8 receitas de fondue de queijo para se deliciar nos dias mais frios

Escrito por
Em 08.05.19

iStock

Uma ótima pedida para os dias de inverno é o fondue. Esse prato pode ser feito de inúmeras maneiras e com diferentes ingredientes, sendo o fondue de queijo um dos mais tradicionais. Ao preparar essa saborosa receita em casa você pode curtir uma noite a dois ou reunir os amigos em um encontro especial!

Continua após o anúncio

Além de todo o charme de ter à mesa o fondue, a vantagem de fazer essa refeição em casa é que você pode utilizar vários tipos de queijo e, o melhor, ter o prato com o sabor que preferir. Para não ter dúvidas na hora de colocar a mão na massa, confira o passo a passo do prato. Assim, quando aquele dia de baixa temperatura chegar, você já sabe como surpreender em uma reunião no seu lar.

Receita de fondue de queijo

iStock

Ingredientes

  • 200 g de queijo gruyère
  • 300 g de queijo emmental
  • 1 dente de alho
  • 1 pitada de noz moscada
  • 150 ml de vinho branco seco

Passo a passo

  1. Com o auxílio de uma faca, retire a casca da superfície do queijo. Em seguida, passe os pedaços de queijo gruyère e emmental em um ralador. Misture os dois tipos de queijo em um mesmo recipiente.
  2. Para o queijo não grudar, passe um dente de alho no fundo e nas bordas de uma panela antiaderente. Ligue a panela no fogo baixo ou médio. O fondue precisa ser preparado lentamente, caso contrário corre o risco de queimar.
  3. Coloque na panela o vinho branco. Espere que o vinho esquente um pouco. Despeje na panela todo o queijo.
  4. Use uma colher de pau, mexa o queijo na panela sempre no mesmo sentido. Quando o queijo derreter completamente, coloque a pitada de noz moscada. Continue mexendo até que a textura do queijo fique mais homogênea.
  5. Assim que o queijo alcançar a consistência ideal, transfira a receita para um aparelho específico de fondue.

Uma sugestão é degustar o fondue de queijo com diferentes tipos de pães.

Outras receitas de fondue de queijo

Como há diferentes maneiras de fazer essa refeição, é possível encontrar aquela que você considere a mais prática durante o preparo ou, é claro, aquela que você acredite ser a mais saborosa! Para ajudar na sua escolha, inspire-se nas receitas de fondue de queijo a seguir:

1. Fondue de queijo tradicional

Leia também: 20 receitas de macarrão com queijo para um jantar rápido e gostoso

A dica dessa receita é adicionar, enquanto o queijo derrete na panela, uma colherzinha de amido de milho para engrossar. Para dar um toque a mais no sabor, o fondue de queijo foi temperado com pimenta branca.

2. Fondue de queijo com carne

Como acompanhamento, além do pão italiano, a carne também foi utilizada nessa receita. Para isso, coloque em uma panela, com o fogo baixo, uma colher de sopa de margarina. Em seguida, acrescente 300 g de filé mignon ou alcatra – a carne precisa estar temperada e cortada em cubos.

Continua após o anúncio

3. Fondue de queijo brie

Esse fondue de queijo brie tem como diferencial o seu preparo, que foi feito no forno a lenha. Ah, mas não se preocupe, porque a receita também dá certo no forno tradicional. Para temperar foram usados azeite, tomilho e alecrim no queijo.

Leia também: 9 coisas que todo mundo que ama queijo entende

4. Fondue de queijo no pão italiano

O grande destaque dessa receita é o pão italiano: o seu topo é cortado, é retirado o miolo e, no seu interior, o fondue é depositado. Além disso, um toque especial no preparo foi utilizar o requeijão na mistura com outros tipos de queijo.

5. Fondue de queijo muçarela

O gruyère e o emmental são queijos mais nobres e, consequentemente, podem apresentar um preço mais elevado. Porém, se você está pensando em economizar na hora de preparar um fondue, que tal adicionar à receita um queijo mais acessível, como a muçarela? Assim foi feito esse fondue, que ainda teve um segredinho: assim que o queijo estava bem cremoso na panela, foi incrementado com creme de leite.

6. Fondue de queijo com cerveja

Leia também: 29 receitas de fondue para aquecer as noites frias

O prato vai ganhar um sabor diferenciado se, em vez do vinho branco, você utilizar a cerveja. Assim que a bebida começar a ferver na panela, o queijo é adicionado. Uma receita perfeita para quem quer inovar na cozinha, concorda?

Continua após o anúncio

7. Fondue de queijo vegano

Aqui tem opção para todos os gostos! Prova disso é esse fondue vegano. Para que a receita ganhe uma boa textura, foram utilizados mandioquinha cozida, pasta de castanha de caju, alho, polvilho azedo, polvilho doce e levedura nutricional. Ah, e aqui vai uma dica: caso você não encontre a levedura nutricional, conhecida como o “parmesão vegano”, é possível fazer o fondue sem esse ingrediente.

Com todas essas opções, fica fácil escolher qual a receita de fondue de queijo vai ser a ideal. Convide seus amigos, familiares e faça desse prato um jeito de aquecer, com bastante charme, os dias de baixas temperaturas.

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Leia também: 20 receitas de caldo para aquecer o corpo no inverno

Assuntos: Alimentação

Para você