Doce de coco: 20 receitas que são pura doçura

Escrito por
Em 17.09.18

iStock

Muitas são as possibilidades quando se pensa em doce de coco. Isso porque a fruta tem um sabor todo especial e combina perfeitamente com caldas de açúcar ou outras sobremesas de fazer salivar. E isso que nem falamos de todos os benefícios que o coco pode trazer para a saúde, hein?

Continua após o anúncio

Confira abaixo receitas diferentes de doce de coco: cocadas rápidas de fazer, balas que derretem na boca e levam recheios especiais, versões de quebra-queixo cheias de sabor e coquinhos incrivelmente práticos. A parte mais difícil será resistir e preparar uma receitinha só!

Índice do conteúdo:

Receitas de cocada

1. Cocada com coco fresco: além do coco ralado comprado em pacotinho, essa receita aqui pede dois cocos frescos, açúcar e leite condensado. Para esfriar as cocadas devem ser colocadas em folhas de papel manteiga ou em superfícies de pedra untadas.

2. Cocada de leite Ninho de corte: quando o queridinho leite Ninho chega em uma receita, não precisa ter dúvida: é delícia na certa. Essa cocada fica bem durinha e pode ser cortada em pedaços maiores. Sirva em uma vasilha bem bonita ou em um prato colorido e prepare-se para receber os elogios.

Leia também: 17 receitas de bolo de mandioca com gostinho de infância

3. Cocada cremosa com leite condensado: pensa em uma iguaria versátil. É essa aqui. Cremosa, essa cocada pode ser utilizada tanto como recheio para bolos ou tortas como para comer de colher mesmo, servida em porções individuais. A melhor parte é que é gostosa de fazer. A parte mais complicada é não devorar tudinho de uma vez só.

4. Cocada de forno de coco bambu: o restaurante Coco Bambu é famoso pelos seus pratos, e essa sobremesa é uma versão caseira de um deles. Essa cocada é para ser consumida quentinha, então sirva logo que tirar do forno. As bordas do doce são crocantes e o centro é bem macio. Irresistível.

5. Cocada cremosa de leite Ninho com Nutella: a duplinha mais querida do Brasil faz toda a diferença nessa cocada. O leite Ninho dá um gosto todo especial para a cocada, enquanto uma cobertura de Nutella e creme de leite dá um toque final. É de salivar só de imaginar!

Continua após o anúncio

6. Cocada vegana: com coco fresco ralado, açúcar, água e sal você prepara essa cocada vegana. Se preferir ela na versão mole, pode acrescentar leite condensado de soja. Outra variação incrível é apostar em ingredientes complementares, como paçoca ou açúcar mascavo. Invente a sua própria receita de acordo com suas preferências!

Receitas de bala de coco

7. Bala de coco tradicional: embora conte com poucos ingredientes – leite de coco, açúcar refinado, manteiga sem sal, é preciso um pouco de atenção para preparar essa bala de coco. A etapa do cozimento da calda de açúcar é a mais importante. O ponto ideal é o “ponto de bala dura”. Cozinhar demais pode fazer com que o resultado final não fique exatamente como o esperado, mas não desista!

Leia também: 20 receitas de bolo prestígio para adoçar qualquer ocasião especial

8. Bala de coco que derrete na boca: algumas receitas são praticamente um exercício físico – e é justamente o caso dessa bala. Embora precise apenas de três ingredientes, o processo de puxar até chegar ao ponto certo é um tanto quanto trabalhoso. Pode até cansar o braço, mas a doçura compensa!

9. Bala de coco com recheio de brigadeiro: talvez você não acredite, mas é possível deixar a bala de coco ainda mais gostosa do que já é. Essa receita é muito fácil e derrete na boca. A dica é deixar o brigadeiro totalmente frio para rechear a bala. Também é possível fazer com outros recheios, como brigadeiro branco ou de morango.

