27 receitas de chocolate quente que vão fazer você querer viver no inverno

Embora a bebida combine mais com os dias frios, nada impede que seja preparada ao longo de todo o ano

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Reprodução / Gastronomismo

Para os dias geladinhos de inverno, nada melhor do que um bom chocolate quente para aquecer as mãos, o corpo e o coração, certo? Ainda mais se ele for bem cremoso e cheio de sabor!

Mas, seria, de fato, um verdadeiro pecado se essa bebida precisasse ficar restrita somente ao inverno, não é mesmo? Então, lembre-se que não existem regras! Se você não gosta mesmo de tomar bebida quente no calor, tudo bem; mas, se você de toda forma ama chocolate e não resiste a essa bebida, prepare-a sem medo de errar, quando der vontade!

Fazer um bom chocolate quente, de forma geral, é fácil. Mas isso não significa que a receita seja sempre igual… Ela pode ser mais ou menos incrementada, usando poucos ou vários ingredientes. Inspire-se com as versões abaixo e escolha a sua preferida:

Receitas de chocolate quente simples

Foto: Reprodução / Moldando afeto

1. Chocolate quente cremoso: melhor do que tomar só chocolate quente, é tomar aquele chocolate quente bem cremoso! É o que você confere neste vídeo, que ensina a fazer chocolate quente cremoso de três jeitos diferentes!

2. Chocolate quente gelado: se você, como a maioria das pessoas, prefere uma bebida gelada para os dias mais quentes, vai amar esta versão, que leva chocolate, leite, cacau em pó, açúcar, gelo, creme de leite pasteurizado e raspas de chocolate.

Leia também: 45 receitas de bebidas quentes deliciosas para te aquecer

3. Chocolate quente Affogato: trata-se de um chocolate quente com sorvete, no estilo affogato, que é aquele café expresso italiano, servido com sorvete. Uma opção deliciosa para os dias mais frios, mas nada impede que seja consumido também no verão!

4. Chocolate quente rápido e fácil: para fazer esta bebida cremosa e perfeita para os dias mais frios, você precisará somente de leite, chocolate em pó, açúcar e maisena. Essa receita serve 1 pessoa e demora 10 minutinhos para ficar pronta.

5. Chocolate quente com um toque de canela: uma receita que fica bem cremosa. Você precisará de leite, amido de milho, chocolate em pó, açúcar, canela em pau e creme de leite. Fácil e delicioso!

6. Chocolate quente vegano simples: a receita é feita com leite vegetal, cacau em pó puro, chocolate amargo/vegano, tâmaras, maple syrup ou agave ou melado, tahini, chantili vegano, raspas de chocolate e canela salpicada.

7. Chocolate quente vegano funcional com especiarias: como o leite de aveia tem naturalmente uma boa quantidade de amido, não é necessário adicionar espessantes para que a textura dele fique boa. E a biomassa de banana verde também ajuda a dar uma consistência cremosa. Se você é vegano ou adora experimentar coisas diferentes, não vai deixar de provar né?

Leia também: 10 receitas de bolo de fubá deliciosas e fáceis de fazer

8. Chocolate quente fit: de preparo fácil, você usará apenas leite, cacau em pó, açúcar demerara ou sucralose e amido de milho. Para um charme a mais, você pode acrescentar gotas de chocolate meio amargo.

9. Chocolate quente proteico light: ótima opção para quem está de dieta. Você usará leite desnatado, cacau 100% em pó, pó para pudim diet de chocolate, whey protein (opcional), adoçante e clara de ovo.

10. Chocolate quente saudável: a dica é usar o leite de aveia. Além de ser barato, ela é fácil de fazer e nutritivo. O leite de aveia, ao ser esquentado, tem efeito parecido com o amido de milho e engrossa. Assim ele fica mais cremoso e encorpado, ou seja, é perfeito para fazer chocolate quente!

Receitas de chocolate quente especiais

Foto: Reprodução / ICKFD

11. Chocolate quente de brigadeiro: o rendimento dessa delícia é de cinco a seis porções. Você usará leite condensado, chocolate em pó, leite, amido de milho e, para decorar, chocolate granulado e brigadeiro.

12. Chocolate quente branco com cardamomo: uma bebida deliciosa, apesar de ser um tanto diferente. Você precisará de leite integral, nata ou creme de leite fresco, cardamomo, extrato de baunilha, chocolate branco e uísque.

