Farinha de amêndoas: bons motivos e receitas para adicioná-la ao seu cardápio

Rica em proteínas e contendo pouco carboidrato, essa farinha é uma boa opção para quem pratica atividades físicas

Escrito por Ana Kordelos

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A amêndoa é um tipo de oleaginosa derivada da amendoeira, uma árvore da família das rosáceas, encontrada em países com clima temperado como Portugal, Irã, Afeganistão e Austrália.

Seu fruto contém em seu interior uma semente, a amêndoa, sendo é revestida por uma pele castanha, a qual deve ser retirada para seu consumo.

Segundo a nutricionista Patricia Cruz, a amêndoa possui as seguintes possibilidades de consumo: in natura, torradas, caramelizadas, em lascas ou ainda moendo-a e produzindo uma farinha.

Dentre seus componentes de destaque, é possível citar as altas doses de ácido fólico e vitamina E, arginina, fibras e sais minerais, garantindo benefícios variados para quem a adiciona em seu cardápio.

9 benefícios da farinha de amêndoas

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A farinha de amêndoas preserva as vantagens originais obtidas através do consumo da oleaginosa, facilitando o seu uso culinário ao ser inserida em receitas doces ou salgadas, possibilitando usufruir de todos os seus benefícios. Confira a seguir algumas das vantagens que o consumo regular de farinha de amêndoas possibilita segundo a nutricionista:

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1. Opção com baixo carboidrato: ideal para quem busca uma opção para perda de peso, a farinha de amêndoas é muito utilizada no preparo de receitas low carb, produzindo pães, bolos e biscoitos, além de possuir baixo índice glicêmico.

2. Não possui glúten: conforme revela a profissional, a farinha de amêndoas é naturalmente isenta deste grupo de proteínas, se tornando uma boa opção para pessoas celíacas ou com sensibilidade ao glúten.

3. Auxilia no combate de doenças cardiovasculares: “por ser rica em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, os riscos em se adquirir uma doença cardiovascular diminuem, assim como a fração do colesterol ruim, conhecido como LDL”, explica.

4. Combate a formação de radicais livre: segundo Patricia, por possuir antioxidantes como a vitamina E, a farinha de amêndoas ajuda na redução da formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e até o desenvolvimento do câncer.

5. Promove saciedade: esta farinha é rica em fibras, auxiliando na sensação de saciedade e “ainda contribuindo para o controle do diabetes mellitus, devido à diminuição da insulina livre pós-refeição”, adiciona a profissional.

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6. Garante ossos e dentes mais fortes: possui grandes quantidades de cálcio, magnésio e fósforo, proporcionando dentes e ossos mais fortes, ajudando a combater a osteoporose.

7. Alimento energético: dentre seus componentes, o cobre, manganês e a riboflavina garantem uma síntese de energia mais fácil e rápida, proporcionando maior disposição.

8. Rica em proteínas: possuindo altas doses de proteínas, a farinha de amêndoa é uma boa opção para quem pratica atividades físicas, ajudando no ganho de massa muscular.

9. Evita danos cerebrais: as vitaminas B6 e E combatem o envelhecimento dos neurônios, ajudando a preservar a boa memória. Além disso, o magnésio ainda fortifica a rede neural e o ômega 3 e 6 contribuem para o bom funcionamento do cérebro.

Tabela nutricional

Devido ao seu processo de moagem não eliminar nenhum dos componentes presentes em sua versão in natura, a tabela nutricional da farinha de amêndoas se assemelha com a versão da oleaginosa.

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Segundo a nutricionista, a amêndoa, quando transformada em farinha, em uma porção de 100 gramas terá sua composição os seguintes valores nutricionais: 580 kcal, 20g de carboidrato, 22g de proteína, 50,6 g de lipídios (4g de gordura saturada e 0,0 g de trans), 10,6 g de fibras e 0,6 mg de sódio.

Com estes dados, fica ainda mais fácil visualizar as vantagens de seu consumo, além de entender um pouco mais as propriedades benéficas deste alimento.