10. Bala de coco baiana: sabe o que é que a (bala) baiana tem? Uma caldinha caramelada que é única! Preparada com açúcar, água e uma colher de sopa de vinagre branco, ela dá um toque todo crocante ao docinho feito com leite condensado, coco fresco ralado, uma gema e manteiga. Faça em casa e prepare-se para cair de amores.

11. Bala de coco recheada sem fogo: o trabalho de ter que puxar a bala faz com que você acabe desistindo de preparar essa doçura na sua casa? Tudo bem, existem alternativas! Essa versão aqui, por exemplo, não precisa ser puxada e nem vai ao fogo. Elas são feitas com açúcar de confeiteiro, amido de milho e leite de coco. Já o recheio pode ser e brigadeiro ou outra opção que você preferir. O vídeo mostra o passo a passo.

Receitas de quebra-queixo

12. Quebra-queixo tradicional: calma, ninguém aqui precisa quebrar nenhuma parte do corpo. Esse doce ganhou esse nome por ser bem durinho – mas deliciosamente açucarado e gostoso. O quebra-queixo tradicional é preparado com açúcar, água, suco de limão e coco ralado.

Continua após o anúncio

Leia também: 70 receitas com doce de leite que podem surpreender qualquer um

13. Quebra-queixo com coco ralado e fatiado: diferente das outras versões de quebra-queixo, nessa aqui você deve ralar uma parte do coco (750 g) e fatiar outra (250 g). Além disso, a lista de ingredientes pede o suco de dois limões água e açúcar. A utilização do coco cortado de duas formas deixa a apresentação diferenciada. Experimente fazer em casa!

14. Quebra-queixo molinho de tigela: que tal uma sobremesa com o gosto irresistível de um bom quebra-queixo, porém com um toque mega cremoso? Essa versão é feita com o coco ralado em lasquinhas. Lembre-se de servir os pedaços em papel manteiga, porque ele pode ficar grudado nas mãos e nos dedos.

15. Quebra-queixo com amendoim: na hora de preparar o seu quebra-queixo, vale usar a criatividade e acrescentar outros ingredientes para dar um toque todo único. A receita desse vídeo combina o coco com 500 g de amendoim cru. É de dar água na boca!

Receitas de coquinho

16. Coquinho tradicional: que tal preparar na sua casa essa iguaria tão comum das ruas e praças do país? São irresistíveis pedaços de coco açucarados – e mais simples de preparar do que você imagina! Para o coquinho tradicional você precisa apenas de algumas colheres de água, coco em pedaços grandes e açúcar.

17. Coquinho açucarado: com custo baixinho e fácil de fazer, esse coquinho açucarado pede só os 3 ingredientes mais tradicionais, que são o coco fresco, açúcar e água. É preciso apenas ter paciência para o açúcar chegar no ponto certo. Mexa bastante até que não fique nenhuma bolinha. Sirva em potinhos coloridos ou ramequins para o lanche ficar ainda mais gostoso.

18. Coquinho crocante: essa receita de coquinho fica pronta rapidinho, pede pouquinhos ingredientes e é uma maravilha para um lanchinho da tarde. No entanto, vale lembrar que o doce deve ser consumido em no máximo dois dias, não sendo aconselhado congelar.

19. Coquinho em fatias: para inovar na hora de preparar o seu coquinho crocante, vale utilizar o coco em formatos diferentes. Nessa versão a lista de ingredientes pede a fruta cortada em fatias de tamanho médio. Fica um charme na hora de servir.

20. Coquinho de rua: chegou a hora de fazer em casa o coquinho igualzinho a aquele vendido pelas ruas e em carrinhos por aí. Daqueles que não dá vontade de parar de comer, sabe? É tão fácil de fazer que vale chamar a criançada para ajudar. Apenas supervisione no momento de levar os ingredientes para o fogo, ok?

Continua após o anúncio

É apaixonada pelo ingrediente? Então não deixe de conferir essas 39 receitas de bolo de coco irresistíveis e fáceis de fazer.

Assuntos: Alimentação

Para você