20 receitas de creme de ervilha que vão esquentar o seu paladar

Escrito por
Em 31.07.20

iStock

O creme de ervilha é uma ótima opção de jantar leve para quando o tempo está mais fresco. Mas também pode ser servido como entrada e em qualquer ocasião e clima que você desejar. Com opções com carne ou vegetarianas, é um prato versátil que pode ser adaptado ao seu paladar. A seguir, confira receitas que vão dar água na boca!

Continua após o anúncio

1. Creme de ervilha simples

Para preparar esse creme, você vai precisar de ervilhas frescas congeladas, cebola, alho, maionese, óleo, sal e pimenta a gosto. Comece refogando a ervilha com o alho e a cebola e, depois, bata no liquidificador com água. Em seguida, transfira para a panela, cozinhe por mais alguns minutos e está pronto!

2. Creme de ervilhas secas

Para essa receita, você precisará apenas de alho, cebola, azeite e ervilhas secas. Não é necessário deixar de molho, o que economiza muito tempo. Refogue as ervilhas no azeite com a cebola e o alho, cozinhe com água o suficiente para cobrir e acerte o sal. Depois de cozido, é só bater e voltar à panela até ferver.

3. Creme de ervilha seca na panela de pressão elétrica

Para um creme de ervilha ainda mais prático, o preparo na panela de pressão elétrica é muito rápido. Comece deixando as ervilhas secas de molho por pelo menos uma hora. Para complementar o preparo, é utilizada também a linguiça defumada. O preparo é muito simples: basta colocar tudo na panela e está pronto.

4. Creme de ervilha com aipo

Comece picando a batata baroa, o aipo e o alho. Depois, é só levar tudo para a panela de pressão, cozinhar por alguns minutos e bater no liquidificador. O sabor especial fica por conta do refrescante hortelã, adicionado ao final do preparo.

5. Creme de ervilha seca com bacon

Continua após o anúncio

Comece cozinhando a ervilha na panela de pressão até derreter. Frite o bacon e refogue a cebola e o alho. Depois, é só adicionar o creme de ervilha, colocar pimenta, acertar o sal e ferver.

6. Creme de ervilha com creme de leite

Essa é uma receita muito prática, que utiliza a ervilha enlatada. Basta refogar a ervilha escorrida com cebola, bater no liquidificador com o creme de leite, voltar para a panela e ferver. Finalize com uma colher de manteiga e acerte o sal, se necessário. Confira o passo a passo.

7. Creme de ervilha com creme de leite e linguiça

Comece batendo a ervilha enlatada no liquidificador até formar um purê. Refogue o alho e a cebola no azeite e, depois, adicione a linguiça. Acrescente o purê de ervilhas e água a gosto até ferver. Depois, é só finalizar com pimenta, corrigir o sal e adicionar o creme de leite.

8. Creme de ervilha com molho bechamel

Comece preparando o molho bechamel com manteiga e farinha de trigo. Adicione o leite aos poucos, até chegar à textura desejada, e reserve. Depois, bata as ervilhas enlatadas com o molho e coloque coentro. Veja o vídeo para conferir o restante do preparo.

9. Creme de ervilha com calabresa e pão

Comece refogando a cebola e a calabresa até dourar. Depois, adicione a ervilha e a água para cozinhar na pressão por alguns minutos. Enquanto cozinha, prepare os croutons com pão de forma em cubos. Por fim, acerte o sal do creme e sirva com os croutons.

10. Creme de ervilha com batatas

Continua após o anúncio

Coloque todos os ingredientes, menos a salsinha, na panela. Cubra com água e leve ao fogo para cozinhar até amolecer. Triture com um mixer ou no liquidificador. Finalize com a salsinha e está pronto!

11. Creme de ervilha com bacon e batata

Comece fritando o bacon com a cebola até dourar e, depois, adicione o alho. Coloque a ervilha congelada e a batata em cubos. Acrescente a água e cozinhe por aproximadamente meia hora. Depois, é só bater no liquidificador, devolver para a panela e corrigir o sal.

12. Creme de ervilha com bacon e tempero baiano

Comece deixando a ervilha seca de molho por quatro horas, depois cozinhe na pressão com um fio de azeite. Frite o bacon até dourar, escorra e reserve. Frite o alho na gordura do bacon. Finalize temperando o caldo e adicionando o bacon.

13. Creme de ervilha com mandioquinha

Deixe a ervilha seca de molho por algumas horas. Leve para a panela de pressão junto com a mandioquinha e alho. Acrescente a água e cozinhe na pressão durante 10 minutos. Depois, bata no liquidificador e devolva o creme para a panela. Finalize com os temperos e deixe cozinhar por alguns minutos.

14. Creme de ervilha com bacon e calabresa

Comece deixando a ervilha seca de molho. Pique a calabresa, o bacon, a cebola e o alho. Frite a calabresa e o bacon e, em seguida, adicione a cebola e o alho. Depois, acrescente a ervilha e cozinhe na pressão. Sirva com pimenta e queijo fresco.

15. Creme de ervilha com bacon e tomate

Continua após o anúncio

Comece fritando o bacon na manteiga e, em seguida, vá adicionando os demais ingredientes e refogue. Cozinhe tudo até ficar bem macio. Escorra os ingredientes e amasse bem ou bata no liquidificador. Finalize com o creme de leite e o pimentão.

16. Creme de ervilha com bacon e mussarela de búfala

Comece picando o bacon, frite e reserve. Utilize a gordura do bacon para dourar a cebola e refogar a ervilha. Depois, cubra com água e cozinhe. Triture até ficar bem homogêneo. Volte para o fogo, tempere com sal e pimenta e coloque pedacinhos de mussarela de búfala. Finalize com o bacon e sirva.

17. Creme de ervilha com costelinha defumada

Comece fritando o bacon e reserve. Depois, frite a cebola e a costelinha e, em seguida, acrescente a ervilha previamente hidratada. Acrescente o bacon e a água e cozinhe por alguns minutos. Sirva com cheiro-verde.

18. Creme de ervilha com requeijão cremoso

Primeiro, frite o bacon e a cebola até dourar. Acrescente a ervilha enlatada, as batatas, cheiro-verde, sal, refogue e cozinhe até tudo ficar macio. Bata tudo e finalize com cheiro-verde e requeijão.

19. Creme de ervilha vegano

Frite a cebola e o alho em um fio de azeite. Acrescente folhas de louro, páprica defumada, pimenta e curry a gosto. Adicione o aipim, a batata, o inhame, a batata-doce e a ervilha. Cubra com água e cozinhe tudo na pressão por 20 minutos. Retire os fiapos do aipim, as folhas de louro e bata tudo até ficar homogêneo.

20. Creme de ervilha com bacon vegano

Coloque a ervilha de molho por pelo menos 12 horas. Escorra e reserve. Refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente a ervilha, a batata e água quente para cozinhar. Quando terminar, acrescente temperos frescos e bata até ficar bem cremoso. Por fim, sirva com o bacon vegetal.

O creme de ervilha é o prato ideal para o seu jantar em dias frios. E se você gosta de caldos, confira também receitas de sopa de mandioquinha igualmente deliciosas.

Assuntos: Alimentação