Churrasco vegano: 14 receitas incríveis que provam o sabor do mundo vegetal

Escrito por
Em 01.08.19

iStock

Quem não ama fazer ou participar de um churrasco caprichado? A ocasião é uma ótima oportunidade para reunir amigos e saborear comidas gostosas. E, diferente do que muitos pensam, churrasco não é sinônimo de carne, existindo opções para todos os gostos.

Continua após o anúncio

O churrasco vegano, por exemplo, faz sucesso tanto entre os amantes dos animais, quanto entre quem quer saborear pratos saborosos de maneira mais leve. Então confira abaixo receitas incríveis para o melhor churrasco vegano:

1. Churrasco vegano de proteína de soja e legumes

Espetinhos são tudo de bom e essa versão com proteína de soja, berinjela, cebola, pimentão, cenoura, tomate, couve-flor e abobrinha vai te surpreender. O segredo para conseguir um espetinho cheio de sabor é temperar sem medo todos os ingredientes. Experimente usar azeite, shoyu, suco de limão, orégano, cheiro-verde e alho. Aí é só você montar os espetinhos, deixá-los grelhando por alguns minutos e se deliciar.

2. Churrasco vegano na marinada

Leia também: 15 canais do Youtube para aprender receitas veganas

Quer conferir uma opção de espetinho vegano que ainda é econômico? Para isso, você vai precisar de carne de soja, berinjela, pimentão, cebola e abobrinha. Já a marinada, que garante um toque único na carne de soja e nos vegetais, leva ervas, suco de limão, alho, chimichurri, louro, azeite e sal. Na hora de colocar os espetinhos na grelha, o truque é pegar um maço de salsinha, mergulhá-lo em uma mistura de azeite e ervas e ir passando esse maço nos espetinhos enquanto eles grelham.

3. Churrasco vegano completo

E se você gosta de caprichar pra valer no seu churrasco vegano, veja aqui uma variedade de pratos que combinam muito bem e deixam qualquer um satisfeito. Para iniciar, faça os seus espetinhos de legumes, preparando abobrinha, tomate, berinjela, pimentão, minicebola e cogumelo, temperando-os com um molhinho de chimichurri. Em seguida, faça uma batata doce assada cheia de sabor. Para complementar, uma salada de cebola assada traz aquele adocicado essencial. Experimente também fazer seu próprio pão de alho para servir o verdadeiro queridinho de todo churrasco.

4. Churrasco de melancia

Continua após o anúncio

E para aquelas que querem inovar no churrasco, apostando em um alimento refrescante e que tem a cara do verão, a melancia é a sua aliada. Para essa receita, você deverá cortar a fruta em fatias médias, para depois temperá-las com azeite, sal e pimenta. Aí é só colocar as fatias para assar na churrasqueira por alguns minutos, virando-as dos dois lados. Fica uma delícia!

Leia também: 35 receitas de sobremesa vegana para você experimentar

5. Kafta vegana

Kafta é um típico prato árabe de espetinhos de carne cheios de especiarias. Aqui, a carne é substituída por uma proteína de soja parecida com carne moída e os temperos ficam por conta da hortelã, azeite, suco de limão, orégano. Também é utilizado farinha de trigo para deixar o espetinho mais firme e não soltar do espeto. Depois, basta colocar os espetinhos na churrasqueira e prato feito!

6. Contrafilé vegano com ervas

E se sua pegada é um churrasco mais sofisticado sem deixar de ser livre de crueldade animal, não perca esse prato. Nele, o “contrafilé” é feito com uma carne vegetal maiorzinha, similar ao tamanho de uma peça de carne mesmo. O passo a passo será temperar, selar e grelhar o filé. Enquanto isso, faça também uma misturinha com manteiga vegetal, pasta de alho e chimichurri. Retire então o contrafilé da churrasqueira e passe esse creme sobre cada fatia.

