Frutas vermelhas: saiba mais sobre essas delícias ricas em nutrientes

Escrito por
Em 05.03.20

Danielle noce

Nutritivas, as frutas vermelhas são uma ótima pedida para adicionar ao cardápio. Além disso, é possível encontrar desde opções azedinhas até outras mais adocicadas. Assim, fica fácil agradar os mais variados paladares e consumi-las no dia. Ficou curiosa? A seguir, você confere uma lista de opções dessas frutas, seus benefícios e receitas incríveis.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Frutas vermelhas mais populares

  • Morango;
  • Maçã;
  • Uva;
  • Melancia;
  • Acerola;
  • Ameixa;
  • Amora;
  • Jabuticaba;
  • Açaí;
  • Cereja;
  • Goiaba;
  • Framboesa.

Uma dica interessante é buscar por frutas da estação na hora da compra. Assim, você consegue alimentos mais frescos e nutritivos. Isso sem contar que o preço costuma ser mais acessível.

11 benefícios das frutas vermelhas

Além de saborosas, essas frutas contam com benefícios ao nosso organismo. Para que você fique por dentro deles, veja só a lista com as vantagens que a nutricionista Juliana Zanetti (CRN 19512), da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, separou:

  1. Ação antioxidante;
  2. Anti-inflamatória no organismo;
  3. Fortalecem a memória;
  4. Ajudam no funcionamento do intestino;
  5. Auxiliam na redução dos níveis de colesterol;
  6. Amenizam os sintomas da tensão pré-menstrual;
  7. Diminuem a quantidade de infecções do trato urinário, prevenindo o surgimento de pedras nos rins;
  8. Auxiliam na prevenção de doenças cardíacas;
  9. Previnem doenças como Alzheimer;
  10. Podem ter efeito diurético;
  11. Melhoram a visão noturna e reduzem a vista cansada.

Viu só quantas vantagens na ingestão dessas frutas? Que tal ver algumas maneiras diferentes de consumi-las?

Receitas com frutas vermelhas

Se você gostou dos benefícios dessas frutas e quer conhecer maneiras de como adicioná-las ao cardápio, veja só as receitas abaixo:

Suco de frutas vermelhas

Esse suco é um ótimo aliado para matar a sede! Aqui, a sugestão é usar melancia, mirtilo, morango, amora e ameixa. Para facilitar na hora de bater tudo no liquidificador, um pouco de água entra em cena. Além disso, o gengibre dá um toque especial de sabor.

Geladinho de frutas vermelhas

Mande o calor para bem longe com essa deliciosa receita de geladinho. Fácil de ser feito, o preparo consiste em bater em um liquidificador iogurte, framboesa, mirtilo e mel, colocar o líquido em saquinhos e levar o doce ao congelador por 2 horas.

Continua após o anúncio

Trufas de frutas vermelhas

Essa receita é uma ótima opção, composta por uma ganache de frutas vermelhas coberta por uma casquinha de chocolate branca. Para fazer a ganache, basta combinar um purê de groselha e framboesa com chocolate branco, manteiga e, opcionalmente, licor de morango ou outro destilado.

Pavlova de frutas vermelhas

A pavlova é a sobremesa perfeita para quem quer surpreender logo de cara pela aparência. Mas não é só isso: o sabor desse doce também é irresistível. Aqui, um disco de merengue é recheado com chantilly de framboesa, coberto por geleia de mirtilo e decorado com frutas vermelhas.

Bolo de champagne com frutas vermelhas

Nessa receita, você aprende como fazer uma massa fofinha aromatizada com baunilha, que é regada com calda de champagne, recheada com brigadeiro de frutas vermelhas e coberta com buttercream. Para a decoração, você ainda aprende como fazer um drapeado com calda de açúcar.

Panna cotta de leite Ninho com frutas vermelhas

De origem italiana, a panna cotta é uma sobremesa para ser servida geladinha e que pode ser feita tranquilamente até mesmo por quem não tem habilidade na cozinha. Aqui, a base leva creme de leite fresco, açúcar, leite em pó, baunilha e gelatina. Já a calda fica por conta de uma geleia preparada com frutas vermelhas e açúcar.

Cheesecake de frutas vermelhas na taça

Base crocante de biscoito, recheio cremoso de cream cheese, leite condensado e raspas de limão e calda de frutas vermelhas como cobertura compõem essa receita. Para dar um charme extra ao doce, folhas de hortelã e um morango inteiro são usados como decoração.

Continua após o anúncio

Cheesecake vegano de frutas vermelhas

Nessa receita, você confere como preparar uma cheesecake livre de ingredientes de origem animal. Aqui, tanto a base quanto o recheio são feitos no liquidificador. Já a geleia de frutas vermelhas usada como cobertura é feita no fogão.

Torta de frutas vermelhas

Uma torta bem gostosa não precisa contar com um modo de preparo difícil e essa receita está aqui para provar isso. Para melhorar, a lista de ingredientes não é extensa, anote aí o que você vai usar: bolacha de maisena, manteiga, leite condensado, creme de leite, leite em pó, óleo de coco, chocolate meio amargo e frutas vermelhas.

Charlotte de frutas vermelhas

A charlotte é feita intercalando camadas de bolo umedecido com calda e um creme de frutas vermelhas. A decoração fica por conta de biscoitos champagne e mais frutas. O modo de preparo pode até não ser dos mais simples, mas o resultado compensa cada minuto na cozinha.

Como você pode ver, há uma grande variedade dessas frutas, assim como benefícios e receitas para você testar em casa. Para aumentar ainda mais seu repertório, aprenda também como fazer um delicioso suco de melancia.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação