Como calcular o período fértil

Este é o momento do ciclo menstrual em que se torna mais provável a fecundação do óvulo pelo espermatozoide e, portanto, a gravidez

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Thinkstock

Pode até parecer algo óbvio e simples, mas descobrir quando ocorre o tal período fértil ainda é um dilema para muitas mulheres – tanto para aquelas que desejam engravidar o quanto antes, como para as que ainda querem evitar ter um bebê no momento.

Outras mulheres ainda até sabem, mais ou menos, calcular quando ocorre seu período fértil, mas pouco sabem sobre ele…

O que, de fato, significa esse termo? A mulher costuma apresentar algum sintoma durante o seu período fértil? Essas e outras dúvidas serão esclarecidas abaixo.

O que é período fértil?

Marcello Valle, médico especialista em Reprodução Humana, diretor da Clínica Origen, explica que período fértil é o momento do ciclo menstrual em que se torna mais provável a fecundação do óvulo pelo espermatozoide e, portanto, a gravidez.

Portanto, o período fértil é o momento em que a mulher está mais propensa a engravidar, já que ocorre a chamada ovulação — quando o ovário libera um ou mais óvulos para serem fecundados.

Como calcular o período fértil?

Foto: Thinkstock

Marcello Valle explica que a menstruação geralmente chega depois de 2 dias de um pequeno sangramento. “É a partir da menstruação que deve ser contado o ciclo menstrual. Num ciclo com duração média de 28 dias, a mulher pode calcular seu período fértil a partir da data mais provável da ovulação, que será no 14º dia do ciclo”, diz.

Vale destacar que, na ovulação, o óvulo desce pelas trompas de falópio e fica disponível para os espermatozoides. Mas é preciso considerar que o organismo não é uma “máquina”, ou seja, da mesma forma que nem todas as mulheres apresentam um ciclo menstrual regular (com a mesma duração todos os meses), o período fértil pode não acontecer apenas em um dia.

Dessa forma, a mulher e seu parceiro devem estar sempre atentos de acordo com a intenção deles:

  • Se o desejo é o de engravidar, o período ideal para ter relações é de 3 dias antes a 3 dias depois do dia esperado para a ovulação.
  • Porém, se o desejo é evitar a gravidez, é preciso atenção, pois mesmo que a relação sexual ocorra um ou dois dias antes do período fértil, o espermatozoide ainda “poderá ter fôlego para cumprir sua missão”. Isso porque os espermatozoides podem sobreviver até 72 horas depois da relação sexual.

Dica: use a tabelinha do Dicas de Mulher para calcular o seu período fértil de maneira fácil e se planejar conforme seus objetivos.

É válido lembrar que a tabela começa com o 1º dia do ciclo menstrual, ou seja, o primeiro dia da menstruação.

Tabelinha para engravidar. Créditos: Dicas de Mulher

Marcello Valle faz ainda um alerta. “A mulher pode engravidar em qualquer momento do ciclo, porém, o mais provável é durante o período fértil que, geralmente, está entre o 12º e o 16º dia do ciclo”, lembra.

Ciclos menstruais regulados x ciclos menstruais desregulados

Foto: Thinkstock

Como mostrado, no caso das mulheres que possuem um ciclo menstrual regulado, calcular o período fértil não é uma tarefa difícil.

Porém, para mulheres com ciclos menstruais desregulados, calcular o período fértil é um desafio. “Nas mulheres com irregularidade menstrual não é possível precisar quando será o dia mais provável da ovulação e, portanto, calcular o período fértil passa a ser uma tarefa difícil”, comenta Marcello Valle.

Vale ressaltar, contudo, que não ter um ciclo menstrual de 28 dias não significa, de forma alguma, que há algo errado com o corpo da mulher. Cada organismo funciona de uma maneira. O importante é fazer consultas de rotina com um ginecologista que orientará, entre outras coisas, sobre os cuidados que um casal pode tomar para evitar a gravidez, bem como sobre o que poderá fazer para tentar engravidar, quando assim o desejar.

Sintomas durante o período fértil

Foto: Thinkstock

Esta é outra dúvida comum que costuma surgir: será que a mulher sente algo estranho durante o seu período fértil?

Marcello Valle destaca que sim, ou seja, podem ocorrer alguns sintomas relacionados a este período:

  • Pode ocorrer uma pequena elevação da temperatura basal corporal;
  • O muco cervical pode se tornar mais fluido e perceptível;
  • Pode ocorrer uma discreta dor pélvica decorrente da ovulação.

Dicas para quem deseja engravidar

Foto: Thinkstock

Quando um casal decide que quer engravidar é difícil acalmar as expectativas! Porém, é importante a mulher saber que a ansiedade pode atrapalhar nesse processo!

Isso porque, vale destacar, o hipotálamo (área cerebral) é quem regula o ciclo menstrual, porém, ele também se relaciona ao sistema límbico – que é exatamente a origem e o controle das emoções. Ou seja, se a emoção é desregulada, desregula-se o estímulo de ovulação, e sem ovulação adequada, a mulher não engravida.

O casal que deseja engravidar deve ter relações sexuais em datas estratégicas: o período ideal é ao redor (3 dias antes a 3 dias depois) da ovulação.

No passado acreditava-se que algumas posições durante a relação sexual podiam contribuir para que a mulher conseguisse engravidar mais rapidamente. Porém, atualmente, os médicos não preconizam alguma posição específica. Isso fica a critério do casal, que pode ou não ter suas crenças.

Uma dieta saudável, com muitas frutas e legumes, também é importante na vida da mulher que deseja engravidar. No caso de mulheres obesas, inclusive, a perda de peso pode ajudar muito. Portanto, a recomendação é sempre consumir pouca gordura e alimentos pouco calóricos. Uma nutricionista também pode ser uma boa aliada neste período.

Menina x Menino

Foto: Thinkstock

Deixando de lado qualquer tipo de superstição, surge a dúvida: será que realmente existem orientações médicas que possam ajudar o casal a ter um bebê do sexo desejado?

Primeiramente, é preciso entender como é definido o sexo de um bebê: ele será determinado pelo espermatozoide que fecunda o óvulo.

A mulher só produz óvulo com cromossomo x, enquanto o homem produz os espermatozoides x e y. Assim, quando o óvulo é fecundado por espermatozoide x, resulta em menina; quando é fecundado por espermatozoide y, resulta em menino.

Dentro desta ideia, existem medidas que podem ajudar o casal a conceber um bebê de determinado sexo. Porém, vale destacar que elas nem sempre dão certo.

Para engravidar de menina, os seguintes fatores são importantes:

  • Dietas ricas em cálcio e magnésio: leite, queijo, feijão branco e cereais;
  • Relação sexual dois ou três dias antes da ovulação;
  • Ph vaginal ácido.

Já para os casais que desejam ter um menino, são importantes os seguintes fatores:

  • Dietas ricas em potássio e sódio: alimentação rica em carne e peixe;
  • Relação sexual perto da ovulação ou até depois;
  • Ph vaginal alcalino.

Agora você já sabe tudo sobre o período fértil e, também, tem boas dicas de como engravidar o quanto antes! Se este for o seu desejo, lembre-se de conversar com seu médico a respeito do assunto, é muito importante que ele conheça desde o princípio a vontade do casal de ter um bebê.

Assuntos: Gravidez

Dicas pela Web