6 dicas certeiras para organizar o seu feed do Instagram

Escrito por Letticia Soares

Foto: Reprodução / Micheli Fernandes

O Instagram conquistou a geração que gosta de registrar os momentos da vida através de imagens. Sendo um dos aplicativos mais acessados do mundo, é natural que algumas tendências tenham surgido dentro da plataforma e uma delas é: feed organizado.

Ter um feed bacana e harmônico caiu nas graças de grande parte dos usuários, afinal para fazer sucesso na rede social é preciso ir além de somente postar fotos, e sim postá-las de forma estética e coerente.

Se você ainda não é adepta à moda do feed organizado, nós reunimos algumas dicas para você começar e conquistar o feed dos seus sonhos:

1. Você pode começar pelo básico: fileira de 3 fotos que conversam entre si

Esse é um ótimo início para quem quer começar a colocar o feed nos trilhos. Beyoncé, Lady Gaga e Rihanna são adeptas dessa técnica. A estratégia te permite mais liberdade na hora de postar, já que você irá focar em uma linha de 3 fotos por vez, e não necessariamente no feed inteiro.

2. Organize por paleta de cores

Eleja uma cor de base e mais outras duas ou três cores secundárias, a ideia é fazer com que a cor de base seja o destaque de todas as fotos. Dessa forma, a sequência não é a prioridade, mas sim o filtro utilizado para evidenciar essas cores e a forma como cada foto se encaixa em um todo. Você pode trabalhar baseando-se em tendências ou nas estações do ano, por exemplo.

Leia também: 20 aplicativos para deixar suas fotos ainda mais lindas

3. Utilize o mesmo filtro em todas as fotos

Escolha bem o aplicativo de edição e teste antes de definir o que atende às suas necessidades. Os preferidos das blogueiras são o VSCO Cam e o Lightroom, e você pode encontrar vários tutoriais de como usá-los, comprar filtros e etc.

Então, depois de escolher a paleta de cores, você vai encontrar o filtro que mais destaca suas fotos e manter exatamente a mesma edição em todas as que postar.

Segundo um estudo da Yahoo Labs and Georgia Tech, os filtros que mais geram curtidas são: Mayfair, Rise, Valencia, Hefe, e Nashville; e os filtros mais que diminuem o engajamento são: Amaro, Hudson e Walden. #ficaadica

4. Baixe aplicativos que simulam a organização do feed

Quem nunca postou uma foto e viu que não combinou com o restante das fotos? Esses aplicativos te ajudam a não ter mais esse problema!

No UNUM, por exemplo, você pode fazer o upload de fotos que pretende postar e movimentá-las até encontrar o posicionamento mais equilibrado. Nesse app você também pode programar as postagens com legenda sem precisar se preocupar, entre outras funcionalidades.

Leia também: 10 blogueiras de moda internacionais para você conhecer e se inspirar

Outra opção é o Feed Master (iOS / Android). Mais simples e leve, ele permite organizar suas fotos e adicionar notas.

5. Tenha fotos complementares no rolo da câmera

O feed precisa respirar. Postar só selfies, só looks do dia ou só o retrato do prato pode sobrecarregar o seu perfil. Portanto, quando tiver a oportunidade, fotografe coisas diferentes – uma paisagem, uma flor, um cantinho charmoso de algum lugar que você foi recentemente – e intercale as fotos, assim o seu feed fica mais dinâmico!

6. Defina o seu estilo

Essa dica é muito importante. Defina as coisas que você gosta e que, definitivamente, irá postar no seu perfil. Entre selfies, pets, viagens, looks, você acabará criando a sua identidade e contribuindo para um feed lindo.

Essas dicas podem ser combinadas ou usadas individualmente, mesmo as mais básicas já irão dar um senso de continuidade ao seu perfil, comece pelo básico e vá se adaptando conforme fica mais fácil para você determinar a harmonia das suas fotos.

10 perfis para te inspirar nessa missão

Agora que já temos as técnicas na teoria, vamos conferir na prática. Aqui estão 10 perfis que vão te ajudar a visualizar todas as dicas anteriores:

Leia também: 20 pets para você seguir no Instagram e se apaixonar

1. Dóris Baumer

Foto: Reprodução / Dóris Baumer

A blogueira utiliza o mesmo filtro e os tons foram escolhidos de acordo com a estação, no caso inverno. A cor base é branca e a secundária vermelho e tons quentes. Lindo, não acham?

2. Lady Gaga

Foto: Reprodução / Lady Gaga

A cantora usa a técnica clássica de postar uma linha de 3 fotos que conversam entre si, e não necessariamente utiliza o mesmo filtro. Em geral, as fotos são tratadas de forma natural, com uma boa iluminação.

3. Maria Venture 

Foto: Reprodução / Maria Venture 

A atriz e youtuber é conhecida por manter um feed nada básico, cores escuras e vibrantes são as suas preferidas para manter um feed incrível. Se identifica?

4. Rayza Nicácio

Foto: Reprodução / Rayza Nicácio

No perfil da youtuber há várias técnicas de organização presentes: combinação de 3 fotos, mesmo filtro e paleta de cores. Porém, Rayza sempre aposta em um feed minimalista, e o legal é que ela não se priva de postar momentos especiais por causa de uma sequência específica, ela vai organizando as fotos de acordo com a ocasião.

5. Tata Estaniecki

Foto: Reprodução / Tata Estaniecki 

Sempre misturando fotos de lifestyle, com moda, momentos especiais e frases motivacionais, a youtuber Tatá Estaniecki é conhecida por sempre manter um feed alto astral.

Leia também: 5 truques em 1 minuto para você fazer fotos e vídeos legais

6. Alex Michael

Foto: Reprodução / Alex Michael

A gringa é youtuber, escritora, diretora criativa e a lista continua! É conhecida por sempre manter um feed cheio de cores, não importando a estação do ano. É difícil encontrar um padrão na organização do seu perfil, porém funciona muito bem, não acham?

7. Joëlle Anello

Foto: Reprodução / Joëlle Anello

Usando sempre tons pastel, a influenciadora digital Joëlle deixa evidente que é apaixonada por rosa. Ela mantém um feed delicado e cheio de vida.

8. Hully 

Foto: Reprodução / Hully

Se a sua vibe for compor fotos e depois editá-las com paciência, você vai se identificar com a Hully. A alemã que posta diariamente sobre inspirações de viagem faz composições de fotos como ninguém! É trabalhoso, mas o resultado final é uma quase uma obra de arte.

9. Melina Souza

Foto: Reprodução / Melina Souza

Com fotos do cotidiano, Melina consegue montar um perfil de tirar o fôlego. Depois de ver esse feed, que tal usar uma xícara de café, um livro ou um registro do local de trabalho como a próxima foto do seu Instagram?

10. Micheli Fernandes

Foto: Reprodução / Micheli Fernandes

Com muito estilo e dicas de viagem, a criadora de conteúdo aposta sempre no mesmo filtro e, apesar de variar bastante a tabela de cores, fica lindo!

Agora você já tem todas as ferramentas necessárias para arrasar no Instagram, fique atenta, aquela saída descompromissada com as amigas ou uma taça de vinho em casa podem render várias fotos para o seu feed. É só baixar os aplicativos e mãos a obra!

Assuntos: Redes sociais

Para você