31 receitas de hambúrguer vegano para você se surpreender

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

Muito além de um movimento em ascensão, o veganismo é uma filosofia de vida que exclui o consumo de qualquer item derivado da exploração de animais. Apesar de eliminarem ingredientes como ovos, leite e carne da sua dieta, os veganos possuem uma alimentação rica em nutrientes e com opções variadas. Lanche queridinho da maioria das pessoas, o hambúrguer vegano não poderia ficar de fora do cardápio dessas pessoas.

Vale deixar a criatividade fluir, substituindo a carne por opções vegetais cheias de sabor em receitas ousadas de dar água na boca. Confira a seguir algumas versões de hambúrgueres veganos e inspire-se para criar o seu.

Receitas de hambúrguer com vegetais

Foto: Reprodução / A Casa Encantada

1. Hambúrguer de cenoura: feito em apenas 10 minutos, este hambúrguer pode ser preparado na frigideira ou grill, garantindo uma versão mais sequinha do prato. Feito com uma base de cenoura ralada e arroz previamente cozido, vale adicionar seus temperos favoritos para dar ainda mais sabor ao hambúrguer.

2. Hambúrguer de berinjela: simples e fácil de preparar, este hambúrguer de berinjela é na verdade uma fatia grossa do vegetal levado ao forno com azeite e temperos. Ideal para quando a fome e a pressa estão do mesmo tamanho.

3. Hambúrguer de beterraba: opção assada, este hambúrguer é rico em ferro e vitaminas. Novamente o arroz cozido entra como ingrediente complementar para ajudar a modelar os hambúrgueres. O uso da chia hidratada em água garante mais nutrientes, além de ajudar a agregar todos os ingredientes.

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4. Hambúrguer de batata doce com quinoa: opção equilibrada, esta receita utiliza a batata doce, um carboidrato de baixo índice glicêmico e a quinoa, grão rico em proteínas e nutrientes. Para temperar, cebola, salsinha e pimenta.

5. Hambúrguer de palmito: para complementar o sabor suave do palmito, esta receita ainda utiliza ingredientes como pimentão, alho, cebolinha, sal, pimenta e azeite de oliva. Fácil de fazer, é uma boa alternativa para ter sempre à mão nos momentos de correria do dia-a-dia.

Receitas de hambúrguer vegano com feijão

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6. Hambúrguer de feijão: embora esta receita leve feijão preto, é possível utilizar qualquer tipo de feijão. O truque para dar liga na pastinha de feijões amassados é adicionar farinha de arroz, permitindo moldar a mistura no seu formato tradicional circular.

7. Hambúrguer de feijão carioquinha: utilizando um dos tipos de feijões mais populares, aqui o hambúrguer ganha temperos como cebola, alho, pimenta-do-reino e sal. Já a farinha de mandioca é essencial para dar liga na mistura.

8. Hambúguer de feijão preto: outra versão utilizando o feijão preto, aqui a receita ganha ainda mais sabor ao adicionar suco de limão. Para garantir liga à massa e maior variedade de nutrientes, adicione aveia em flocos finos e farinha de trigo integral.

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9. Hambúrguer com feijão branco e quinoa: uma ótima alternativa rica em proteínas para deixar a versão original feita com carne de lado. Além do feijão e do grão de quinoa, a receita ainda leva milho, farinha panko e temperos como chili em pó, salsinha, pimenta e cominho.

10. Hambúrguer de feijão branco e beterraba: opção sem glúten, para dar liga a massa a autora adicionou amido de milho em vez da farinha de trigo tradicional. Depois de pronto, sua cor fica bem parecida com a versão do hambúrguer feita com carne. Ideal para quem está fazendo a transição para o veganismo.

11. Hambúrguer de feijão preto e grão de bico: outra opção rica em proteínas, aqui o feijão preto ganha a companhia da cenoura ralada e do grão de bico cozido. O sabor diferenciado é garantido pelo suco de laranja e o uso da hortelã em seu tempero.

12. Hambúrguer de arroz e feijão: o clássico do dia a dia em forma de hambúrguer. Aqui, o arroz é substituído pela farinha de arroz integral. Para deixar o hambúrguer mais nutritivo, a autora adicionou quinoa e beterraba cozida, além de temperos variados.

13. Hambúrguer de feijão preto com semente de girassol: para garantir ainda mais proteínas para o prato, nesta versão o feijão preto ganha a companhia da semente de girassol. Aqui o processador é indispensável, sendo utilizado para triturar tanto os grãos de feijão cozidos quanto as sementes de girassol.

14. Hambúrguer de feijão com cúrcuma: rica em antioxidantes, a cúrcuma garante o sabor todo especial deste hambúrguer. Para fazer sua base, basta amassar o feijão branco e o grão de bico cozido até virar um purê. A levedura nutricional garante uma boa dose de vitamina B12, além do sabor semelhante ao queijo.

Receitas de hambúrguer vegano com grãos

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

15. Hambúrguer de lentilha: além da lentilha, este hambúrguer ainda leva quinoa em flocos, deixando a mistura rica em proteínas. A farinha de trigo integral garante a dose de carboidratos para equilibrar o prato, e os temperos incrementam seu sabor.