Leia também: 29 receitas de fondue para aquecer as noites frias

13. Chocolate quente branco com chantili de chocolate preto: daquelas receitas de dar água na boca! Perfeita para os dias mais frios! Mas, se você não resistir, pode arriscar e fazer em dias quentes mesmo… Que mal tem?! Você usará, basicamente, creme de leite fresco, amido, chocolate em pó, entre outros ingredientes fáceis.

14. Chocolate quente branco com morangos: uma receita linda, mas fácil de fazer. Você usará morangos picados, açúcar, leite, chocolate branco e, para decorar, chantilly e morangos. Escolha morangos bem maduros para fazer essa receita, fica bem mais saboroso!

15. Chocolate quente com caramelo: daquelas receitas que casam perfeitamente com o inverno! Apesar de linda e elaborada, é fácil de fazer. Você usará, basicamente, açúcar, água, creme de leite fresco, fava de baunilha e cacau em pó.

16. Chocolate quente de paçoca: bebida ideal para o inverno, você só vai querer saber de colocar suas pantufas, correr para a cozinha, fazer esse chocolate quente de paçoca e depois se enrolar em um cobertor bem quentinho, aproveitando cada gole!

17. Chocolate quente com leite ninho: o rendimento é de 500 ml e o tempo de preparo é 10 minutos. Você precisará apenas de leite, açúcar, chocolate em pó e leite em pó Ninho.

Leia também: 10 receitas de iogurte grego caseiro para você se deliciar gastando menos

18. Chocolate quente pão de mel: uma combinação de sabores incrível. Esta bebida é cremosa e leva chantilly de doce de leite para deixar tudo ainda mais maravilhoso! Vale a pena anotar a receita e fazer para deixar sua noite muito mais gostosa!

19. Chocolate quente Gingerbread: para fazer esta delícia, você precisará de chocolate em pó, noz-moscada ralada, canela em pó, gengibre em pó, leite integral, açúcar e creme de leite fresco. O preparo não tem segredo!

20. Chocolate quente Prestígio: para sair do tradicional, que tal fazer um chocolate quente com leite de coco, pedacinho de coco e bastante cacau em pó? E o mais legal é que a receita é sem lactose.

21. Chocolate quente com pimenta: de sabor surpreendente! Vale a pena experimentar. Você usará leite, creme de leite, açúcar, chocolate em barra e pimenta caiena. Se usar chocolate ao leite, use menos açúcar.

22. Chocolate quente no palito: se você está procurando formas diferentes e deliciosas de preparar um chocolate quente, vai amar esta receita. Você usará leite fervido, chocolate meio amargo, chocolate em pó e palitos.

Receitas de chocolate quente com bebidas alcoólicas

Foto: Reprodução / ICKFD

23. Chocolate quente com Cointreau e raspas de laranja: um chocolate quente todo especial. Você precisará de creme de leite fresco, açúcar, Cointreau, chocolate ao leite 35% cacau, laranja, extrato de baunilha e confeitos de chocolate.

24. Chocolate quente choconhaque: receita vegana, em que você usará apenas aveia em flocos, leite de aveia, açúcar cristal, cravo, cacau em pó, essência de baunilha, conhaque, creme de leite de soja ou leite de coco e canela.

25. Chocolate quente com Jack Daniel’s: cremoso e cheio de sabor. Você precisará de leite integral, leite condensado, chocolate em pó, chocolate Suflair, canela em pó, amido de milho e uma dose de Jack Daniel’s Honey para o toque especial!

26. Chocolate quente com conhaque: receita bem tradicional e fácil, você precisará apenas de chocolate em barra ao leite, leite, creme de leite, conhaque, canela em pau e chantilly. Os dois últimos ingredientes são opcionais.

27. Chocolate quente mexicano com tequila: fácil de preparar, você usará apenas achocolatado quente, pimenta caiena, canela, uma dose de tequila prata e chantili para complementar, dando mais sabor e beleza à bebida!

Com tantas receitas deliciosas, o jeito é ficar sempre desejando noites mais fresquinhas – que casam perfeitamente bem com chocolate quente e bons momentos de descanso em casa!

Assuntos: Inverno

Dicas pela Web