Como fazer sua farinha de amêndoas em casa

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O processo para fazer a farinha de amêndoas é fácil, prático e não requer muitos passos. Confira abaixa a explicação dada pela profissional:

Ingredientes

  • Amêndoas
  • Água até cobrir as amêndoas

Modo de preparo

O primeiro passo é retirar a pele das amêndoas. Para isso, basta colocá-las em água quente por cerca de 3 minutos. Após a retirada das cascas, leve-as para assar em forno baixo, somente para secar, evitando que a mesma torre. Então, retire-as do forno. Após resfriarem, bata tudo no liquidificador ou processador, até virar uma farinha. É recomendável armazenar em pote escuro no armário ou geladeira.

Onde comprar a farinha de amêndoas

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Encontrada normalmente em casas de produtos naturais e alguns supermercados, ainda pode ser adquirida em lojas online, facilitando sua compra. De acordo com Patricia, seu valor varia bastante, dependendo muitas vezes da região, porém seu preço médio é de R$35,00 – 500 g.

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Como consumir este alimento?

Segundo a profissional, não há uma quantidade indicada para consumo diário, devendo esta agregar no plano alimentar, levando em consideração seu valor calórico e nutricional. “Presente normalmente em pães, bolos, biscoitos e alguns pratos salgados como peixes, carnes e bolos salgados, pode ser utilizada em receitas variadas”, complementa.

Confira a seguir uma seleção de deliciosas receias doces e salgadas utilizando a farinha de amêndoas para você se inspirar:

Receitas salgadas

Foto: Reprodução / Vida Low Carb

1. Pão low carb: aproveitando-se da fama em possuir pouca quantidade de carboidratos, aqui a farinha de amêndoas irá resultar em um saboroso pão de forma, podendo ser degustado em uma café da manhã ou lanche da tarde. Feito com poucos ingredientes, fica pronto em cerca de 30 minutos.

2. Pão de amêndoas sem glúten e sem lactose: além da farinha de amêndoas, essa receita ainda leva polvilho doce, farinha de linhaça dourada, sal, açúcar, fermento e ovos. Opção ideal para intolerantes à lactose ou alérgicos ao leite.

3. Cupcake salgado: bolinho rico em proteína, utiliza atum enlatado como ingrediente principal do seu recheio. Adicionando cremosidade a ele, ainda é utilizado creme de leite, queijo parmesão ralado, queijo mussarela e azeitonas picadas para um sabor sem igual.

4. Torta de frango de liquidificador: para a massa, farinha de amêndoas, ovos, azeite de oliva, água, queijo parmesão ralada, orégano, sal, pimenta e fermento. Já o recheio fica ainda mais saboroso com uma mistura de legumes variados, frango cozido e desfiado, queijo mussarela ralado e azeitona em pedaços.

5. Torta salgada com farinha de amêndoas: com a massa possuindo ingredientes e preparo parecidos com a anterior, o diferencial desta torta está no recheio, elaborado com molho de tomate, atum sólido em água, tomate cortado em cubinhos, cebola em rodelas, queijo mussarela ralado e saborosas azeitonas.

6. Farofa fit: ideal para acompanhar outros pratos ou ser degustada sozinha, esta farofa leva ingredientes proteicos como a farinha de amêndoas, castanhas do Pará e quinoa em flocos, tornando-se uma ótima opção para os praticantes de atividades físicas mais intensas.

Bolos e tortas

Foto: Reprodução / Gastrolândia

7. Bolo de amêndoas: aqui, além de ser utilizada como farinha, as amêndoas também ajudam a deixar o bolo ainda mais belo ao serem espalhadas por toda sua superfície. Com preparo rápido, fica pronto em cerca de 35 minutos de forno à 180° C.

8. Bolo de amêndoas light: versão mais leve do que a anterior, é uma boa opção para quem deseja degustar de um bolo sem se preocupar tanto com o excesso de calorias. Com sabor de coco, leva leite de coco, coco ralado e óleo de coco em seu preparo.

9. Bolo de banana e farinha de amêndoas: fácil de fazer, não necessita ser batido no liquidificador ou batedeira, basta misturar os ingredientes à mão e levá-lo ao forno. Para agregar mais nutrientes, chia e aveia em flocos são adicionadas à mistura.

