Como fazer trufas: 26 receitas deliciosas para adoçar o seu dia

Surpreenda-se com a variedade de trufas de chocolate que você mesma pode fazer em casa

Escrito por Vanessa Herrmann
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A trufa é um doce feito com chocolate, e recheado com um creme que pode ser feito com diversos ingredientes. Tem o mesmo nome que um fungo, resultado de sua aparência, já que o doce normalmente é envolto em cacau em pó, o que gera semelhança com o fungo recém tirado da terra, além de terem tamanho e formato parecidos.

Como o chocolate é um doce apreciado por grande parte das pessoas, a trufa é uma opção interessante para misturar sabores e criar combinações ideais para cada paladar.

Na lista abaixo você provavelmente vai encontrar um sabor que te agrade e um modo de preparo que se encaixe nas suas habilidades e preferências!

Trufas tradicionais

1. Trufa tradicional: a versão tradicional desse doce é feita com um creme de chocolate. O modo de preparo é simples e leva apenas quatro ingredientes. Para que o sabor não fique tão doce, essa receita usa o chocolate meio amargo e cacau em pó sem açúcar.

2. Trufa com conhaque: o conhaque é usado no preparo de diversas receitas, e a trufa também tem uma opção com esse ingrediente. O preparo é tão simples quanto o da trufa tradicional, porém com um toque de conhaque.

Leia também: 20 receitas de bolo de cenoura para alegrar o seu paladar

3. Trufa de Nutella: nessa receita também são usados apenas quatro ingredientes, porém o chocolate meio amargo é substituído pela Nutella. Ótima opção para quem gosta de trufas mais doces.

4. Trufa de leite condensado: uma casquinha de chocolate meio amargo e um recheio macio de leite condensado é o resultado dessa receita. Misture o leite condensado com gemas e margarina, leve ao forno, deixe esfriar e enrole; depois banhe no chocolate derretido.

5. Trufa de limão siciliano: para quem gosta de misturas de sabores essa é uma opção interessante, já que leva doce e azedo no mesmo doce. Essa receita é feita com chocolate branco.

6. Trufa de limão: essa trufa lembra muito uma torta de limão, já que seu creme é feito com leite condensado, limão e biscoitos de maisena triturados. O chocolate para a cobertura pode ser tanto branco, quanto preto.

7. Trufa de maracujá: nessa receita a casquinha da trufa é feita com chocolate ao leite meio amargo e o recheio com chocolate branco e maracujá. A mistura de diversos sabores cria um doce muito saboroso, destacando o azedo do maracujá em meio ao sabor doce do chocolate branco.

8. Trufa de morango: morango com chocolate é uma combinação muito apreciada e não podia faltar nas receitas de trufas! Você só precisa de três ingredientes para preparar esse doce: chocolate ao leite para a casca, e leite condensado e morangos para o recheio.

9. Trufa branca: essa receita de trufa é batida na batedeira depois de pronta, o que a deixa com uma maior cremosidade e um maior volume. Também pode ser usada para rechear bolos ou outros doces de sua preferência.

10. Trufa de cereja: a cereja é uma fruta que é bastante usada no preparo de doces, já que seu sabor combina com o chocolate. A trufa de cereja não deixa a desejar, com um sabor doce e deliciosol.

11. Trufa de banana: o creme dessa trufa é feito com banana, chocolate branco e um toque de limão, além de outros ingredientes. A casquinha fica por conta de chocolate ao leite.

12. Trufa de doce de leite: o recheio dessa trufa além de ser feito com doce de leite, chocolate e tem um toque de conhaque. Para que o doce não fique tão enjoativo, a sugestão é usar chocolate meio amargo no recheio. Para a casca, pode ser usado o chocolate ao leite.

13. Trufa de nozes: temos outra receita deliciosa que precisa de apenas três ingredientes para ser preparada. O doce de leite é caseiro e o passo a passo é mostrado na receita. Depois que o doce estiver pronto, é só misturar com nozes moídas e enrolar em chocolate derretido.

Trufas marcantes

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

14. Trufa de Amarula: a Amarula é comumente usada para o preparo de doces, já que agrada várias pessoas e com a trufa não é diferente. Esse recheio fica muito cremoso e tanto nele quanto na cobertura são usados chocolate ao leite e meio amargo, para um equilíbrio de sabores.

15. Trufa de café: café também combina com chocolate! Para quem gosta de sabores fortes essa é uma ótima opção, já que o chocolate usado nessa receita é o 70% cacau. Usando apenas quatro ingrediente e com um preparo simples você faz essa trufa de sabor super marcante.

16. Trufa de café com panetone: para quem gosta de panetones seu consumo não é restrito apenas ao clima natalino e apenas um modo de consumo. Por que não inovar e misturar sabores? O recheio fica por conta do panetone, café e chocolate branco, já a casca fica por conta do chocolate ao leite.

17. Trufa de menta com café: essa receita tem um preparo um pouco mais demorado do que o da trufa tradicional, porém o resultado vale a pena, para quem aprecia essa mistura refrescante.

18. Trufa de champagne: chocolate branco, chocolate meio amargo, polpa de morango e champagne resultam em uma deliciosa combinação! Tanto o sabor quanto a cor do doce ficam suaves. Prepare essa receita e se surpreenda com sua leveza.

19. Trufa Serenata de Amor: o recheio dessa trufa fica por conta de chocolate branco, bombom serenata de amor e creme de leite. A cobertura é feita com chocolate ao leite.

20. Trufa de chocolate com pimenta: essa receita leva vários ingredientes, mas seu preparo também é super simples. Uma dica da autora da receita é deixar as trufas no congelador durante algumas horas, pois quanto mais frias estiverem, menos seco parecerá o cacau.

Trufas fit

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

21. Trufa de nozes sem lactose: se você tem restrição ao consumo de alimentos com lactose, mas não quer perder a chance de comer esse doce delicioso, é só seguir as dicas dessa receita e se deliciar.

22. Trufa saudável: apenas cinco ingredientes são necessários para preparar essa trufa saudável: tâmaras, castanhas-do-pará, chocolate em pó e água. Além disso, é super simples! Para preparar essa receita você só precisa bater todos os ingredientes no processador, enrolar e passar no chocolate em pó.

23. Trufa de tâmaras e cacau: essa receita também é muito simples e saborosa! O que dá um toque especial junto com as tâmaras e o cacau, é o coco ralado, que também resulta em um sabor delicioso.

24. Trufa de frutas secas: está com vontade de comer algo doce, mas não quer fugir do regime? Como essa receita leva frutas secas, não é tão calórica quanto as que só levam chocolate no preparo. O recheio fica por conta das frutas e a cobertura é feita com chocolate 80% cacau.

25. Trufa de morango sem glúten e sem lactose: essa trufa de morango é feita com chocolate 80% cacau e whey protein de baunilha, além de não ter glúten e lactose, é super saudável.

26. Trufa de açaí: essa receita é energética, antidepressiva e antioxidante, pois é feita com o açaí, que é uma fruta super completa, e também com castanha-do-Pará.

Agora é só escolher qual receita quer fazer, ir às compras e depois colocar a mão na massa! Bom apetite!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web