16. Hambúrguer de grão-de-bico: feito com poucos ingredientes, este hambúrguer é uma ótima opção para deixar congelado e utilizar quando a fome bater fora de hora. Para a versão sem glúten, é indicado utilizar farinha de rosca e farinha de aveia sem glúten.

17. Hambúrguer de grão-de-bico com ervilha: prática, esta receita utiliza o processador para triturar os ingredientes e formar a massa do hambúrguer. Para deixá-la mais saborosa, é indicado utilizar ervilhas frescas, garantindo cor e sabor característico à mistura.

18. Hambúrguer de quinoa com gergelim e aveia: uma boa alternativa para aproveitar sobras de legumes da geladeira. Aqui a quinoa em flocos é acompanhada de cenoura ralada, semente de gergelim e temperos. Para uma textura crocante, os hambúrgueres devem ser empanados no fubá antes de serem levados ao forno.

19. Hambúrguer de proteína de soja e aveia: esta receita utiliza a proteína de soja como substituto da carne vermelha. Preparada com um processo simples de hidratação, esta ganha textura e sabor ideal para ser a base do hambúrguer. Vale utilizar o molho de soja para destacar os temperos do prato.

20. Hambúrguer de pinhão: outra fonte de proteína normalmente desconhecida, o pinhão pode ser utilizado para preparar receitas veganas muito além da época das festas típicas juninas. Depois de cozido e descascado, este é triturado juntamente aos temperos, pimentão vermelho e farinha de rosca.

Receitas diversas de hambúrguer vegano

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

21. Pão de hambúrguer vegano: para o hambúrguer vegano ficar perfeito, nada como um saboroso pão de hambúrguer caseiro. Esta receita dispensa o uso de leite e ovo, sendo que o molho de soja com cúrcuma é utilizado no lugar da gema, garantindo a cor dourada depois de assado.

22. Hambúrguer de tofu: este queijo feito a base de soja é muito popular na culinária asiática, além de ganhar muitos fãs devido à sua alta quantidade de proteínas. Misturado com temperos, ele ainda é acompanhado de farinha de trigo para tornar-se uma massa fácil de moldar.

23. Hambúrguer de quinoa e cogumelos: vale utilizar seus cogumelos favoritos para produzir este saboroso hambúrguer. Misturado com cenoura, aipo, quinoa e temperos, possui sabor marcante e surpreendente.

24. Hambúrguer de shimeji: aqui o cogumelo shimeji é o eleito como principal fonte de proteína. O segredo para deixar o hambúrguer macio por dentro e crocante por fora é utilizar a farinha de mandioca no seu preparo, além da farinha de trigo que possui o papel de ajudar a agregar os ingredientes.

25. Hambúrguer de shiitake: as variedades de cogumelos são muitas, e o shiitake também ganha lugar no preparo deste prato. Juntamente com batata cozida e farinha de rosca, o hambúrguer ainda é temperado com sal, pimenta-do-reino e tomilho fresco.

26. Hambúrguer de abóbora com cogumelos: a base deste hambúrguer é feita com abóbora japonesa e cogumelos portobello, além da farinha de amêndoas e do amaranto em flocos. Já seu tempero fica por conta de um mix de mostarda e cebola desidratada.

27. Hambúrguer de casca de banana: opção ideal para quem busca exercer a sustentabilidade e evitar o desperdício, aqui o ingrediente principal é a casca de banana, item usualmente descartado.

28. Hambúrguer de ervilha: para preparar esta receita, basta utilizar ervilha partida hidratada e refogada com seus temperos favoritos. Para dar liga à massa, vale adicionar farinha de trigo branca ou integral. A versão sem glúten pode levar farinha de aveia ou farinha de arroz branco.

29. Hambúrguer de arroz e cenoura: opção sem glúten, esta receita reaproveita as sobras de arroz ou risoto, misturando-os com cenoura ralada, temperos e farinha de grão de bico para dar o ponto ideal para moldar o hambúrguer.

30. Hambúrguer de proteína de soja recheado com queijo vegano: se hambúrguer já é bom, imagine sua versão recheada! O truque para hidratar a proteína de soja é colocá-la de molho em água fervente, deixando descansar por quinze minutos. Depois, basta misturá-la aos ingredientes restantes e moldar o hambúrguer, recheando-o com o queijo vegano de sua referência.

31. Hambúrguer de falafel com coleslaw: enquanto o hambúrguer leva ingredientes tradicionais de um falafel, como farinha de grão de bico e pimenta síria, a salada coleslaw é preparada com dois tipos de repolho, cenoura, maionese, suco de limão, açúcar sal e molho de pimenta.

Com estas saborosas opções fica mais fácil abrir mão de tradicional hambúrguer e se aventurar em versões ricas em texturas, sabores e nutrientes. Escolha sua receita favorita ou libere o chef de cozinha que existe em você e crie a sua própria!

Assuntos: Alimentação

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