Exercício de respiração: confira técnicas aliadas de uma vida saudável

Escrito por
Em 02.06.20

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Quer saber para que serve o exercício de respiração? Por mais que o ar entre e saia de maneira natural do nosso corpo, as técnicas certas podem te ajudar a respirar melhor e até mesmo a diminuir o estresse, a ansiedade e melhorar a qualidade do sono. Veja os vídeos abaixo e aprenda a usar os exercícios ao seu favor!

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1. Exercício de respiração diafragmática

Esse é um exercício que também é chamado de respiração abdominal ou pela barriga. Com ele, você consegue ativar a musculatura do core, que é o centro do corpo. Ele é feito deitada e você vai precisar de uma cadeira ou um sofá para apoiar as pernas. A técnica é bem detalhada no vídeo, então é fácil reproduzi-la em casa.

2. Exercício para respiração diária

Seja uma, duas ou três vezes ao dia, vale a pena tirar alguns minutos do seu tempo para fazer um exercício para fortalecer os pulmões. Aqui, você confere técnicas rápidas e fáceis, que são perfeitas para os idosos, mas que também ajudam a aumentar a capacidade pulmonar das pessoas mais jovens.

3. Exercício de respiração para dormir

Se você é do tipo de pessoa que tem dificuldades para dormir, um exercício de controle respiratório pode ser um grande aliado para te embalar o sono. Assim, você consegue descansar durante a noite e garante energia para o próximo dia.

4. Exercício de respiração para acalmar a ansiedade

Nesse vídeo, você confere um treino respiratório para quem sofre de ansiedade ou ataques de pânico. Sem complicações, o exercício pode te ajudar a se acalmar. Além de seguir as dicas do vídeo, sempre é válido buscar ajuda profissional.

5. Exercício de respiração de um minuto

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Esse vídeo propõe usar o movimento natural do diafragma para entrada e saída do ar. Assim, você consegue melhorar a oxigenação nos tecidos do organismo. Tudo isso gastando pouco tempo do seu dia!

6. Exercício de respiração para depressão

Aqui, você confere a técnica bhastrika de respiração, que é indicada para quem está sem energia ou deprimida. A dica é realizar esse exercício em jejum pela manhã.

7. Exercício de respiração para relaxar

Com esse exercício, você aprende um tipo de respiração que ajuda a reduzir o nervosismo, a ansiedade, o estresse, a raiva e a pressão alta. Sem complicações, é fácil reproduzir o passo a passo em casa.

8. Exercícios de respiração para estabilizar as emoções

Nesse vídeo, você aprende a fazer um exercício que intercala as narinas no momento da respiração. Simples de ser seguida, essa é uma técnica que leva mais consciência para sua respiração, deixando o corpo mais relaxado.

Para ter uma vida saudável, além de respirar bem, também é preciso ter uma alimentação equilibrada e manter a prática de atividades físicas. Para se movimentar sem sair de casa, os aplicativos de exercícios são ótimos aliados!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar