Como fazer vinagre de maçã: receita e benefícios desse composto poderoso

Escrito por
Em 15.08.19

iStock

O vinagre de maçã caseiro é uma ótima pedida para aqueles que estão optando por um estilo de vida mais natural. Fácil e econômico de fazer, esse ingrediente tem funções não apenas culinárias, mas também estéticas, domésticas e medicinais.

Continua após o anúncio

Quer saber como fazer vinagre de maçã e seus usos e benefícios? Então, continue com a gente! Separamos receitas e dicas que vão te ajudar!

Como fazer vinagre de maçã

iStock

Fazer o vinagre de maçã em casa é fácil, fácil. Veja só!

Ingredientes

  • 2 xícaras de açúcar mascavo
  • 1 kg de maçãs limpas e cortadas em cubos
  • 1 L de água
  • 1 luva cirúrgica
  • 1 recipiente de vidro

Modo de preparo

  1. No recipiente de vidro, adicione as maçãs picadas, o açúcar mascavo e a água;
  2. Coloque a luva cirúrgica sobre a borda do recipiente de vidro. Um gás será gerado e vai fazê-la inflar;
  3. Faça um furo em um dos dedos da luva para esse gás escapar;
  4. Armazene por 45 dias em um ambiente longe de luz e calor;
  5. Após esse tempo, filtre o conteúdo do recipiente com um pano limpo de algodão;
  6. Tampe novamente o recipiente com a luva e, na sequência, libere o gás;
  7. Armazene por mais 30 dias e filtre novamente.

Viu como é fácil de fazer? Apesar dos passos serem simples, eles exigem tempo e paciência. Mas um vinagre de maçã caseiro é muito mais concentrado e poderoso.

Benefícios do vinagre de maçã

Você sabia que o vinagre de maçã tem diversas utilidades? Veja só!

Leia também: 6 reais motivos para usar vinagre de maçã no seu próximo banho

  1. Contribui com o emagrecimento: o vinagre tem efeito redutor no apetite, além de auxiliar na queima de gordura. Para incluí-lo na sua alimentação, procure uma indicação profissional.
  2. Trata a acne: o vinagre tem um grande poder para combater fungos e bactérias, que são os principais causadores da Acne. Além do mais, é um excelente anti-inflamatório. Para que dê certo, faça uma compressa com duas colheres de chá e aplique no local desejado.
  3. Controla o mau hálito: nada mais constrangedor do que um mau odor ao abrir a boca, não é mesmo? Tomar uma colher de chá de vinagre dissolvida em um copo d’água antes das refeições pode ser milagroso no tratamento do mau hálito.
  4. Reduz o colesterol: o controle do colesterol é fundamental para manutenção da saúde. A boa notícia é que o vinagre também é um agente poderoso no controle dos níveis do colesterol. Basta dissolver uma colher de chá em um copo d’água e tomar todos os dias ao acordar.

Quantos benefícios, não é mesmo? Novamente, o acompanhamento profissional na hora de adicionar o vinagre de maçã na sua rotina é muito importante para o usufruir o melhor deste ingrediente.

Gostou de saber mais sobre o vinagre de maçã? Então, leia o nosso artigo sobre vinagre de maçã no cabelo e aprenda muito mais!

Continua após o anúncio

Para você