5 benefícios do leite de arroz e receitas variadas para experimentar

Escrito por
Em 10.03.21

iStock

Por                                
Em 10.03.21

Feitas de cereais, frutas, oleaginosas, sementes ou grãos, as bebidas vegetais são uma alternativa cada vez mais consumida por vegetarianos e veganos. Pensando nisso, conversamos com Pollyana Guimarães (CRN 11529), nutricionista do Grupo Pardini, para saber mais sobre os benefícios e malefícios do leite de arroz. Acompanhe para conferir as informações da profissional, além de receitas para preparar a bebida em casa!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Benefícios do leite de arroz e cuidados necessários com o consumo

Pollyana explica que as bebidas vegetais “são bastante utilizadas por pessoas que buscam uma alternativa à proteína de origem animal, principalmente vegetarianos e veganos. Mas também os ‘leites’ vegetais têm sido uma alternativa para pessoas com quadros de alergia à proteína do leite de vaca ou intolerantes à lactose”. Veja, a seguir, outros benefícios apontados pela nutricionista:

5 benefícios do leite de arroz

  • É rico em vitaminas do complexo B: essas vitaminas “conferem diversos benefícios à saúde e, principalmente, ao sistema nervoso”, comenta.
  • É fonte de carboidrato: os carboidratos são essenciais para nos dar energia. “Mas precisamos ter o cuidado de não exagerar, principalmente quem está em processo de emagrecimento e pessoas com quadro de diabetes”, alerta Pollyana.
  • Ajuda na produção de serotonina: a nutricionista explica que o arroz é rico em aminoácidos como o triptofano. Ele é responsável pela formação de serotonina, que é o hormônio da alegria, proporcionando bem-estar.
  • É livre de gorduras saturadas: “por ser uma bebida livre de componente animal, não acarreta problemas cardiovasculares, o que favorece a saúde do coração”.
  • Pode ser enriquecido com vitaminas e minerais: Pollyana comenta que “alguns fabricantes enriquecem a bebida com algumas vitaminas e minerais, como cálcio, ferro e vitaminas D e A, que são importantes para o sistema imunológico, para a pele e para a saúde da visão.”

O leite de arroz pode fazer mal?

“Não podemos deixar de mencionar que o leite arroz é rico em carboidrato, portanto, para pessoas acometidas de diabetes, não é recomendado o consumo sem orientação medica ou nutricional”, alerta Pollyana. A nutricionista comenta ainda que, segundo a FDA (Food and Drug Administration), bebidas feitas de arroz podem ter traços de arsênio inorgânico. Por esse motivo, a longo prazo, podem causar alguns problemas cardíacos e câncer, se consumidas em excesso.

Pollyana complementa que “várias opções disponíveis no mercado possuem diferentes tipos de açúcares ou adoçantes, além de aromatizantes, corantes, emulsificantes e estabilizantes na sua composição. A sugestão é sempre ler a lista de ingredientes antes de comprar e, se possível, dar preferência para os orgânicos”, recomenda.

Como fazer leite de arroz

A nutricionista indica uma receita bem prática e rápida: basta cozinhar 1 xícara de arroz branco ou integral até ficar macio, bater no liquidificador com água filtrada morna e, em seguida coar. A seguir, selecionamos também outras 5 opções de preparo – algumas com ingredientes que vão trazer um sabor extra ao seu leite de arroz. Confira:

Leite de arroz simples

Aqui, você aprende como preparar o leite vegetal utilizando arroz cru. Para fazer, é só deixar os grãos de molho por 3h a 4h, bater no liquidificador e coar. Além disso, o vídeo traz também uma dica extra: veja como utilizar o resíduo da bebida para o preparo de uma farinha de arroz!

Leite de arroz com açúcar e sal

Essa receita é bem parecida com a anterior, mas conta com ingredientes a mais. A dica é adicionar um pouco de açúcar e de sal, para que o sabor fique mais semelhante ao do leite de vaca. Também é possível saborizar a bebida com essência de baunilha ou mel, além de usar arroz integral ou cozido no preparo.

Publicidade

Leite de arroz integral

Se você deseja preparar um leite suave e neutro para utilizar em preparos doces e salgados, acompanhe essa receita. Aqui, a bebida é feita com arroz integral, que é cozido e, em seguida, batido e coado. Assista ao vídeo completo para conferir várias dicas de uso!

Leite de arroz com extrato de baunilha

Que tal fazer um leite de arroz saborizado com baunilha? Nesse vídeo, os grãos são pré-cozidos antes de serem batidos no liquidificador com a água e o extrato. Caso a bebida fique muito consistente, basta diluir com um pouco mais de água depois de pronta.

Leite de arroz cozido com damasco

Nessa receita, o arroz já cozido é batido com água, damascos secos e essência de baunilha. Depois, é só coar a mistura e utilizar o resíduo em outros preparos. O resultado é um leite docinho, devido ao uso da fruta, sem necessidade da adição de açúcar ou de adoçante.

Agora que você já sabe tudo sobre o leite de arroz, que tal conhecer outras bebidas similares? Aproveite para aprender mais receitas de leite vegetal e variar sempre no preparo!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.