20 receitas de macarrão com queijo para um jantar rápido e gostoso

Escrito por Nicole Dias

Foto: iStock

Quando duas maravilhas se encontram, há pouca chance de dar errado. É o caso do macarrão com queijo, o tradicional “mac and cheese” americano. Embora seja um prato bastante popular nos Estados Unidos, dizem as histórias que foi trazido da Europa. O que temos certeza é que essa delícia conquistou o mundo – e já já estará na sua cozinha também.

Chegou a hora de descobrir toda a versatilidade de uma receita que pode acabar se transformando em várias outras. Do macarrão com queijo que suja uma panela só até aquele que usa trufas negras, é hora de colocar a mão na massa – literalmente. Confira as sugestões e bom apetite.

Receitas de macarrão com queijo simples

Foto: Reprodução / Dani Noce

1. Macarrão com queijo de micro-ondas: onde estão os apaixonados por aquelas receitas que sujam pouca louça? Essa delícia aqui é perfeita para um jantar de uma pessoa só. Feito no micro-ondas, o prato fica pronto rapidinho. O toque especial da lista de ingredientes é o alho crocante e douradinho.

2. Macarrão com queijo cheddar: para os dias mais frios, um prato que dá aquele quentinho por dentro. Fácil de fazer, esse macarrão com queijo é ideal para aquelas pessoas que não são exatamente especialistas na arte de encarar as panelas. É preciso apenas oito ingredientes e alguns minutos para ficar tudo pronto. Se você não é muito fã do sabor do cheddar, pode acrescentar meia caixinha de creme de leite ao preparo para suavizá-lo.

3. Macarrão com queijo e tomilho: custo baixo, dificuldade baixa, 15 minutos entre preparar, cozinhar e comer. Parece quase difícil de acreditar, mas essa receita é real – e MUITO gostosa. Aqui o molho é feito com creme de leite fresco, leite integral e queijo gruyère, enquanto o tomilho dá um toque especial. Divino!

Leia também: 10 receitas de arroz à Piamontese para deixar seus convidados babando

4. Macarrão com queijo e bacon: tudo fica mais gostoso quando tem bacon, e no macarrão com queijo isso é a mais pura realidade. O modo de preparo não tem muito mistério, e o primeiro passo é fritar os cubinhos de bacon em azeite até ficarem bem crocantes. Tomates picadinhos incrementam o prato, mas são opcionais.

5. Macarrão com queijo provolone: pronta para fazer uma janta gostosa e que suja apenas uma panela? Esse macarrão com queijo é feito com uma mistura de parmesão e provolone, o que dá um sabor bem intenso. Para uma porção grande, utilize 1 xícara de macarrão.

6. Macarrão 3 queijos: você não precisa ter uma geladeira lotada de ingredientes especiais para fazer um jantarzinho diferente. Aqui, o prato é preparado com cream cheese, requeijão e parmesão, além de ovos, manteiga, leite e noz moscada – alimentos acessíveis e que normalmente você já tem em casa. Que tal experimentar?

7. Macarrão com queijo e molho bechamel: o molho bechamel é daqueles que você aprende a fazer uma vez e depois pode utilizar em diferentes ocasiões. Ele é elaborado com leite, farinha, manteiga, sal, pimenta e noz-moscada e vai bem até em sanduíches. Além de molho, essa massa leva 10 fatias de bacon e queijo cheddar ralado.

8. Macarrão com molho de queijo: para esse molho delícia, é preciso misturar queijo cheddar ralado, leite, ovo, manteiga, noz-moscada, mostarda, sal e pimenta do reino, cozinhando até encorpar. Depois basta juntar o molho com o macarrão cozido em uma travessa e gratinar no forno. Nhammm!

Leia também: 10 canais do Youtube para quem ama cozinhar

Receitas de macarrão com queijo especiais

Foto: Reprodução / Vai Comer O Que

9. Macarrão com queijo vegano: se engana quem acha que a alimentação sem ingredientes de origem animal não pode ser uma gostosura. A versão vegana do macarrão com queijo é feita com uma mistura de batata, cenoura, alho e castanha de caju. O resultado é cremoso e o sabor lembra muito o do queijo.

