uma excelente opção. Isso porque ela contém AçãoLipidium, um coquetel com vários ingredientes responsáveis por reconstruir as fibras capilares profundamente. Por fim, ela ainda auxilia na diminuição da porosidade dos fios e do frizz.

“A Absolut Repair é uma excelente máscara com ação nutritiva e reconstrutora, que deixou meu cabelo macio, hidratado, mais forte e nutrido. Possui ação rápida e tem um cheiro muito gostoso. Está mais que aprovada!” – Desejos de Beleza

5. Máscara Reconstrutora e Hidratante Cavalo Forte Haskell – $$$

A máscara da Haskell, além de reconstruir os fios, auxilia no crescimento das madeixas. Ela contém ativos que ajudam o cabelo a crescer saudável e sem pontas duplas, além de auxiliar na elasticidade dos fios e protegê-los das ações externas.

“A máscara tem a textura mais mole, bem cremosa e desembaraça muitíssimo bem o cabelo, é bem emoliente. O cabelo secou muito macio -adorei a parte da maciez- muito hidratado e no dia seguinte estava ainda melhor. Porque como a linha é bem potente no dia seguinte o cabelo já havia absorvido o excesso. O único ponto negativo foi o cabelo ficar oleoso mais rápido, mas gostei bastante do resultado.” – Bia Munstein

6. Máscara Reconstrutora UTI Forever Liss – $$$$

Outra máscara incrível para quem quer um resultado profissional. Ela tem tecnologia com ativos como colágeno, queratina e proteína. Superindicada para cabelos que sofreram com processos químicos e precisam de tratamento intensivo para ter brilho, maciez e sedosidade novamente.

“Como o meu cabelo já sofreu muito processo químico, a máscara foi perfeita para o meu caso. O meu cabelo ficou muito macio ao toque, e a queda de fios durante o banho também diminuiu.” – Bá Nassar

7. Máscara Reconstrutora Intensiva Complete Repair Amend – $$$

A máscara da Amend também promete devolver a vida aos fios quebradiços. Em sua fórmula, conta com o Bio-Amino Reconstrutores, que repara profundamente a fibra capilar, trazendo novamente o brilho e a maciez dos fios, além de protegê-los contra agressões externas.

“Resultado? Cabelos extremamente macios, com brilho, resistente e mais encorpado. Usando a cada 15 dias nunca pesou meu cabelo, mas se exagerar com certeza vai pesar. O que mais amo nessa máscara Repair da Amend é que ela nunca deixou meu cabelo duro, nem parece reconstrução, de tão sedoso o fio fica. É um ótimo investimento e vale cada centavo.” – Mulheres Divando

8. Máscara Capilar Match SOS Reconstrução – $$$

Aqui, a proposta é deixar os fios recuperados, fortes e resistentes. A marca promete cabelos 3x mais resistentes à quebra desde o primeiro uso. Como ingredientes, utiliza aminoácidos e proteína para garantir o resultado prometido.

Continua após o anúncio

“Gostei da minha experiência com o produto e pela praticidade em realizar uma reconstrução nos fios, sem aquela necessidade de ficar por um bom tempo com o produto nos fios, consegui ter o mesmo resultado fazendo em tão pouco tempo no banho.” – Dayane Guimarães

Agora que você conheceu as melhores opções de máscaras, é hora de aprender o modo correto de utilizá-las, não acha?

Como usar máscara reconstrutora passo a passo

  1. Higienize os fios somente com shampoo;
  2. Retire o excesso de água dos fios;
  3. Faça uma divisão do cabelo, em quanto mais partes dividir é melhor;
  4. Aplique do comprimento às pontas, sem pegar na raiz e massageie;
  5. Deixe no tempo indicado na embalagem;
  6. O ideal é ter uma forma de calor para abrir a cutícula do fio e o produto penetrar melhor no cabelo, como o climazon, sol ou toca térmica;
  7. Enxague sem usar o condicionador.

A frequência do tratamento depende se o cabelo é natural ou descolorido. O natural precisa de manutenção de 15 em 15 dias ou uma vez por mês para manter o brilho. Caso tenha descoloração ou porosidade, é indicado utilizar toda semana.

Além disso, antes de usar qualquer produto no cabelo é necessário avaliar o tipo de fio para identificar qual a necessidade. Assim, você analisará se o fio precisa de uma máscara para brilho, uma reconstrutora ou apenas de uma hidratação mais profunda.

Renata ainda explica que é importante verificar o tipo de cabelo e do produto para não pesar demais. Isso porque se o cabelo estiver muito poroso, o produto não vai dar o resultado esperado.

Viu só como essa máscara pode dar vida novamente aos seus fios? Se você gostou desse conteúdo, vai adorar conhecer mais informações sobre o cronograma capilar.