Chá para insônia: aprenda a fazer e tenha uma boa noite de sono

Esse chá tem efeito relaxante e ainda é muito saboroso, ideal para aquelas noites em que custamos a dormir

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

É muito provável que você já tenha enfrentado um daqueles períodos em que é difícil pegar no sono. Você pode até estar muito cansada, mas é só deitar na cama para ficar acesa imediatamente.

Você apaga as luzes, deita, conta carneirinhos e nada. Você passa horas e horas rolando, naquele estado em que você não sabe se dormiu um não.

Muitos adultos enfrentam períodos de insônia durante algumas fases da vida. Nessas épocas, eles costumam se sentir cansados o dia todo, com dificuldades para se concentrar no trabalho e alterações de humor.

Em geral, a insônia ocasional está relacionada a algum episódio que gera ansiedade ou estresse, como um problema no trabalho ou na vida pessoal.

Ao se concentrar no impasse, seu corpo e sua mente não conseguem relaxar, ficando ativos demais para que você possa adormecer. Se você se identificou com essa situação, está na hora de conhecer o chá anti-insônia.

Leia também: 5 coisas para fazer quando você não consegue dormir

Receita de chá contra a insônia

Foto: iStock

Feito à base de polpa de maracujá, o chá anti-insônia tem efeito relaxante e é muito saboroso. Veja como fazer:

Ingredientes

  • 500 ml de água
  • Polpa de 1 maracujá
  • 2 pedaços de gengibre
  • 1 unidade de canela em pau
  • 1 maçã

Modo de Preparo

Em uma panela, coloque a água, a polpa de maracujá, o gengibre e a canela em pau. Pique a maçã em pedaços e adicione à panela. Deixe ferver por 10 minutos.

Depois desse tempo, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por mais 10 minutos. Beba o chá logo em seguida.

Se você ficou com alguma dúvida em relação ao preparo do chá, assista ao passo a passo no vídeo completo da receita.

Dica: como o chá perde suas propriedades se for guardado de um dia para o outro, você pode fazer metade da receita reduzindo os ingredientes proporcionalmente.

Leia também: 8 dicas para você acordar cedo sem sofrer (tanto)

Quando a insônia atrapalha o dia a dia

Foto: iStock

Embora o chá anti-insônia possa ser eficiente para períodos curtos em que você não consegue dormir, a insônia crônica necessita de acompanhamento médico.

Noites mal dormidas em sequência podem causar ou agravar distúrbios do humor e problemas de saúde, além de aumentar a propensão a acidentes, prejudicar a memória e reduzir a produtividade da pessoa.

Além de estar associada ao estresse, a insônia também pode ter sua causa em transtornos de ansiedade e na depressão, que necessitam de tratamento médico. Outras condições que podem levar à dificuldade para adormecer são doenças pulmonares, refluxo gastroesofágico, artrite, câncer, distúrbios da tireoide, mal de Parkinson e mal de Alzheimer.

Outro fator que aumenta a propensão à insônia é a idade. Em geral, pessoas idosas são despertadas com mais facilidade por ruídos ou alterações no ambiente do que pessoas jovens. Além disso, quando são pouco ativos, os idosos tendem a tirar sonecas durante o dia, o que atrapalha o sono à noite.

Ainda, é preciso considerar que os idosos costumam fazer uso de mais medicamentos do que os jovens, e algumas dessas substâncias podem levar à insônia.

Leia também: Como tratar insônia e distúrbios do sono

Se você sente que sua dificuldade para dormir vai muito além de algumas noites vez ou outra, é indicado procurar ajuda médica. Você pode se consultar com seu clínico de confiança ou procurar u neurologista, psiquiatra ou uma clínica especializada em distúrbios do sono.

Dicas pela Web
Comentários