Dermopigmentação: conheça em detalhes esta técnica para corrigir sobrancelhas

Saiba como é feito o procedimento, os cuidados para obter o melhor resultado e a diferença entre dermo e micropigmentação

Escrito por Mariana Bueno

Foto: Unsplash

A dermopigmentação é um procedimento que vem sendo cada vez mais procurado por pessoas que desejam corrigir falhas ou complementar as sobrancelhas.

A técnica, que atinge a derme, é um pouco mais profunda que a micropigmentação, que fica apenas na epiderme – a camada mais superficial da pele.

Além disso, a dermopigmentação pode ser feita, também, em algumas áreas específicas de acordo com a necessidade de cada um, como lábios, delineador de olhos, estrias, entre outras.

A esteticista Raphaella Bahia, da FR Microcenter, no Rio de Janeiro, explica como a dermopigmentação nas sobrancelhas é feita: “Com um aparelho específico, o profissional desenha na pele os fios para preencher as falhas ou mesmo para criar sobrancelhas completas para quem não tem”, diz.

Quanto tempo dura a dermopigmentação?

Foto: iStock

O tempo do procedimento varia de acordo com cada caso. Geralmente ocorre dentro de 1 hora e 30 minutos, mas pode demorar um pouco mais ou um pouco menos. O resultado é imediato e acontece um clareamento de 30 a 70% após os primeiros dias.

Leia também: Como fazer sobrancelha: dicas fáceis para você seguir em casa

Depois da primeira sessão, a pessoa deve retornar em um prazo de 30 dias para a finalização. “Chamamos de revisão, é quando finalizamos o procedimento verificando a adaptação e fixação da pele ao pigmento, entre outros detalhes”, explica.

A durabilidade costuma ser grande e, geralmente, a necessidade de um novo procedimento só acontece depois de um ano. “Por não ser um procedimento definitivo e sim permanente, é necessário retornar para realizar novamente”, diz.

Dermopigmentação x micropigmentação: qual a diferença?

Foto: iStock

Antes de fazer o preenchimento das sobrancelhas também é importante conhecer as diferenças entre as técnicas mais comuns.

Na micropigmentação, a profissional explica que é utilizado um aparelho chamado dermógrafo para desenhar cada pelo no formato ideal, trocando as agulhas para garantir a cor e a espessura perfeitas.

Já na dermopigmentação, embora seja bem parecida, esse desenho é feito de uma forma mais profunda. “As pessoas se referem a micro e dermo como se fosse a mesma coisa. Mas a diferença está nos detalhes. Quanto mais profundo for na pele, consequentemente, maior será a durabilidade. Porém, não necessariamente o resultado será melhor. Até porque é natural que a cor desbote”, afirma a esteticista.

Leia também: Os 3 melhores óleos para preencher a sobrancelha e corrigir grandes falhas

Outra técnica para as sobrancelhas é o microblanding, em que se usa um aparelho chamado Tebori, que é manual e muito parecido com uma caneta. Por isso, segundo Raphaella, acaba sendo mais agressivo para a pele, pois atinge uma camada mais profunda do que a da micropigmentação.

Dicas importantes na hora de realizar a dermopigmentação

Foto: Unsplash

A esteticista Raphaella Bahia explica que, antes de fazer a dermopigmentação, é necessário ter atenção a alguns pontos, para evitar qualquer tipo de problema:

Procure um profissional especializado: “É sempre bom ter referências do profissional antes, não só em redes sociais, mas ver alguém que já tenha feito”, explica a especialista.

Escolha bem a cor: “A escolha da cor e técnica precisa ser decidida pelo profissional, após uma análise do perfil e entendimento do desejo do cliente”, afirma Raphaella.

Conheça o local: Segundo a esteticista é importante levar em consideração o local onde você pretende realizar o procedimento, ver de perto e ter atenção principalmente às questões de higiene.

Leia também: Sobrancelha definitiva: conheça as técnicas e seus efeitos

Tome os devidos cuidados: Depois de fazer o procedimento é necessário utilizar uma pomada para ajudar a cicatrizar e fixar; essa pomada é fornecida pelos profissionais que realizam a dermopigmentação.

Evite sol: Também é necessário ficar cinco dias sem sol, praia e exercícios físicos, além de não aplicar protetor solar em cima e evitar produtos que contenham ácido.

Com todos esses cuidados antes e depois do procedimento, as chances de ter um resultado perfeito são maiores.

Contraindicações

Há alguns casos em que a dermopigmentação é contraindicada, como para gestantes e mulheres que ainda estão amamentando.

A especialista explica também que, em situações específicas, pode ser necessário ter uma autorização médica antes de realizar o procedimento. “Apesar de ser um procedimento seguro e bem superficial, procuramos sempre manter a segurança dos clientes”, afirma Raphaella.

Leia também: Diferentes maneiras de delinear as sobrancelhas

E, em pessoas com histórico de alergias, são realizados testes para evitar que haja alguma reação alérgica.

Consulte um profissional para identificar qual a melhor técnica para você e conquiste a sobrancelha dos seus sonhos!

Para você