7. Espetinho vegano

Leia também: 26 receitas veganas deliciosas para o seu cardápio do dia a dia

Como espetinhos veganos nunca são demais, confira agora mais uma receita dessa delícia. O primeiro passo é hidratar e temperar a proteína vegetal. Depois de alguns minutos na marinada, retire o excesso de líquido. Para trazer o sabor para todos os ingredientes, tempere também os legumes. Daí em diante, é preciso apenas mesclar os alimentos nos espetos, empaná-los e levar para assar. E se você for servir os espetinhos como aperitivo, fica bacana colocá-los em palitos menores.

8. Legumes na brasa

Continua após o anúncio

E qual bom vegano que não ama legumes assados né? Aqui, os alimentos utilizados foram a abóbora cabotiá, batata doce, berinjela, pimentão e ervilha torta. Depois de cortados e higienizados, você deve temperá-los com azeite, sal, pimenta e alecrim. Então é só assá-los na churrasqueira e ir virando de vez em quando até chegar no ponto. Fácil demais!

9. Farofa para churrasco vegano

Em todo churrasco que se preze não pode faltar farofa, não é mesmo? Esse prato brasileiro ganha uma cara nova ao se utilizar apenas alimentos de origem vegetal. Além de deliciosa, seu modo de preparo é muito simples, basta refogar, finalizar com cheiro-verde e, se desejar um temperinho a mais, com um toque de sal negro do Himalaia para trazer o gostinho de ovo das farofas tradicionais.

10. Churrasco vegano com tofu defumado>

Tofu também é um grande aliado das dietas veganas e a versão defumada é uma das mais usadas devido ao seu sabor e textura mais firme. Aqui, ele é usado para fazer mais um espetinho incrível, ainda mais aliado aos demais ingredientes, que são a batata bolinha, proteína de soja branca e escura, berinjela, abobrinha, pimentão e cebola roxa. A maneira de fazer o espetinho é aquela básica: criando camadas dos diferentes alimentos e levando a churrasqueira.

11. Kafta vegana de lentilha e grão-de-bico

Mais uma ótima opção de kafta vegana, dessa vez rica em proteína devido aos grãos utilizados. Para fazer a receita, separe grão-de-bico cozido, limão, lentilha, cebola ralada, alho, azeite, pimenta síria, zaatar, canela, cominho, sal, farinha de rosca, hortelã e cheiro-verde. O legal é que além de ser vegana, essa versão não deixa de possuir um pézinho na cultura de onde a kafta é originária, já que o grão-de-bico e a lentilha são utilizadas em muitas preparações da culinária árabe.

12. Pão italiano de alho vegano

Temos aqui uma receita que impressiona qualquer um, além do pão de alho já ser divino por si só, nessa versão ele ganha um lado sofisticado. O recheio é feito com inhame cozido, farinha de tapioca, polvilho azedo, tahine, suco de limão, azeite, sal e pimenta. O pão utilizado é o italiano. Para o gostinho real do alho, bata no processador alho, salsinha e azeite e espalhe essa pastinha por cima do pão. Depois de assar essa belezura, você garantirá um pão de alho diferente e delicioso.

13. Pão de alho vegano cremoso

Continua após o anúncio

Já esse pão de alho não perde a aparência daquela versão tradicional mesmo sem levar nenhum ingrediente de origem animal. Ele é feito com minibaguetes cortadas em fatias sem chegar ao fim. Já o creminho de alho leva maionese vegana, requeijão vegetal, alho picado, levedura nutricional (para o gostinho de queijo), salsinha, cebolinha e orégano. Passe então esse creme de alho nas aberturas do pão e coloque os pães na grelha. Não tem como errar!

14. Salada de batata e maionese veganas

Salada de batata é outra que não fica de fora dos churrascos, a maionese então nem se fala. Então não deixe de testar essa receitinha maravilhosa. Separe batatas, cenoura, arroz cozido, água, cheiro-verde, mostarda dijon, alho, coentro, suco de limão, azeite, sal, picles, azeitona, orégano e pimenta.

Vai dizer que não ficou com água na boca ao ler essas receitas? Uma parece mais gostosa que a outra, provando que, para todo tipo de prato, existe uma versão vegana muito nutritiva e saborosa. Então não perca tempo e teste logo essas versões de churrasco vegano!

Assuntos: Alimentação

Para você