Moda e Beleza

Como usar cor pink? A tendência favorita de todas as estações

Cynthia Andrew

Em 01.07.23

A cor pink é um tom abaixo do vermelho. Ela é uma mistura do rosa e do branco e está mais relacionada ao magenta do que ao rosa pastel. A consultora de imagem e estilo Camilla Bismarchi fala sobre a cor que conquistou as passarelas e promete continuar entre as tendências. Com as dicas profissionais e as referências, ficará fácil montar o seu look monocromático ou com combinações despojadas.

A cor pink na moda

O nome da cor pink surge a partir da palavra inglesa “pinca”, que denomina uma flor da espécie Dianthus. Segundo Camilla, “até 1920, os bebês eram vestidos em tons de rosa”. Somente a partir dessa data, as crianças começaram a usar roupas coloridas, “pois foi possível a fabricação de cores resistentes à fervura”.

A consultora explica que o rosa é a cor das emoções, dos afetos e dos sentimentos ligados ao coração. Ainda, existem várias tonalidades de rosa, inclusive o pink pode ser mais intenso ou vibrante dependendo do tom. Por isso, a cor é usada em looks de diversos estilos.

Os tons claros, por exemplo, transmitem mensagem ligadas ao romantismo e ao amor. Já os tons mais escuros, como o pink, comunicam uma mensagem de sensualidade, sedução, empoderamento, status, força e feminilidade.

Publicidade

O pink é o novo preto?

Historicamente, até o século XIX, principalmente na Inglaterra, a cor rosa era considerada masculina. Entretanto, no século XX, a cor ganhou popularidade com a estilista italiana Elsa Schiaparelli, que é conhecida como a “mãe do rosa”. Em 1931, ela criou o tom rosa-choque (pink), que rapidamente conquistou o mundo da moda.

Em 2022, o pink retornou aos holofotes com a marca de grife luxuosa Valentino, que fez um desfile de moda na Paris Fashion Week. Os looks com recortes supermodernos faziam parte da coleção Pink PP, da estilista Pierpaolo Piccioli em conjunto com a própria Pantone. Chique, né?

Atualmente, “a moda está resgatando tendências dos anos 1900/2000 e trazendo um gostinho nostálgico de quem foi adolescente nessa época”, explica Camilla. Com isso, cores fortes e vibrantes, como o pink, retornam aos looks. “Como promessa nas passarelas, em 2023, o pink aparece em propostas mais ousadas, sexy e impactantes, e menos meiga e romântica”.

A tendência Barbiecore

Camilla explica que Barbiecore é uma moda de estética e estilo de vida baseada na famosa boneca Barbie. Além da cor rosa, a feminilidade e o glamour estão associados a essa tendência. Com o filme da Barbie (2023), o estilo está ganhando cada vez mais seguidoras.

Entre as características que fazem parte dessa onda, estão o uso do pink, sobreposições de tons de rosas, looks monocromáticos, brilho e roupas estilo vintage. Tudo isso com atitutes positivas e divertidas, pois a tendência também é sobre a alegria pós-pandemia.

A cor pink certamente terá uma vida longa, como mostra a história. Já o estilo Barbiecore, não sabemos. Camilla dá sua opinião: “tendências vêm e vão, mas o importante é você se identificar e se sentir bem quando for se vestir, expressando sua personalidade através do estilo que mais te agrada”.

Publicidade

5 dicas para usar cor pink e ficar por dentro da trend

A regra é uma só: divirta-se montando looks com a cor pink! Não existe certo ou errado. Você pode explorar o seu guarda-roupa e testar combinações. Para soltar a criatividade, aproveite as dicas da consultora de moda:

  • Aposte no monocromático: “além de ser uma combinação elegante e divertida, a mesma cor da cabeça aos pés é um estilo que alonga a silhueta”.
  • Pontos de cor no look: para um look discreto, use o pink nos detalhes, por exemplo, no sapato, bolsa ou cinto.
  • Combine com cores neutras: para quem não gosta de misturas, uma boa ideia é usar o pink com cores mais sóbrias, como o cinza, preto e branco.
  • Misture com outras cores: já para as mais ousadas, é de ótimo tom misturar o pink com cores alegres, como amarelo, vermelho, laranja, verde e azul.
  • Use tom sobre tom: aproveite o pink para combinar com outras tonalidades de rosa. O look ganha camadas e um ar moderno.

Você não precisa mudar o seu estilo para usar pink. Brincar com a moda pode ser muito divertido. Então, aproveite as referências do próximo tópico, abra o seu guarda-roupa e use o tom como preferir.

15 looks com a cor pink modernos e estilosos

Antes de sair comprando um monte de peças na cor pink, pense se a roupa acrescentará algo para o seu armário. Prefira peças que você realmente usará no dia a dia ou em ocasiões especiais. Inspire-se nos looks abaixo:

1. Para começar, o incrível monocromático!

2. E que tal um blazer rosa pink?

3. O pink também aparece no look casual

Maqui nóbrega

Publicidade

4. Na puffer jacket de inverno

5. E no biquíni que deixa qualquer verão mais bonito

6. O pink certamente é a cor de todas as estações

7. Aposte na dica de ouro: tom sobre tom

8. A bolsa rosa pink se destaca neste look

9. A combinação com cores neutras resulta em looks elegantes

10. Já imaginou esta combinação?

11. O resultado supera as expectativas!

12. A peça jeans é uma ótima forma de começar a combinar o pink

13. Você pode apostar em um vestido pink para eventos formais

14. A saia midi é casual e elegante na medida certa

15. A cor pink deixa o mundo mais bonito!

Chegou o seu momento de testar! Corre para o guarda-roupa e faça todas as combinações possíveis. Se procura uma peça versátil, a calça rosa é uma ótima escolha. Com ela, você conseguirá montar looks que vão do casual ao profissional e formal.

Graduada em Comunicação e Multimeios, o amor pela escrita vem desde a adolescência. Apaixonada por música, podcasts, filmes e viagens. Defendo a comunicação não-violenta e tenho fé no futuro das newsletters. Acredito no poder da comunicação escrita.