10. Bolo de chocolate e amêndoas: com visual de tirar o fôlego, este bolo não necessita de fermento. A mistura de chocolate amargo com a manteiga, claras, açúcar de confeiteiro e farinha de amêndoas formam a massa, enquanto a cobertura fica mais interessante com a adição de pimenta do reino e limão siciliano.

11. Bolo encharcado de laranja e amêndoas: o diferencial deste bolo está no fato dele ser servido embebido em uma deliciosa calda elaborada com suco de laranja e açúcar, garantindo textura e sabor sem igual .

12. Bolo perfumado de laranja: de poucos ingredientes, este bolo fica pronto em apenas 25 minutos de forno. Ideal para receber uma visita de última hora ou para saborear quando bate aquela vontade de comer um doce.

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

13. Bolo de fubá com amêndoas e limão: mais uma opção sem glúten e sem lactose, este bolo de fubá ganha uma calda de limão com açúcar de confeiteiro, deixando-o ainda mais saboroso.

14. Bolo de ricota, amêndoas e limão siciliano: com uma textura molhadinha, este bolo possui massa leve, confeccionada com farinha de amêndoas, ricota, açúcar de confeiteiro, manteiga, essência de baunilha, raspas de limão siciliano e ovos. Para decorá-lo, lascas de amêndoas.

15. Pâte sablée com farinha de amêndoas: massa ideal para receitas doces, possui textura delicada, daquelas que desmancham na boca. Para facilitar sua manipulação, a farinha de amêndoas é misturada a de trigo, açúcar de confeiteiro, ovo, manteiga e sal.

16. Torta de pera com creme de amêndoas: receita típica da gastronomia francesa, além de levar a farinha de amêndoas na massa, ainda ganha um creme de amêndoas para acompanhar as saborosas peras. Refinamento e muito sabor!

17. Torta mousse de chocolate: o rendimento desta deliciosa torta é de 10 porções, tornando-se uma boa opção para ser saboreada com amigos ou familiares. Fica pronta em cerca de 60 minutos e elege o chocolate meio amargo como destaque principal.

18. Torta de chocolate branco com amêndoas: ideal para ser saboreada com uma bola de sorvete de limão, esta torta utiliza farinha de amêndoas, manteiga, açúcar de confeiteiro, extrato de baunilha, fermento, manteiga sem sal, ovos, amido de milho e, é claro, o chocolate branco. Para enfeitar, lâminas de amêndoas.

19. Torta de figo com massa de amêndoas: o recheio é de figo e a massa é do tipo “podre”, daquelas que derretem na boca. Para completar, um delicioso creme de amêndoas elaborado com fava de baunilha, ovos, farinha de trigo, farinha de amêndoas e açúcar refinado.

Docinhos e biscoitos

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

20. Brigadeiro com farinha de amêndoas: o brigadeiro é feito do jeito convencional, misturando leite condensado, manteiga e achocolatado. O diferencial está na cobertura: após enrolá-lo, ao invés de polvilhar confeitos de chocolate, troque pela farinha de amêndoas, adicionando crocância ao mesmo.

21. Docinho de amêndoas: para este doce, basta misturar leite condensado, farinha de amêndoas e manteiga, levar ao fogo até o ponto de enrolar e passá-lo em uma caminha de amêndoas laminadas.

22. Ameixas gratinadas com farinha de amêndoas: aqui a farinha de amêndoas, juntamente com outros ingredientes, resultará em um tipo de “crumble”, aquela farofinha ideal para cobrir doces. Estas serão adicionadas em um refratário forrado com ameixas sem caroço, as quais, depois de levadas ao forno, se derreterão e soltarão todo o sabor no prato.

23. Petit gâteau sem glúten: esta versão sem glúten não perde em nada para a receita original do bolinho queridinho mundo afora. Dentre os ingredientes de seu preparo estão a farinha de amêndoas, manteiga sem sal, chocolate 65%, ovos, açúcar e sal.

24. Tortinha de lemon curd: outra receita utilizando este tipo de farinha para a massa podre, esta tortinha ganha um saboroso creme de limão em seu interior, além de receber chantilly caseiro e raspas de limão para decorar.