10. Macarrão com queijo trufado: uma receita simples também pode ganhar seus toques de sofisticação. O segredo é caprichar na escolha dos ingredientes. Se você quer surpreender, incremente seu macarrão com queijo com lascas de trufas negras, azeite trufado e cheddar cremoso. Para dar um charme extra, sirva em panelinhas de cobre.

11. Macarrão com queijo gruyère: com textura cremosa e sabor mais forte e marcante, o gruyère é o queijo escolhido para fazer bonito nesse macarrão. Além dele, a receita pede manteiga, farinha de trigo, leite, queijo cheddar e queijo parmesão. Você pode substituir por queijos que tiver em casa, mas essa combinação merece ser degustada pelo menos uma vez na vida!

12. Macarrão com queijo do reino: pra que comer macarrão instantâneo se você pode, em dois palitos, fazer uma refeição digna de restaurante? Esse mac’n’cheese de uma panela só leva o gostoso queijo reino, que pode ser substituído por mussarela ou prato. Para um toque final, salpique com um parmesão de boa qualidade.

13. Macarrão com queijo estilo caipira: você não precisa utilizar cheddar em todas as receitas desse clássico prato americano. Esta alternativa utiliza queijo colonial (também pode ser meia-cura), mussarela e parmesão, assim como um molho branco feito com leite desnatado. Rende duas porções bem servidas. Inspiração para o jantar de hoje, hein?

Leia também: 10 coisas que todo mundo que ama comer entende

14. Macarrão com queijo emmental: com sabor suave e levemente adocicado, o queijo emmental aparece nessa receita em um molho especial feito com manteiga, farinha de trigo, cebola, leite, creme de leite, louro, noz-moscada e pimenta. Aliás, fica a dica: o molho também fica ótimo em outras receitas, como carnes ou batata assada. Hmmmm!

15. Macarrão com queijo gouda: três queijos são as estrelas dessa opção: mussarela, gouda e gorgonzola. Uma explosão de sensações. A receita fica pronta em pouco mais de 30 minutos e serve de 3 a 4 pessoas – depende do tamanho da fome.

16. Macarrão com queijo fit: é possível comer coisas gostosas sem fugir totalmente da dieta. Para uma alternativa mais levinha do prato, troque o queijo por outros ingredientes mais nutritivos. Essa receita, por exemplo, leva couve-flor, salsinha, batata doce, alho, páprica, tomate e sementes de mostarda. Perfeita para aqueles dias em que bate a vontade de um jantar quentinho.

17. Macarrão com queijo e couve-flor: couve-flor é um ingrediente mais versátil do que você imagina – e traz vários benefícios para a saúde. Esse prato pede três xícaras do vegetal cozido no vapor, além de mussarela e gouda picadinhos. Trata-se de uma maneira fácil de colocar mais nutrientes nas suas refeições do dia a dia. Gostou?

18. Macarrão com queijo para fondue: sabe aquele queijo para fondue que você já compra pronto no supermercado? Ele é o protagonista dessa receita, que fica pronta em poucos minutos. Basta fritar alho em azeite extra virgem, acrescentar o queijo e uma xícara de leite, mexendo até derreter. Quando estiver pronto, coloque por cima do macarrão cozido e leve ao forno até dourar. Depois é só se deliciar.

Leia também: 11 receitas de panqueca de frango que beiram a perfeição

19. Macarrão com queijo sem lactose: quando existe criatividade na cozinha, ninguém fica de fora na hora de jantar. Esse macarrão, perfeito para uma ocasião em família, é feito com açafrão, molho de mostarda e castanha-do-Pará. Pode ser servido cremosinho ou ficar alguns minutos no forno para gratinar.

20. Macarrão com Queso Torta de Oveja: já aconteceu de você viajar para algum lugar diferente, comprar um queijo e não saber como usá-lo? Combinando com uma boa massa, não tem erro. Elegante, essa proposta leva leite de ovelha, além de um molho bechamel feito com exatidão. Para levar o jantar em casa a outro nível.

Aproveitando que você já está com a mão na massa, confira esse truque: macarrão de panela de pressão. Rapidinho e delicioso.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web