Conheça 9 possíveis causas de dor de cabeça ao acordar e como tratá-las

Escrito por
Em 27.04.22

Envato

Sofre de dor de cabeça ao acordar? As médicas Dra. Aline Vitali, neurologista e professora da PUCPR e responsável pelo ambulatório de cefaleia da universidade e a Dra. Eliane Amaral Ghirelli, neurologista e professora de medicina na PUCPR, compartilharam quais são as doenças relacionadas à dor de cabeça ao acordar e os possíveis tratamentos para cada caso:

Publicidade

Bruxismo

O motivo do bruxismo causar dor de cabeça ao acordar é a “contração muscular forte e contínua”. Como tratamento ela informa que deve ser feito “uso de placa odontológica, controle do estresse, cuidado com a saúde mental, se houver fármacos que contribuam para o bruxismo deve-se considerar a sua suspensão”.

Também podem ser tomadas atitudes para a redução da dor causada. “Fisioterapia pode ajudar no alívio da dor. Pode-se considerar uso de fármacos que diminuam a sensibilidade à dor, como os antidepressivos tricíclicos”, elenca. Além disso, maus hábitos como “estresse e uso inadequado da placa odontológica” também podem gerar dor de cabeça.

Apneia do Sono

Envato

Quem tem apneia do sono pode sofrer de dor de cabeça ao acordar por causa da “diminuição da oxigenação cerebral”. Nesse caso, o principal tratamento recomendado envolve “desde a redução do peso, até cirurgia e/ou uso de dispositivos como CPAP”. Os maus hábitos que contribuem para a dor de cabeça nesse caso são “dormir de barriga para cima, ingerir álcool”.

Hipertensão noturna

No caso da hipertensão noturna, a dor de cabeça ao acordar é causada por “alterações vasculares”. A especialista explica que o tratamento nesse caso conta com “avaliação cardiológica e tratamento da hipertensão”. Deixar de tomar remédios para hipertensão contribui para que a dor apareça.

Enxaqueca crônica

Quando se trata de enxaqueca, a médica esclarece que “pode dar dor em qualquer horário, inclusive ao acordar, quando se faz uso excessivo de analgésico, o período de sono pode ser um período de abstinência dos medicamentos, por isso da dor ao acordar”.

O tratamento envolve desde o uso de medicamento até mudança de hábitos de vida “Medicamento profilático para enxaqueca, sendo o topiramato a primeira escolha”. As vezes é necessário “interrupção do uso excessivo de analgésicos quando houver ou criar rotinas e hábitos de vida saudáveis (sono, atividade física, controle do estresse são os principais)”, lista a Dra. Vitali.

Dores de cabeça relacionadas a maus hábitos

Envato

Dor de cabeça ao acordar também pode não ser relacionada a uma doença em específico. A Dra. Eliane Amaral Ghirelli, que é neurologista e professora de medicina na PUCPR, explica que nesses casos, a dor normalmente está associada a maus hábitos de estilo de vida. Por isso, para realizar o tratamento é necessário “reconhecer e identificar esses hábitos e revertê-los”.

Publicidade

Desidratação

Tomar pouca água pode ser uma das causas da dor de cabeça ao acordar, uma vez que “pode causar uma desidratação durante a noite, pois se passa por um longo período de 6h a 8h sem ingerir líquidos e sem se alimentar”.

A Dra. informa ainda que as longas horas de sono sem se alimentar também podem causar hipoglicemia em pessoas predispostas a desenvolverem diabetes, causando dor de cabeça ao acordar. Em ambos os casos, as dores são causadas por fatores do metabolismo

Ressaca

Envato

O consumo de bebidas alcoólicas também pode ser uma das causas de dor de cabeça ao acordar “geralmente abusiva de bebidas alcoólicas, às vezes em menor quantidade também para pessoas mais suscetíveis ou se isso está sendo feita de forma rotineira”. E não são casos raros, como destaca a especialista “A cefaleia da ressaca acontece em 72% dos casos de queixa de dor de cabeça perante o hábito etílico.”

Causas anatômicas

Alterações na posição dos músculos faciais e da coluna, causadas por má-posição para dormir ou travesseiro de altura inadequada são outra possível causa, como esclarece a Dra. Ghirelli “pode pela postura de relaxamento dos músculos faciais levar a pessoa a acordar com dor, a mesma coisa para cefaleia cervicogênica de origem da coluna cervical, ou pessoas que estão com alguma degeneração artrose, ou por diferenças anatômicas mesmo, o fato de dormir com o travesseiro muito alto ou muito baixo.”

Uso abusivo de drogas

Envato

Quando se fala de drogas que podem provocar dor de cabeça ao acordar, a especialista destaca que não se trata apenas do uso de drogas recreativas, mas inclusive do “uso de muitos medicamentos e muitas vezes (no caso de) as pessoas que tem que tomar medicamentos para controlar pressão cardiovascular, diuréticos, etc a noite, se não tomar certos cuidados com o horário da medicação, ingestão de água, adequação do horário de dormir e de acordar poderão ter dor de cabeça ao acordar”.

Atividade física

A influência da atividade física é variável de acordo com o metabolismo “para algumas pessoas realizar atividade física a noite relaxa, mas algumas pessoas, principalmente algumas pessoas predispostas a ter insônia, acionam ainda mais o sistema de estar alerta”. Por causa disso, ela fala que algumas pessoas devem manter as práticas de atividade física a horários mais distantes da hora de dormir “evitar após as 9h da noite para que de tempo do corpo realmente relaxar após a atividade física e sempre com muita hidratação e muito alongamento”.

Conseguiu identificar o que pode estar causando dor de cabeça em você ao acordar? Confira também essa matéria que apresenta 15 sintomas de cansaço emocional para saber se está precisando relaxar.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.