8 benefícios da farinha de linhaça dourada e receitas práticas

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Atualizado em 22.06.22

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Atualizado em 22.06.22

A farinha de linhaça dourada é um alimento muito importante para a manutenção do organismo. Com ela, é possível reinventar suas receitas de biscoitos, pães, pizza e muitas outras. Quer conhecer mais sobre os seus benefícios? A Nutricionista Jaciara Aparecida Lopes explica tudo sobre o assunto. Confira!

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8 benefícios da farinha de linhaça dourada

Se você está procurando uma opção mais saudável do que a farinha branca, saiba que a farinha de linhaça dourada oferece diversos benefícios para o organismo. A Dra. Jaciara apontou alguns:

  1. Melhora o trânsito intestinal: segundo a nutricionista, “por ser rica em fibras insolúveis que aumentam o volume das fezes”;
  2. Controla o açúcar no sangue: “pois possui uma alta quantidade de fibras solúveis fermentadas pelas bactérias do colón”, afirma Jaciara;
  3. Ajuda a emagrecer: a farinha de linhaça dourada auxilia no emagrecimento, “pois suas fibras proporcionam uma maior saciedade”;
  4. Diminui o colesterol e reduz o risco de doença cardiovascular: “por ser rica em ômega 3”, informa a nutricionista;
  5. Diminui inflamações: esse alimento é um ótimo redutor de inflamações, “devido a sua potente ação antioxidante”;
  6. Diminui sintomas de TPM e menopausa: “por ter ótimas quantidades de isoflavona, fitoesteróide e lignana, que controlam os hormônios femininos”, explica Jaciara;
  7. Previne e controla o câncer: de acordo com Dra. Jaciara, esse alimento pode ser usado na prevenção, “principalmente, do câncer de mama e pulmão, por ser rico em lignana”.
  8. Ótima opção de proteína vegetal: a farinha de linhaça dourada pode substituir a proteína animal, “pois é rica em aminoácidos, como metionina e cisteína”, afirma a nutricionista;

Com tantos benefícios, ao consumir esse alimento, o seu corpo agradece! Confira, a seguir, os valores nutricionais de uma porção de farinha de linhaça dourada.

Tabela nutricional

A seguir, confira a tabela nutricional completa da farinha de linhaça dourada, concedida pela Dra. Jaciara. Entretanto, a nutricionista ressalta que “esses são os valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 Kcal ou 8400 KJ. Os valores diários podem ser maiores ou menores dependendo das necessidades energéticas de cada pessoa”.

farinha de linhaca dourada

Com a farinha de linhaça dourada, a sua alimentação ficará muito mais saudável. Além disso, você terá muita energia durante o dia. A seguir, continue aprendendo sobre esse alimento.

Mais informações sobre a farinha de linhaça

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Qual a diferença entre a farinha de linhaça dourada e a marrom?

Jaciara Aparecida (JA): a linhaça dourada difere da linhaça marrom por conter um teor menor de fibra dietética total, porém apresenta maiores teores de proteínas e seu sabor é mais suave. Com relação à composição química, não há diferença, pois ambas são ricas em lignana.

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Pode consumir a farinha de linhaça dourada todos os dias?

JA: sim, o seu consumo pode ser feito diariamente.

Qual é a porção ideal para o consumo diário?

JA: o ideal é consumir uma porção de 5 a 50 g por dia.

A farinha de linhaça dourada engorda?

JA: pelo contrário, a farinha de linhaça proporciona uma maior saciedade, portanto, auxilia no emagrecimento.

Conhecer o alimento que você come é o primeiro passo para uma alimentação equilibrada. O segundo passo, é entrar na cozinha e preparar um prato saboroso. Por isso, confira algumas receitas nutritivas no próximo tópico.

5 receitas com farinha de linhaça dourada para melhorar a sua saúde

Com essa seleção de vídeos, ficará muito fácil incluir a farinha de linhaça dourada na sua alimentação. Veja 5 receitas simples e práticas que te ajudarão a manter uma rotina saudável.

1. Pão de linhaça low carb de micro-ondas

Em um pote de vidro ou plástico, coloque 1 ovo, 4 colheres de farinha de linhaça, 1 pitada de sal (opcional) e uma colher de café de fermento químico. Misture tudo muito bem e leve ao microondas por 2 minutos. Seu pão está pronto!

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2. Lanche de forno baixo em carboidratos

Em um recipiente, coloque 150 g de abóbora cozida e amassada, ½ xícara de queijo parmesão ralado, 2 dentes de alho ralado, ½ xícara de farinha de linhaça dourada e 1 peito de frango cozido e desfiado. Misture tudo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15 minutos. Pronto, já pode saborear seu lanche!

3. Panqueca low carb com farinha de linhaça

Em um recipiente, coloque 2 ovos, sal e pimenta a gosto. Misture tudo muito bem e inclua 1 colher de sopa de parmesão ralado, 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada, misture mais um pouco e leve para a frigideira, assando os dois lados. Sua panqueca está prontinha!

4. Pizza de batata-doce

Para começar, misture o fermento com o açúcar em água morna e reserve por 3 a 4 minutos. Em um recipiente, misture as farinhas de arroz, de linhaça dourada e o polvilho. Em uma tigela, coloque os ovos, o azeite, o vinagre e a batata-doce, cozida e amassada, e misture bem. Em seguida, inclua a mistura de fermentação e adicione a mistura de farinha gradualmente, até dar o ponto ideal de massa. Confira a finalização da receita no vídeo!

5. Pão de linhaça low carb

Em um liquidificador, bata 4 ovos, 1 xícara de água, 4 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de fermento químico, 1 xícara de chá de farinha de linhaça dourada e marrom, ervas de provence e sal a gosto. Coloque a mistura na forma e semeie girassol por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por, aproximadamente, 35 minutos. Seu pão está pronto!

Gostou das receitas e de saber mais sobre a farinha de linhaça dourada? Seguindo todas as dicas de consumo, o seu organismo ficará cada vez mais nutrido. Conheça também a farinha de centeio e todos os seus benefícios para a saúde.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação