Como fazer café: dicas certeiras para obter uma bebida cheia de sabor

Escrito por
Em 20.12.19

iStock

Quer aprender como fazer um café perfeito? Seja ele simplesmente coado ou em uma versão mais incrementada, como a gelada, com as receitas da lista o resultado de sucesso é garantido. Assim você também consegue inovar no sabor da bebida sempre que der vontade. Ficou curiosa? Então dá só uma olhada na seleção:

Continua após o anúncio

Como fazer café

iStock

Passar café é uma tarefa simples, mas algumas dicas podem deixar sua experiência ainda mais saborosa. Com a receita abaixo, você aprende de maneira fácil a fazer café coado. Veja só todos os detalhes:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de pó de café
  • 150ml de água filtrada

Como fazer

  1. Ferva a água em uma chaleira ou em uma panela;
  2. Dobre um filtro de café de papel nas marcações indicadas e coloque-o em um coador;
  3. Passe um pouco de água quente sobre o filtro para escaldá-lo;
  4. Coloque o coador em cima de um copo e adicione o pó de café;
  5. Na sequência, adicione a água no coador e espere que toda a bebida desça para o copo.

Caso você queira, é possível ir testando a quantidade de água usada até obter o resultado perfeito para o paladar. Afinal, tem gente que prefere um sabor mais suave, enquanto outras pessoas gostam de um café bem marcante.

Outras formas de fazer café

É possível ir além do café coado e preparar a bebida de outras maneiras. Que vão desde versões simples até outras mais incrementadas. Antes de partir para a cozinha, confira as opções abaixo e escolha a sua favorita.

Café cremoso

Com o auxílio de uma batedeira, você consegue obter um café com uma textura pra lá de cremosa. Para isso, você só vai precisar ter em mãos café solúvel, açúcar, água fervente e uma pitada de canela. Além da cremosidade, você ainda consegue uma bebida aromatizada por causa da especiaria.

Café mocha

O café mocha é uma variação do capuccino. Ele é feito com expresso, leite e chocolate. Se você curte uma bebida com um toque adocicado, essa pode ser uma excelente escolha. Isso sem contar que só são usados três ingredientes.

Café com canela

Continua após o anúncio

Nessa receita, você aprende como aromatizar o café com canela com dois modos de preparos diferentes: o primeiro é na cafeteira italiana, já o segundo com o coador. Independentemente da escolha, o resultado é um toque especial para a bebida.

Cappuccino

Cappuccino é o tipo de bebida que agrada os mais variados paladares, por isso, vale a pena saber como fazê-lo. Aqui, você aprende como fazer uma mistura em pó que rende bastante. Na hora de servir, basta adicionar água. Para isso, você vai usar leite Ninho, açúcar, Nescau, bicarbonato de sódio e pó solúvel de café.

Frappuccino

Essa é uma receita que tem como base cubos de café congelado. Eles são batidos no liquidificador junto com leite, açúcar e chocolate em pó. Além disso, uma cobertura de chocolate quente também entra em cena. Para fechar com chave de ouro, a bebida ainda é coberta com chantilly.

Machiatto

Café com leite já é bem gostoso, se ele for servido com doce de leite ou caramelo, melhor ainda! Mas não é só isso: o chantilly também é usado como decoração. Se você quer uma bebida que mescla diferentes sabores em um único gole, vale a pena testar essa opção.

Bulletproof coffee

Que tal saborear uma bebida bem turbinada? Nessa versão do bulletproof coffee, além da combinação básica de café, manteiga e óleo de coco, whey protein e canela ainda entram em cena. A combinação pode até soar estranha, mas o resultado fica bem interessante.

Café gelado

Continua após o anúncio

Um cafezinho gelado cai muito bem nos dias quentes de verão, certo? Se ele puder ser feito em casa e de maneira simples, melhor ainda! Ficou curiosa? Então, anote os ingredientes que você vai usar: leite, gelo, cacau em pó, leite condensado, café instantâneo e canela em pó.

Cappuccino gelado

Para fechar a lista, uma receita que ensina primeiro a fazer capuccino em pó. Na sequência, você confere o passo a passo para versão gelada, que leva sorvete de creme e chantilly. Se você ficou com água na boca só de imaginar, veja todas as dicas no vídeo.

Agora que você já conhece diferentes maneiras de como fazer café, fica fácil se deliciar com todo o sabor que a bebida tem a oferecer. Se você quiser inovar ainda mais, confira outras opções de capuccino cremoso.

Assuntos: Alimentação