Guacamole: aprenda a fazer essa iguaria de sotaque mexicano

Escrito por
Em 03.02.19

iStock

Com pouco tempo sobrando, mas com vontade de comer alguma coisa diferente? Prepare guacamole! Típica da culinária do México, a guacamole é basicamente um purê de abacates maduros com alguns temperinhos. Fica pronta em poucos minutos e também precisa de poucos ingredientes.

Continua após o anúncio

O prato pode ser servido tanto como aperitivo, com nachos e torradinhas, quanto como acompanhamento de peixes e grelhados. Também serve como recheio de tapioca ou para incrementar saladas. Ficou com água na boca só de pensar? Então aprenda já a fazer guacamole em casa e surpreenda sua família e amigos!

Receita de guacamole

iStock

Ingredientes

  • 5 avocados
  • 1 cebola
  • 2 tomates sem sementes
  • Suco de um limão Taiti
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de sopa de salsa desidratada
  • Coentro fresco picadinho para finalizar

Passo a passo

  1. Amasse a polpa dos avocados com um garfo.
  2. Pique os tomates e a cebola e misture com o avocado em uma tigela.
  3. Acrescente o suco de limão, que dá sabor e ajuda a não escurecer o avocado.
  4. Acerte o sal e a pimenta conforme o seu gosto.
  5. Finalize com a salsa e o coentro.

Viu como é fácil? Em poucos minutos a guacamole já fica pronta e pode ser servida imediatamente.

Outras receitas de guacamole

Embora não exista muito segredo para preparar guacamole, você pode experimentar diferentes opções com substituições de ingredientes. Vale apostar em um tempero a mais ou um quitute mais saudável para servir junto. Veja mais ideias a seguir.

1. Guacamole com tomate

Nada mais delicioso que uma guacamole cheia de pedacinhos, não é? Essa ideia é rápida de fazer, perfeita para os momentos em que as visitas chegam sem avisar. A lista de ingredientes pede abacates maduros, tomate italiano, cebola roxa, pimenta, limão, salsinha, sal e pimenta. Play no vídeo para conferir o modo de preparo completo.

2. Guacamole fit

Sabia que guacamole pode ser um lanche fit bem saboroso? O abacate é um alimento pra lá de nutritivo e que pode ser consumido – com moderação – mesmo por quem está de dieta. A dica para essa versão mais leve é utilizar azeite de oliva e sal rosa. Já os nachos são preparados com farinha de milho, azeite, sal, chia e água. No vídeo, lista de ingredientes completa e o modo de fazer.

3. Guacamole com molho de pimenta

Continua após o anúncio

Essa dica vai para quem ama um sabor mais apimentado – e que combina muito com uma guacamole bem temperadinha. Abacate bem madurinho, tomate picado, cebola roxa em cubos, suco de limão, coentro picado, azeite de oliva, sal e molho de pimenta são os ingredientes utilizados. Veja no vídeo como preparar essa delícia, perfeita para um banquete mexicano.

Procurando por mais ideias de petiscos gostosos? Confira, então, algumas ideias incríveis de lanches rápidos – 35 receitas fáceis que vão despertar sua fome.

Assuntos: Alimentação