Ghee: manteiga clarificada é opção saudável para substituir a tradicional manteiga

Ela é um óleo puro, sem toxinas e sal, extraído da manteiga, num processo em que inclusive a lactose é removida

Escrito por Tais Romanelli
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Com a crescente procura por alimentos mais saudáveis, um “novo tipo” de manteiga ganhou destaque, tornando-se praticamente indispensável no cardápio das pessoas adeptas de uma alimentação equilibrada e mais natural possível: o ghee. Também conhecido como manteiga clarificada ou manteiga ghi, é utilizado na medicina Ayurveda e na cultura indiana como um alimento curativo e rejuvenescedor.

Giovana Morbi, nutricionista ortomolecular, explica que o ghee, mais conhecido como manteiga clarificada, é muito popular na cozinha indiana. “Se você conversar com um verdadeiro indiano, ele dirá que ghee e manteiga clarificada não são a mesma coisa. Porém, na verdade, existe apenas uma diferença pequena entre ambos, que é uma das etapas do processo de produção. Mas nada significativo”, diz. Por isso, no Brasil, o ghee é chamado sem problemas de manteiga clarificada.

Como muita gente já sabe, a vaca é um animal sagrado na Índia. Assim, pelo fato de o ghee ser preparado a partir do leite da vaca, é considerado um alimento muito poderoso, de acordo com a nutricionista Giovana.

“A manteiga clarificada nada mais é do que um óleo puro, sem toxinas e sal, extraído da manteiga (como o próprio nome diz), num processo em que a água, os componentes sólidos e toxinas provenientes da gordura do leite da vaca são removidos, inclusive a lactose. Por isso, de uma forma geral, pode ser consumida por intolerantes à lactose”, esclarece Giovana.

Benefícios do ghee para a saúde

Mas, afinal, quais benefícios o ghee (ou manteiga clarificada) oferece à saúde? Por que substituir a manteiga tradicional pela clarificada?

Leia também: 10 alimentos que parecem saudáveis mas não são

Giovana ressalta que, na Ayurveda, o ghee é considerado um alimento regenerador e rejuvenescedor. Entre os benefícios que oferece à saúde, estão:

  • É benéfico para o fígado;
  • Fortalece as defesas naturais do organismo;
  • É bom para problemas gastrintestinais (é muito utilizado no tratamento de úlceras);
  • Favorece a saúde dos pulmões;
  • Ajuda a melhorar a memória;
  • Ajuda a deixar as articulações mais elásticas, resultando num menor risco de hipertensão e doenças cardiovasculares;
  • É excelente para a digestão, pois estimula a produção de sucos gástricos;
  • É versátil, podendo ser utilizado inclusive em preparações que vão ao fogo por bastante tempo;
  • Pode ser uma opção para alérgicos à lactose (mas isso depende do nível de sensibilidade da alergia da pessoa, por isso deve ser visto com cautela, e orientado por profissional da saúde).

Como fazer o ghee?

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A manteiga clarificada pode ser encontrada hoje na maioria das lojas de produtos naturais. Mas, quem preferir, pode produzir a sua! Há várias maneiras de preparar, de acordo com Giovana, mas, abaixo, a nutricionista ensina uma delas.

Você vai precisar de:

  • 500 gramas de manteiga SEM SAL
  • Uma panela alta ou de fundo grosso
  • Um tecido de algodão

Modo de preparo:

  1. Na panela, coloque toda a manteiga e leve ao fogo baixo para que ela derreta lentamente. Se a manteiga queimar, não fica bom.
  2. Deixe cozinhar até formar uma espuma branca na superfície (detalhe: essa espuma branca nada mais é do que lactose).
  3. Retire a espuma lentamente com uma escumadeira ou colher grande.
  4. Repita o processo até que a espuma para de se formar (o que vai demorar dependendo da quantidade de manteiga que usar e da qualidade dela).
  5. Depois de retirar absolutamente toda a espuma branca, deixe a manteiga descansar por uns 30 minutos para que o restante dos sólidos desça para o fundo da panela.
  6. Coe o líquido. Você pode usar um pano limpo de algodão ou gaze estéril para auxiliar.
  7. Coloque em um pote de vidro com tampa e armazene na geladeira (para durar mais).

De acordo com a nutricionista, a receita rende 400 gramas de manteiga clarificada. “Não precisa guardar na geladeira, mas é bom para durar mais. Ela não fica rançosa e tem validade de 3 meses”, diz.

Abaixo você confere um vídeo também ensinando uma maneira de preparar a manteiga clarificada em casa:

“Se quiser, você pode ainda, acrescentar outros sabores em sua manteiga, como ervas finas, alho… Fica uma delícia!”, sugere a nutricionista.

Como usar a manteiga ghee

Apesar de hoje já fazer o maior sucesso, ainda há algumas dúvidas sobre o consumo da manteiga clarificada. Abaixo, você confere os esclarecimentos para as principais.

1. Posso usar a manteiga ghee em qualquer receita? Pode ser aquecida?

Sim, ela é superversátil, podendo ser usada simplesmente para passar num pão integral, por exemplo, como em preparações que vão ao fogo.

“Uma grande vantagem é que ela suporta bem altas temperaturas. Diferentemente de alguns óleos que, quando submetidos a temperaturas muito altas por muito tempo, podem produzir substâncias extremamente nocivas à saúde. Com a manteiga clarificada, porém, isso não acontece! Por isso é um bom alimento para usar em preparações que vão ao fogo por muito tempo”, destaca Giovana.

2. Quem tem intolerância à lactose pode consumir?

O ghee é o óleo puro, sem toxinas e sal, extraído da manteiga. A água, os componentes sólidos e toxinas provenientes da gordura do leite da vaca são removidos, inclusive a lactose. Por isso, em geral, a manteiga clarificada poderia ser uma opção para intolerantes a esse componente, já que, no calor, as proteínas do leite são desnaturadas e teoricamente removidas.

“Porém, pessoas com alergias sérias a esse alimento devem consumir com cautela. Como o organismo da pessoa vai reagir depende muito do nível de sensibilidade da alergia, mas, de uma forma geral, a digestão desse tipo de manteiga é bem mais fácil”, diz Giovana.

É preciso saber que a eliminação da lactose pode não ser completa no processo, por isso, pessoas alérgicas à proteína do leite ou intolerantes só devem apostar na manteiga clarificada com orientação médica.

3. Existe contraindicação?

”Apenas pessoas com alto nível de alergia às proteínas do leite devem tomar cuidado com o consumo”, destaca Giovana.

4. Manteiga ghee emagrece? Pode ser usada livremente num processo de emagrecimento?

Não é correto dizer que um alimento por si só emagrece. “A manteiga ghee definitivamente não ajuda a emagrecer. É um óleo, uma gordura, então é calórica, porém, é mais saudável. Mesmo assim deve ser usada com moderação”, ressalta Giovana.

“Apesar de ser excelente para a saúde, ninguém deve comer a manteiga ghee à vontade. Ela é, sim, um bom alimento, mais saudável e puro que a manteiga normal, porém, tem calorias e é uma gordura saturada. Coma sempre com consciência”, acrescenta a nutricionista.

Onde comprar

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Ghee é encontrado na maioria das lojas de produtos naturais. O preço é um pouco elevado: um potinho de 268ml, por exemplo, custa na faixa de R$31. Assim, quem opta por fazer em casa, costuma economizar significativamente, mas, é claro, não tem a praticidade de já comprá-la pronta.

Agora você já sabe por que o ghee tem feito cada vez mais sucesso entre as pessoas adeptas de uma alimentação saudável! Lembre-se que, mesmo sendo benéfica à saúde, trata-se de uma gordura, possui calorias, e que, se consumida em excesso, pode trazer prejuízos à saúde.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web
Comentários