Conserva de pimenta: 13 receitas para dar um toque picante a seus pratos

Escrito por
Em 02.10.19

iStock

A pimenta é muito utilizada na culinária, sendo o tempero ideal para dar aquele toque picante às receitas. Temos uma infinidade de tipos que podem ser usados de diversas formas, como em geleias, molhos, etc. Selecionamos aqui as melhores formas de como fazer conserva de pimenta.

Continua após o anúncio

Trata-se de uma facilidade para quem ama cozinhar e gosta de ter os ingredientes sempre à disposição. Veja, então, como fazer diversos tipos de receitas de conservas com ingredientes variados, como limão, azeite e até mostarda. Confira.

1.Conserva de pimenta-biquinho

Com um toque mais adocicado, a pimenta de biquinho não provoca nas receitas aquele sabor picante muito acentuado, comum em pratos que levam esse ingrediente. Mas aquele gosto característico da pimenta está bem presente, de forma sutil. Para quem não gosta do ardido da pimenta, esta é a conserva perfeita.

2. Conserva de pimenta-bode

A principal característica da pimenta-bode, muito utilizada na culinária nordestina, é apresentar frutos pequenos e bem uniformes, ou seja, ideal para fazer conservas. Outros ingredientes, como sementes de endro, alecrim, coentro desidratado e óleo fazem parte dessa receita.

3. Conserva de pimenta-dedo-de-moça

Você sabia que a pimenta-dedo-de-moça é uma das mais conhecidas e utilizadas na culinária brasileira? Ela apresenta um sabor marcante e que confere aos pratos aquele toque picante essencial em algumas receitas. Nessa conserva, além da pimenta, vai ainda alho, óleo e vinagre.

4. Conserva de pimenta-malagueta

A conserva básica de pimenta-malagueta é preparada somente com a adição de sal e azeite. No entanto, pode haver variações para torná-la ainda mais irresistível, como é o caso dessa receita que leva ainda sementes de endro, sementes de coentro, alecrim e louro.

Continua após o anúncio

5. Conserva de mix de pimentas

Usar vários tipos de pimenta na conserva é uma boa ideia, pois essa mistura possibilita um sabor diferenciado e apetitoso. Além disso, o vidro ganha um charme a mais, com um colorido que pode contribuir na decoração de sua cozinha.

6. Conserva de pimenta com vinagre

A pimenta-dedo-de-moça, como já comentamos, é muito popular. A vantagem dessa receita é que, além de temperar seus pratos, essa pode ser também utilizada como tira gosto. No entanto, para isso é interessante prestar atenção em como ela é preparada, pois os ingredientes devem penetrar na pimenta para anular um pouco o ardido.

7. Conserva de pimenta com vinagre e azeite

Se você pretende fazer conserva de pimenta, a dedo-de-moça é a mais prática. Essa versão é bem fácil e possui ingredientes simples de serem encontrados

8. Conserva de pimenta com vinagre e açúcar

Essa receita é feita com jalapeños, uma pimenta bem versátil e que oferece aquele sabor de México. Você pode ainda aproveitar o mesmo procedimento para fazer conserva com outras pimentas, experimente fazer com um mix caprichado.

9. Conserva de pimenta com vinagre e semente de mostarda

Essa conserva com pimenta-biquinho tem o sabor incrementado pelas sementes de mostarda, que vão dar aquele toque especial. A conserva é uma ótima maneira de evitar perder ingredientes que você tem em grande quantidade e ainda por cima com muito sabor.

Continua após o anúncio

10. Conserva de pimenta com cachaça

Um mix de pimentas é o que você vai precisar inicialmente para fazer essa conserva, como biquinho, dedo-de-moça, escorpião e de cheiro. No mais, é unir cachaça com vinagre no preparo e mandar ver no passo a passo do vídeo. Você vai ver que a mistura dos sabores das várias pimentas vai dar um toque especial a essa conserva.

11. Conserva de pimenta com azeite de oliva

O diferencial dessa versão é utilizar em vez do vinagre, o azeite de oliva extravirgem. Além do azeite ser mais gostoso, é mais saudável que o vinagre. A textura também fica mais interessante. Essa conserva leva também manjericão, louro, alho e orégano. Muito saborosa.

12. Conserva de pimenta da vovó

Receita antiga, mas que é uma delícia e bem fácil de ser feita. A pimenta utilizada é a dedo-de-moça e conta com ingredientes simples, como alho, vinagre e sal. Confira o passo a passo e veja a facilidade que é essa receita com sabor de abraço de vó.

13. Conserva de pimenta com limão

Que tal, em vez de vinagre, utilizar o limão nessa receita de conserva de dedo-de-moça? Pois é isso que a receita propõe: substituir esses ingredientes e garantir a acidez que toda conserva precisa. Leva também cachaça e sal.

Gostou das sugestões? Então, não deixe de utilizar a receita de conserva de pimenta em seus pratos e se delicie com esse sabor picante nas refeições. Aproveite a visita e dê uma conferida na seleção de receitas de molhos — são divinas e vão turbinar seus cardápios.

Continua após o anúncio

Assuntos: Alimentação