Como limpar bijuterias e dicas para preservá-las por mais tempo

Suas bijuterias estão escurecidas ou perderam o brilho? Confira truques simples para recuperar a beleza da sua peça

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: Unsplash

Não é de hoje que as bijuterias saíram da categoria de acessório de gosto duvidoso e passaram a ser itens indispensáveis para compor nossas produções.

Seja no estilo rústico, delicado ou elegante, as bijuterias estão disponíveis nos mais diversos materiais, tamanhos e formatos e são os acessórios perfeitos para completar nosso visual em diferentes ocasiões.

Independente de sua peça ter custado uma fortuna ou de ter sido uma verdadeira pechincha, certamente você quer que ela dure pelo maior tempo possível, não é mesmo? Ainda mais quando a biju tem um design clássico e nunca sai de moda.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você limpar corretamente as suas bijuterias, tirando as manchas escurecidas e recuperando o brilho, com alguns procedimentos bem fáceis de fazer. No final, ainda contamos um truque muito eficiente para evitar que suas correntes formem aqueles nós superdifíceis de desmanchar.

Como recuperar o brilho das bijuterias

Se as suas bijus estão meio apagadinhas, opacas e escuras, a dica é bem simples: basta você deixá-las de molho a noite toda em uma bacia com água e sabão em pó! No dia seguinte, você vai ficar surpresa com a cor da água e com o brilho das suas peças.

Leia também: 10 lojas online de acessórios que você precisa conhecer agora

Importante: não utilize esse método com pérolas e pedras como coral e turquesa, porque o sabão pode danificá-las.

Como limpar peças de prata escurecidas

As peças de prata, sejam bijuterias ou talheres, sofrem oxidação com o passar do tempo e acabam ficando escuras. Para limpá-las, você pode usar o antigo truque da pasta de dente, bastando esfregar o produto nas suas peças.

Porém, se você não estiver a fim de esfregar ou se as peças forem muito pequenas, existe outro método. O primeiro passo é forrar um recipiente com papel-alumínio e, em seguida, colocar suas peças dentro dentre.

Cubra as peças com bicarbonato de sódio e adicione uma pitadinha de sal para que a reação química aconteça de forma mais rápida. Adicione água fervente sobre as peças e feche o papel-alumínio como se fosse uma trouxinha. Espere 10 minutos, abra o pacote e lave as peças em água corrente.

Limpeza com batom

Foto: iStock

Escolha um batom que você não usa mais e passe-o em uma flanela macia, esfregando-a nas bijuterias em seguida. Depois, basta retirar o produto usando um pano limpo.

Leia também: Como usar acessórios: um guia completo para você se inspirar e ousar

Limpeza com aspirinas efervescentes

Foto: Kaboom Pics

Para este truque, basta colocar suas bijuterias em um copo com água e adicionar um comprimido de aspirina efervescente. Deixe agir por 10 minutos e enxágue.

Limpeza com água sanitária

Foto: iStock

Misture meia xícara de chá de água sanitária com meia xícara de chá de água morna. Mergulhe suas peças e aguarde 10 minutos.

Como guardar brincos

Foto: YouTube/Flávia Ferrari

Você vive perdendo tempo porque não consegue achar o outro brinco? Então este truque vai te ajudar a manter suas peças organizadas.

Na hora de guardar seus brincos, coloque-os em um botão de camisa. Assim, ao pegar o botão, as duas peças já estarão juntas, e você não vai se estressar procurando a sua joia ou bijuteria.

Como evitar que suas correntes se enrolem

Se a sua correntinha já enrolou, o jeito vai ser apelar para a crendice popular e pensar em uma pessoa bem fofoqueira– além de ter muita paciência e delicadeza – para tentar desatar os nós. Brincadeiras à parte, o melhor mesmo é evitar que suas correntes se enrolem.

Leia também: Semi joias: acessórios de qualidade e visual requintado

Para isso, basta você passar cada uma delas por dentro de um canudo de refrigerante, fechando-as do lado de fora. Assim, você pode guardá-las ou colocá-las na mala de viagem se medo que elas se enrosquem.

Agora, se a sua corrente já enrolou e não tem jeito de você conseguir desatar os nós, seja pensando na pessoa fofoqueira ou com o auxílio de um palito de dentes, a melhor opção é levar a peça a uma relojoaria. Lá, os profissionais do ramo poderão resolver o problema para você sem danificar sua corrente.

Dicas pela Web
Comentários