Maca peruana: excelente estimulante sexual e auxilia no emagrecimento

Além da melhora da saúde sexual, este fitoterápico possui diversos benefícios para uma vida mais saudável

Escrito por Ana Kordelos

Foto: iStock

Com aparência semelhante a um rabanete, a maca peruana ou Lepidium meyenii é um tubérculo da família dos vegetais crucíferos como o repolho e o brócolis. Possuindo uso milenar, era muito utilizada pelos povos Incas, antes mesmo de estes criarem o seu império.

Tendo origem na região da Cordilheira dos Andes no Peru, é cultivada em solos comuns em altitudes onde o ar é mais rarefeito. Com uso frequente pelo exército inca, garantia vitalidade e altas doses de energia aos guerreiros, popularizando-se mundo afora devido a suas propriedades medicinais.

Como consumir maca peruana

Foto: iStock

Facilmente encontrada em farmácias e casas de produtos naturais, a dosagem padrão é de cerca de 1500 mg por dia, devendo ser divididas em duas a três doses de 500 mg deste composto. Confira suas formas de comercialização:

Em pó: versátil, esta versão pode ser consumida com o auxílio de líquidos ou até mesmo adicionada a receitas variadas, tanto doces como bolos e cremes quanto salgadas. Outra opção é consumi-la juntamente a uma salada de frutas, já que esta possui sabor neutro, não alterando o sabor das frutas.

Em cápsulas: opção segura para ingerir a quantidade recomendada da maca, as cápsulas possuem boa aceitação. Podendo ser adquirida em composições prontas ou através de fórmula manipulada, a segunda opção garante a dosagem ideal para as necessidades de cada paciente.

Leia também: 10 alimentos para aumentar sua libido

Apesar de ser encontrada em produtos industrializados, o ideal é que sua dosagem seja indicada por um nutricionista ou médico, garantindo melhores resultados e evitando possíveis efeitos colaterais por uma superdosagem.

8 benefícios incríveis da maca peruana

Foto: iStock

Embora sua popularidade venha da sua ação na saúde sexual, a maca peruana possui ótimos benefícios se consumida regularmente. Confira alguns destes benefícios de acordo com a nutricionista Ana Paula Moura:

1. Melhora da saúde sexual: com atuação na região do hipotálamo e nas glândulas suprarrenais, a maca garante um aumento na libido. Nos homens ainda é capaz de aumentar a produção de sêmen, de acordo com estudos científicos.

2. Aumento da performance esportiva: “rica em vitaminas e minerais, esta raiz ajuda a potencializar o rendimento em atividades esportivas, ajudando na rápida produção de energia.

3. Ameniza os sintomas de menopausa: segundo a profissional, nesta fase da vida da mulher os hormônios têm uma queda. “A maca ajuda na estabilização destes hormônios, aliviando sintomas comuns da menopausa”, explica.

Leia também: As 12 melhores posições sexuais do Kama Sutra para as mulheres

4. Melhora da pele: com o tempo de uso, muitas pessoas relatam melhora na aparência de acne e manchas na pele, além de reduzir a sensibilidade da pele em temperaturas extremas.

5. Aumenta a imunidade: “como é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco, magnésio, entre outros micronutrientes, a maca ajuda a fortalecer o sistema imunológico”, revela Ana Paula.

6. Ação antioxidante: de acordo com a nutricionista, esta ação se dá pela presença da vitamina E, um potente antioxidante natural que age eliminando substâncias que podem causar graves doenças no organismo, como câncer e doenças degenerativas cerebrais.

7. Ajuda no tratamento da anemia: “por ser um alimento rico em ferro, pode ser utilizado como coadjuvante no tratamento dos processos anêmicos”, orienta.

8. Melhora do humor: conforme a profissional relata, alguns estudos mostram que a maca peruana tem bons resultados na ansiedade e alterações de humor, podendo ser utilizada no tratamento de doenças como a depressão.

Leia também: 10 vitaminas para melhorar sua vida sexual

É importante frisar que estes benefícios podem ser alcançados através do consumo regular da maca, e as doses podem variar de acordo com as particularidades de cada organismo.

Maca peruana emagrece?

Foto: iStock

De acordo com a nutricionista, a maca peruana pode ser usada como um coadjuvante no tratamento da obesidade, apesar de ser rica em carboidrato. Isto é resultado da uma excelente composição de fibras que a planta possui, ajudando a produzir uma sensação de saciedade por mais tempo, além de regular o sistema gastrointestinal. “Esta fibra oferece saciedade, diminuindo a vontade de comer, principalmente nas pessoas que tem hábito de beliscar fora de hora”, ressalta Ana Paula.

Maca peruana como estimulante sexual

Foto: iStock

Conforme a profissional revela, existem estudos que comprovam o aumento da libido em homens e mulheres que consumiram a maca peruana. Se consumida por mulheres, ela ajuda controlar os hormônios, mantendo-os em equilíbrio. “Já nos homens, melhora a produção de testosterona e ainda age na fertilidade, aumentando o número de espermatozoides nos homens que estão utilizando este fitoterápico”, pontua.

Onde comprar

Fitoterápico de fácil acesso, é possível comprar a maca peruana em farmácias, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, sendo encontrada em comércios físicos ou lojas online, com valores variando de 15 até 85 reais.

Efeitos colaterais e contraindicações

Segundo Ana Paula, grávidas, lactantes e crianças não devem usar em hipótese alguma este suplemento. Além disso, pessoas com doenças ligadas à função hormonal ou câncer devem evitar seu consumo.

Leia também: Alimentos afrodisíacos: prazer que começa na mesa

Os efeitos colaterais de uma superdosagem incluem hemorragias em pacientes que fazem uso de anticoagulantes e possíveis diarreias e vômitos, demonstrando a importância do acompanhamento médico e nutricional.

Contando com benefícios variados conquistados através de seu consumo regular, a maca peruana pode ser o fitoterápico ideal para quem busca uma vida mais saudável, com mais energia e equilíbrio do organismo. Aposte!

Assuntos: Alimentação

Para você