Diabetes gestacional

Cuidados com a saúde da mulher devem ser redobrados para evitar a doença que só aparece na gravidez

Escrito por Deborah Busko

A gravidez é um período que exige da mulher uma série de cuidados, já que ocorrem inúmeras modificações que podem trazer algumas disfunções para o organismo. É o caso do diabetes gestacional, que entre outros fatores, pode ser causado por alterações hormonais e excesso de peso.

Alimentação inadequada, histórico da doença na família, hipertensão, pré-eclâmpsia na gravidez atual ou bebês de mais de quatro quilos em gestações anteriores também estão entre os fatores de risco.

O que é diabetes gestacional?

A doença se caracteriza pelo aumento do teor de açúcar no sangue e surge principalmente no segundo trimestre da gravidez. Apesar do diabetes gestacional regredir por conta própria, existe a possibilidade de afetar tanto a mãe como o bebê.

O diabetes na gravidez normalmente aparece sem dar sinais e os sintomas por muitas vezes se confundem com os de outros problemas de saúde.

Os principais sintomas da diabetes gestacional são inchaço, vômitos, visão turva, fadiga, sede, urinar em excesso, infecções na bexiga ou na vagina. Por isso, é importante verificar os índices de glicemia através de exames de sangue já nos primeiros meses e o diagnóstico da doença logo no início da gravidez é extremamente importante, pois pode evitar complicações com o feto e problemas na hora do parto.

Prevenção e tratamento

Quando diagnosticada a diabetes gestacional, é necessário tomar algumas medidas para controlar a doença. O tratamento da diabetes gestacional deve ser acompanhado pelo obstetra juntamente com um profissional de nutrição. O uso de medicação é indicado em apenas alguns casos.

Tanto para tratar como prevenir diabetes gestacional, o ideal é manter uma alimentação saudável e sem exageros. As mulheres que sofrem com a diabetes na gravidez devem seguir um cardápio balanceado, evitando doces, gorduras e carboidratos em excesso e dando preferência aos alimentos integrais. Praticar atividades físicas regularmente também ajuda na prevenção.

Assuntos: Diabetes, Gravidez

Para você