Golden milk melhora a digestão e é um grande aliado do bem-estar

Escrito por
Em 18.03.20

iStock

Golden milk significa “leite dourado” e consiste em uma combinação de leite de vaca ou vegetal com cúrcuma e outras especiarias. É uma receita milenar da medicina ayurvédica que traz benefícios para o corpo e para a mente. Conhecida como ciência da vida, a ayurveda é um conjunto de conhecimentos complexos desenvolvidos na Índia, os quais buscam integrar o bem-estar físico, mental e da alma.

Continua após o anúncio

O que é?

Rislene Rissi, terapeuta ayurveda, nos explica que o golden milk pode ser composto com especiarias diversas. “Dentro da ayurveda ele pode ser utilizado para finalidades diversas. O que vai no golden milk determina o que cada pessoa precisa.” Ou seja, dependendo do resultado desejado, é possível adequar a composição deste alimento.

“Podemos, por exemplo, usar especiarias mais aquecedoras para melhorar a digestão. Ou então mais refrescantes, mais calmantes, mais desintoxicantes, enfim, de várias formas diferentes”, completa a terapeuta. Lembrando que a base do preparo é sempre o leite vegetal ou animal com cúrcuma e outras especiarias.

8 benefícios do golden milk

  1. Facilita a digestibilidade do leite de vaca;
  2. Promove o rejuvenescimento do organismo;
  3. Traz benefícios ao sistema digestório;
  4. Possui propriedades antioxidantes;

  5. Reduz a formação de gases;
  6. Melhora o foco e a atenção;
  7. Regula o intestino;
  8. Auxilia na qualidade do sono.

Para obter todos esses benefícios é necessário adequar as especiarias para cada finalidade desejada. Rislene alerta que na ayurveda tudo é específico, sendo preciso respeitar os horários de consumo e os ingredientes para cada finalidade.

Receitas: como fazer golden milk?

É muito fácil preparar esse leite em casa. Abaixo, listamos 3 opções de receitas para você aproveitar os benefícios desse superalimento e ter uma rotina com mais bem-estar.

Golden milk simples

iStock

  1. Misture 4 colheres (sopa) de açafrão, 2 colheres de gengibre em pó, 2 colheres de canela e 1 colher de pimenta-preta e reserve;
  2. Utilize 1 colher (sopa) da mistura acima para 1 copo de leite de coco;
  3. Leve a mistura e o leite de coco ao fogo até ferver, sempre mexendo;
  4. Se desejar, adoce com calda de agave e consuma em seguida.

Com essa receita você pode aproveitar os benefícios desse leite sem muito trabalho e sem muitos ingredientes. A mistura de especiarias pode ser guardada em um recipiente bem fechado por até 3 meses.

Golden milk especial

iStock

Continua após o anúncio

  1. Em uma tigela média, adicione e misture 1 colher (sopa) de mel, 1 colher (chá) de açafrão, 1/4 colher (chá) de gengibre em pó, 1/4 colher (chá) de cardamomo em pó e 1/4 colher (chá) de canela em pó;
  2. Em seguida, acrescente 2 colheres (sopa) de água fervente e mexa bem para dissolver;
  3. Junte 2 xícaras de leite de coco ou amêndoas;
  4. Mexa bem e já está pronto para o consumo.

Além dos componentes tradicionais, essa receita também leva o cardamomo, que traz um sabor diferenciado e auxilia ainda mais o processo digestivo.

Golden milk em pó

  1. Misture 1/3 de xícara de cúrcuma, 2 colheres (chá) de noz-moscada em pó, 2 colheres (sopa) de gengibre em pó, 2 colheres (sopa) de canela em pó, 1 colher (chá) de pimenta-do-reino em pó, 2 sementes de cardamomo maceradas e 1 xícara de leite de coco em pó;
  2. Guarde a mistura em um pote de vidro bem fechado por até 3 meses;
  3. Para o preparo, basta utilizar 200 ml de água quente com 2 colheres da mistura e consumir.

Essa receita garante muita praticidade no preparo, já que pode ser guardada por até 3 meses. Agora é só escolher sua receita favorita e obter todos os benefícios do golden milk.

Onde comprar

Para quem não abre mão de ainda mais praticidade no preparo da bebida no dia-a-dia, também existem boas opções para comprar pronta. Abaixo, uma seleção para você comprar o golden milk e obter os benefícios diversos que cada produto promete.

Dicas de Mulher

  1. Golden milk e canela do ceilão, na Ingredientes Online
  2. Golden milk Latte D’oro, na Locafé
  3. Golden milk Mundo Verde
  4. Golden milk BR Spices, na Nutri&Nutri
  5. Golden milk FaroVitta, na Monte Verde
  6. Golden MyWay, na Empório Quatro Estrelas
  7. Golden milk Puravida

Viu como é simples aliar o bem-estar em sua vida? Basta escolher uma das opções e investir em uma rotina mais saudável.

Como tomar o golden milk?

iStock

A terapeuta Rislene Rissi aponta que, para a medicina ayurveda, o leite é um alimento completo e que quando consumido, não deve ser combinado com outros alimentos. Portanto, deve ser consumido na quantidade de 1 xícara por dia no desjejum, café da tarde ou jantar.

O golden milk apresenta benefícios variados de acordo com o horário que é consumido. “De manhã tem ação mais rejuvenescedora. Já no período da tarde é possível colocar um pouquinho de noz-moscada, ajuda muito o processo digestivo, a reduzir formação de gases e melhorar o foco e atenção”. No período da noite, o consumo é recomendado para melhorar a qualidade do sono e ajudar no funcionamento do intestino pela manhã.

Muitas pessoas procuram esse alimento com a propósito de emagrecimento, mas Rislene afirma que é contraindicado para essa finalidade. Também é contraindicado para pessoas que possuem intolerância a lactose ou outras restrições ao leite de vaca. Veja também os benefícios da cúrcuma para entender melhor porque investir nesse ingrediente poderoso.

Continua após o anúncio

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação