Hidrolipo: como é feita, riscos e indicações da cirurgia

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Embora o nome não seja tão familiar, a hidrolipo é, na verdade, uma “lipoaspiração menor”, normalmente realizada com anestesia local. Newton Roldão, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que hidrolipo é apenas uma denominação genérica de lipoaspiração com infiltração de líquidos. “Na verdade, este líquido é soro fisiológico onde se adiciona adrenalina e xylocaína como anestésico”, diz.

“Para a realização da hidrolipo, marca-se uma área no corpo do paciente de aproximadamente 20 x 20 cm. Infiltra-se com soro e anestésicos e realiza-se a aspiração com seringa ou com lipoaspirador a vácuo”, explica Roldão, acrescentando que a cirurgia pode ser feita em qualquer parte do corpo e tem duração média de 50 minutos.

Diferença entre hidrolipo e lipoaspiração

Foto: iStock

Roldão ressalta que a hidrolipo é uma lipoaspiração de pequenos volumes, feita em consultório ou clínica adequada, apenas com anestesia local, sem que o paciente seja submetido à sedação.

Já a lipoaspiração, destaca Roldão, é feita em ambiente hospitalar, é uma cirurgia de maiores volumes, e conta com alguma anestesia que faça a paciente dormir.

Marco Cassol, cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ressalta que a hidrolipo é feita com anestesia local, enquanto a lipoaspiração é geralmente feita com anestesia peridural, podendo ser feita com anestesia geral também.

Leia também: Abdominoplastia: 12 dúvidas sobre a plástica do abdômen esclarecidas

Para quem é indicada?

Foto: iStock

A hidrolipo, destaca Cassol, é indicada para pacientes que têm uma pequena gordura localizada e que não têm várias áreas para serem lipoaspiradas. Roldão acrescenta que a hidrolipo pode ser indicada também para pequenas revisões de resultado após lipos maiores.

Em contrapartida, a hidrolipo não é indicada para aquele paciente que precisa fazer 10 a 12 sessões de hidrolipo, conforme destaca Cassol. “Este tipo de paciente se beneficia mais, o custo é muito mais acessível, e ele terá uma recuperação melhor fazendo um único procedimento, que é a lipoaspiração”, explica.

Como funciona

Foto: iStock

A hidrolipo é feita como se fosse uma lipoaspiração, mas em uma área pequena. “É realizada uma infiltração de uma solução vasoconstritora, para ter um sangramento menor, e depois aquela região é aspirada. Normalmente colocamos esta solução junto do anestésico local”, explica Cassol.

A cirurgia, destaca Cassol, é mais rápida do que a lipoaspiração normal e dura em torno de uma hora.

As regiões mais procuradas para se fazer a hidrolipo são, de acordo com o cirurgião plástico Cassol:

Leia também: Dismorfofobia: autoimagem distorcida leva à busca incessante por mudanças

  • Abdômen
  • Flancos
  • Costas
  • Culote
  • Região interna da coxa
  • Papada
  • Axilas
  • Braços
  • Região pubiana

A preparação para a hidrolipo, explica Cassol, é feita nos moldes de cirurgias pequenas, com anestesia local e retirada de sinal. “É feita uma antissepsia, são colocados campos estéreis, depois a gente faz um pequeno orifício e neste orifício fazemos a infiltração da solução vasoconstritora com a adrenalina e com o anestésico. Feito isso, aspiramos a área desejada”, diz.

Ainda em relação ao pré-operatório, Roldão explica que são solicitados hemograma e coagulograma como exames prévios. “Porém, na data da intervenção, não há necessidade de preparo prévio nem jejum.”, diz.

Resultados da hidrolipo

Foto: iStock

Uma dúvida comum é: a partir de que momento os resultados da hidrolipo poderão ser observados?

De acordo com Cassol, os resultados aparecem logo. “Porém, como é um procedimento cirúrgico, assim que a cirurgia acaba, a região fica inchada, pois dentro dela há uma infiltração de líquidos – líquidos intersticiais”, diz.

E, após a cirurgia, destaca Cassol, é importante realizar drenagens linfáticas pós-operatórias e usar uma malha. Roldão ressalta que, como em qualquer lipoaspiração, demora-se até 90 dias para se ter um resultado definitivo.

Leia também: Gordura abdominal: o que a causa e como eliminá-la

Preço médio

Uma hidrolipo costuma ficar entre R$1.500 a R$5.000, dependendo muito das particularidades da cirurgia, bem como da cidade e clínica onde será realizada.

“O preço depende um pouco da área em que será realizada, depende do local em que será feita a hidrolipo, do médico que irá realizar a cirurgia, então, o preço varia bastante”, destaca o cirurgião plástico Cassol.

Riscos e precauções

Foto: iStock

Por ser uma cirurgia menor, as pessoas tendem a pensar que a hidrolipo pode ser realizada sem tantos cuidados. Mas este é um equívoco.

O cirurgião plástico Roldão destaca que a hidrolipo oferece basicamente os mesmos riscos de uma lipoaspiração tradicional. Desde irregularidades até infecção da área. “Tudo depende totalmente do profissional escolhido, que deve saber tratar qualquer intercorrência.”, alerta.

Cassol ressalta que a hidrolipo possui riscos como qualquer outro procedimento cirúrgico. “Algumas vezes, médicos que não são cirurgiões plásticos fazem a hidrolipo nos consultórios e acabam fazendo hidrolipos muito grandes em locais que não têm monitorização cardíaca, em que não se vê a oximetria… Enfim, em locais em que não se tem a segurança necessária (que se tem no centro cirúrgico). Então, quando bem indicada e bem realizada, a hidrolipo é um procedimento seguro”, destaca.

Cuidados nos pós-operatório

Foto: iStock

Marco Cassol destaca como principais orientações para o pós-operatório da hidrolipo:

  • Drenagens linfáticas
  • Uso da malha
  • Uso de um rolinho para fazer massagem nos intervalos entre as drenagens linfáticas;
  • Seguir uma dieta anti-inflamatória depois do procedimento (o que ajuda evitar maior inchaço)

Roldão acrescenta que, após a hidrolipo, é indicado repouso por 48 horas. “Depois, o paciente já pode retornar às atividades diárias, exceto praticar exercício físico (que deverá ser feito somente após 15 dias)”, finaliza.

Agora você já sabe que, embora seja uma cirurgia menor, a hidrolipo deve ser feita por profissional capacitado que, inclusive, passará todas as orientações sobre preparação e pós-operatório. Saiba mais sobre os diferentes tipos de lipoaspiração.

Assuntos: Emagrecer

Para você