6 exercícios para desenvolver consciência corporal e aproveitar seus benefícios

Escrito por
Em 25.11.21

iStock

Por                                
Em 25.11.21

Dores e desconfortos são formas do corpo humano se comunicar e alertar possíveis problemas. Ser capaz de entender esses avisos é um sinal de consciência corporal. Para desenvolver essa condição é possível inserir na rotina alguns exercícios simples para fazer em casa. Confira quais são e os benefícios dessa consciência com as personal trainers Virgínia Campos (CREF RJ- 051566) e Fernanda Teixeira (CREF RJ- 051271).

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é consciência corporal

“Consciência Corporal é a capacidade de dominar os movimentos corporais conectando as estruturas do corpo com o ambiente”, explica Virginia Campos. Em outras palavras, “é a nossa percepção do corpo”, diz Fernanda, entendendo seus limites ao executar um movimento ou exercício.

Tal capacidade pode ser adquirida em qualquer idade. Ambas as profissionais concordam que quanto mais cedo a pessoa começa com a prática de esportes, mais cedo desenvolve consciência corporal. Fernanda ainda explica que este é um “estilo de vida mais ativo” que estimula diversas habilidades.

7 benefícios da consciência corporal

iStock

  • Equilíbrio: Fernanda explica que lesões corporais causadas pela falta de equilíbrio podem ser evitadas pela consciência corporal. Isso acontece porque boa parte dos exercícios trabalha a concentração.
  • Afasta dores e desconfortos: ainda segundo a profissional, a consciência corporal deixa o corpo mais forte para ações simples do dia a dia, dificultados devido a incômodos resultantes da má postura, por exemplo.
  • Força: esse benefício, associados aos anteriores, também pode ser acessado através de musculação e treinamento funcional, indica as personais.
  • Favorece os relacionamentos sociais: Fernanda explica que pessoas com consciência corporal costumam se boas nos esportes e ao tocar instrumentos. Elas não têm medo de mostrar essas habilidades. Por causa disso, acabam se destacando entre os demais e facilitando a convivência com terceiros.
  • Coordenação motora: sincronizar braços e pernas durante um exercício fica mais fácil, tornando os movimentos e, consequentemente, o treino, mais eficiente, garante Fernanda. Yoga, pilates e dança são exercícios indicados pela profissional.

Além disso, de acordo com Virginia, a consciência corporal promove saúde e melhor desempenho nas atividades do dia a dia. E para aproveitar esses benefícios, ela sugere alguns exercícios. Veja a seguir.

Como desenvolver a consciência corporal

Segundo Virginia, as atividades listadas abaixo trabalham todos os músculos, como o miocárdio (músculo do coração) e os músculos de tronco (estabilizadores profundos). Além disso, podem ser feitos em casa ou na academia. Confira 7 exercícios indicados pela profissional e aprenda a fazê-los:

Equilíbrio unipodal

iStock

Para Virginia, este é um ótimo exercício para construir consciência corporal. “Consiste em ficar de um pé só por 30 ou 40 segundos”, diz a profissional. O exercício pode ser feito várias vezes ao dia.

Agachamento

O exercício é simples e pode ser feito com ou sem peso. Virginia o indica, pois o movimento é muito comum na rotina de qualquer pessoa. Além disso, a professora explica que conseguir se levantar do chão sem apoio demonstra autonomia, conquistada pela consciência corporal.

Publicidade

Ponte frontal

iStock

“Você se posiciona de frente para o chão, apoiando o antebraço e os pés no chão sem perder o alinhamento da coluna”, ensina a professora Virginia. O exercício pode ser repetido várias vezes.

Polichinelo

“Os braços ficam alinhados na lateral do corpo”, diz Virgínia. Neste exercício, a professora de educação física explica que as pernas e os braços abrem e fecham simultaneamente “sendo um exercício aeróbico”.

Flexão

iStock

“As palmas das mãos ficam no chão e os cotovelos flexionam e estendem”, diz a professora. A posição correta é possível observar na imagem.

Volta calma

Após este exercício, Virginia indica fazer alongamentos dos membros inferiores. Uma opção é flexionar o tronco com as pernas estendidas.

Esses são só alguns exercícios que ajudam a desenvolver consciência corporal. Mas se você gosta mais de atividades coletivas como a dança, Yoga e pilates, confira as nossas matérias sobre zumba, neopilates ou, se preferir, Yoga para iniciantes.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão

Assuntos: Bem-Estar