Máscara de proteção: como fazer em casa passo a passo

Escrito por
Em 27.08.20

iStock

A pandemia de COVID-19, causada pelo coronavírus, exige que nos atentemos mais aos nossos cuidados com higiene, que podem impedir a transmissão da doença. Uma das recomendações para conter a disseminação do vírus nas secreções respiratórias é o uso de máscara de proteção. Aprenda a fazer a sua em casa com materiais simples!

Continua após o anúncio

Como fazer máscara de proteção

Você vai precisar de

  • Tecido de algodão
  • Elástico
  • Linha e agulha ou cola para tecido
  • Ferro de passar

Passo a passo

  1. Corte um tecido de algodão em formato de retângulo (20 cm x 18 cm ou 20 cm x 20 cm);
  2. Faça de 2 a 3 dobras, de 1 a 2 cm cada, e vinque com um ferro de passar;
  3. Costure ou cole todas as bordas, sem esquecer de colocar um cordão ou elástico para prender a máscara no rosto.

Essa máscara é recomendada para uso emergencial e não dispensa outros cuidados, como lavar bem as mãos e evitar levá-las ao rosto.

Outras formas de fazer máscara de proteção

Selecionamos alguns tutoriais com outros métodos de fabricação de máscaras protetoras, confira os vídeos a seguir:

Máscara de proteção caseira com jeans

O tecido jeans tem as fibras em uma trama bem fechada que ajuda a segurar a maior parte das impurezas, oferecendo uma máscara bastante resistente.

Máscara de tecido com filtro

Essa versão tem um bolso para inserir um papel de filtragem, que é descartável e pode ser trocado a cada uso. O modelo no vídeo é muito semelhante ao que foi recomendado por especialistas da UFSC.

Máscara de proteção de TNT

Se você tem pouca habilidade com costura, essa pode ser a melhor versão para você. Com apenas TNT, cola e elástico, você conseguirá uma máscara para se proteger.

Continua após o anúncio

Lembre-se sempre de respeitar as outras recomendações da etiqueta respiratória e de manter sua máscara limpa. Confira também como lavar as mãos corretamente para se proteger e fique em casa o máximo de tempo possível.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.