8 dicas para você acordar cedo sem sofrer (tanto)

A rotina de acordar cedo não precisa ser um sacrifício tão grande se alguns pequenos hábitos forem mudados

Escrito por Suzane Werdt

Foto: iStock

Para algumas pessoas, acordar cedo faz parte da rotina e nem sempre é uma escolha pessoal. Tem gente que sabe lidar com isso bem e sem sofrimentos, mas para outros esse hábito pode ser um verdadeiro martírio, difícil de cumprir e de se acostumar.

Trabalhadores, estudantes, mães, pais e até para consultas médicas: não tem como fugir, todo mundo tem que acordar cedo um dia ou outro (ou todos os dias, como a maioria).

Mas, além de uma simples atividade diária, “o sono é uma das principais atividades da vida: previne doenças, auxilia no emagrecimento, além de fazer a pessoa se sentir melhor física e emocionalmente”, explica Sharon Feder, Psicóloga e Coach de Saúde e Bem-Estar na Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar. Por isso é essencial que o sono seja sempre uma prioridade.

A especialista destaca que hoje em dia a maioria das pessoas dorme entre 4-5 horas, quando o tempo normal para um adulto deveria ser no mínimo de 8 horas. Outro ponto importante é que, com a chegada da tecnologia, as pessoas passam muitas horas no computador ou no celular e acabam deixando de lado seu sono, o que gera uma dificuldade ainda maior para acordar cedo.

Ainda de acordo com Sharon, nem sempre a dificuldade de acordar cedo é mero desleixo: “Muitas pessoas acreditam que seja preguiça ou falta de disposição, mas na realidade existem dois tipos de pessoas: as matutinas e as noturnas. Esta diferença tem origem genética, assim como é influenciada pelo ambiente social e pela forma de criação. As pesquisas demonstram que elas funcionam e possuem ciclos diferentes”.

Leia também: 5 atitudes para ter mais energia

Seja por questões genéticas ou por uma tendência “vampiresca”, é possível fazer com que esse momento aconteça mais facilmente com alguns truques. Abrace essas dicas e tenha um bom dia!

1. Crie uma rotina

Gif: Reprodução / Giphy

“Tente dormir sempre no mesmo horário: o corpo tem um relógio interno, então é importante manter uma rotina nos horários de dormir e de acordar.”, explica Sharon. Obviamente, para acordar cedo, será preciso a tentativa de dormir mais cedo também.

2. Não seja dependente da soneca

Gif: Reprodução / Giphy

A função “soneca” do celular, mais do que ser sua amiga, na verdade faz com que o amanhecer seja fisicamente estressante ao organismo, além de transformar aqueles minutos a mais em um sono superficial.

3. Deixe a luz entrar

Gif: Reprodução / Giphy

“Use a luz como facilitador: nosso sono depende da luz. Então, na hora em que for acordar, abra a janela e a luz do sol auxiliará o corpo e a mente a despertarem de forma gradual e positiva”, conta a profissional. Também vale deixar as cortinas abertas antes de deitar.

4. Faça exercícios pela manhã

Gif: Reprodução / Giphy

“A atividade física antes de dormir agita o corpo devido a produção da adrenalina, logo, para pessoas que têm dificuldade de acordar cedo, sugerimos sempre que realize atividades no período da manhã, pois ajuda o corpo a acordar e ter mais disposição ao longo do dia.”, orienta a psicóloga.

Leia também: Exercícios para aliviar dores nas costas

5. Desconectada

Gif: Reprodução / Giphy

Sharon ensina: “Invista em atividades relaxantes antes de dormir: leia um livro, revista, ouça música calma e fique longe de aparelhos tecnológicos! Celulares e computadores emitem uma luz que priva a pessoa de uma boa noite de sono.”

6. Planeje o dia

Gif: Reprodução / Giphy

Já deixe tudo pronto antes de dormir na noite anterior: roupa, café da manhã, etc. Assim o período da manhã torna-se menos estressante. Quanto mais planejamento, mais você se sentirá bem para dormir e acordar com tranquilidade.

7. E planeje a noite

Gif: Reprodução / Giphy

Uma boa noite de sono vai fazer com que acordar não seja tão difícil. Para isso, prepare os detalhes da sua noite: cama bem arrumada, roupa confortável, um banho quente antes de deitar, evitar comer refeições pesadas. Vale tudo para que seu sono seja ininterrupto e agradável.

8. Acorde de boas

Gif: Reprodução / Giphy

Já que não tem como fugir, faça das suas manhãs momentos agradáveis. Atitudes como a repetição do “odeio acordar cedo” ou músicas fúnebres no despertador não costumam ajudar. Se você tem que acordar cedo, tente manter um bom humor e, com certeza, o dia vai começar mais agradável.

Acordar cedo normalmente faz com que seus dias rendam mais e melhor! Não esqueça de listar tudo o que você conseguiu realizar por ter acordado mais cedo e assim ter ganhado mais tempo para suas atividades.

Leia também: O que comer antes de dormir: as melhores e as piores opções

Agora aproveite essas dicas e deixe suas manhãs mais produtivas e agradáveis. Bom descanso!

Assuntos: Bem-Estar

Dicas pela Web
Comentários