25. Cupcake de chocolate com farinha de amêndoas: receita sem glúten que leva um mix de farinhas, cacau e canela em pó e açúcar de coco para complementar os ingredientes secos. O melado de cana de açúcar ajuda para adoçar o bolinho e a calda é feita com agave, calda de amora preta e cacau em pó.

26. Bolinho de chuva especial: cheia de sabor, esta receita leva como ingrediente diferenciado a água de flor de laranjeira, perfumando e conferindo um aroma inusitado ao bolinho.

27. Bolinho de amêndoas: receita tradicional francesa, mistura texturas e resulta em um bolinho molhadinho, denso e crocante ao mesmo tempo. Conhecido como financier, fica pronto em um total de 40 minutos, sendo 20 minutos dedicados para seu preparo e os outros 20 no forno.

28. Biscoito com farinha de amêndoas: podendo ser substituída por farinha de qualquer outra oleaginosa, a farinha de amêndoas é misturada com açúcar de confeiteiro, manteiga em temperatura ambiente, sal, ovo e farinha de trigo.

29. Cookies de amêndoas: receita fácil e simples, é livre de glúten, leite e ovo, tornando-se uma boa opção para veganos, celíacos e alérgicos. Para fazê-la, basta misturar farinha de aveia, farinha de amêndoas, pistache triturado, óleo de coco e melado de cana ou mel para adoçar.

30. Cookies de amêndoas com gotas de chocolate: se desejar, as gotas de chocolate podem ser substituídas por alfarroba sem açúcar. Rendendo oito porções, basta misturar a farinha de amêndoas com claras de ovo, sal e adoçante.

Foto: Reprodução / Le Plat Du Jour

31. Cookies de limão e amêndoas: de sabor cítrico acentuado, o suco de limão, assim como suas raspas, são ingredientes que garantem o sabor destes biscoitos. Aqui a farinha de amêndoas ainda é misturada com a farinha de trigo, para uma textura mais maleável.

32. Estrelas de canela e amêndoas: opção sem glúten e sem lactose, utiliza, além da farinha de amêndoas, amêndoas picadas, garantindo uma textura ainda mais crocante ao mesmo. O suco de laranja ajuda a perfumar e saborizar o biscoito, enquanto o açúcar de confeiteiro garante maior facilidade na manipulação da massa.

33. Macarons: doce tradicional francês, os macarons são delicados biscoitos famosos no mundo inteiro. Sua massa leva somente farinha de amêndoas, açúcar de confeiteiro, clara de ovo, açúcar cristal e corante alimentício, permitindo tons variados de acordo com a criatividade do cozinheiro.

34. Brownie fit com farinha de amêndoas: não leva leite nem glúten em seu preparo e sua massa possui base de batata doce, tonando-se um doce de baixa calorias. Apesar de ser uma versão com este inusitado ingrediente, sua textura e cremosidade surpreende, não deixando nada a desejar para sua versão tradicional.

35. Brownie sem lactose com farinha de amêndoas: aqui a farinha de amêndoas é misturada com farinha de arroz e fécula de batata, garantindo uma receita livre de glúten. Se desejar adicionar crocância à massa, aposte em nozes, macadâmias ou até mesmo amêndoas em pedaços.

36. Panqueca de farinha de amêndoas, mel e canela: simples e fácil de fazer, rende uma porção, tornando-se uma boa opção para o café da manhã ou lanche da tarde. Para prepará-la, basta misturar um ovo, uma colher de sopa de farinha de amêndoas, uma colher de chá de mel e canela à gosto.

37. Panqueca de farinha de amêndoas e coco: outra deliciosa opção de panqueca, aqui a farinha de amêndoas e o ovo são misturados com a farinha de coco, sendo preparada na frigideira e rendendo duas porções pequenas.

Rica em proteínas, sais mineiras, vitaminas e ômega 3 e 6, a farinha de amêndoa se mostra como um ingrediente versátil, podendo ser inserida no cardápio do dia a dia através de saborosas receitas doces ou salgadas. Escolha sua favorita e comprove seus benefícios.

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