20 receitas de chás gelados energizantes e refrescantes

O consumo de chás pode refrescar seus dias e também ser uma ótima maneira de se manter hidratado e energizado

Escrito por Vanessa Herrmann
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O chá é uma bebida feita a partir da infusão de folhas, flores, raízes ou pedaços de frutas em água quente, que pode ser gelado depois de pronto. Infusões também são chamadas de chá. Quando é feito com folhas secas, preparado em casa, as propriedades das plantas são preservadas. É uma opção saudável, pois possui baixo valor calórico, hidrata o corpo, refresca e é diurético.

Os chás gelados possuem diversos benefícios, como o efeito antioxidante, que combate os radicais livres no nosso organismo. São saborosos e ainda são uma ótima opção para quem quer se refrescar em dias quentes, além de hidratar, eles podem aliviar o estresse e melhorar o metabolismo do corpo.

É importante saber que a erva não deve entrar em contato com a água fervente, pois assim, algumas propriedades são eliminadas. Outro fato é que os chás em saquinhos não possuem tantos benefícios quanto os que são feitos com a erva, e isso também vale para os chás vendidos em lata.

Confira abaixo uma lista com 20 receitas fáceis e práticas de fazer e que podem agradar diversos gostos.

1. Chá gelado de limão: além do limão, hortelã e chá verde são usados para essa receita, o que resulta em uma bebida super refrescante. Todos os ingredientes são benéficos para nosso corpo, se usados corretamente.

Leia também: 30 receitas de sobremesas fáceis e refrescantes para o verão

2. Chá gelado com frutas: morango, laranja e maçã são as frutas usadas para preparar esse chá, que também leva erva cidreira. Como os ingredientes já são doces, não é necessário acrescentar nenhum tipo de adoçante, o que torna essa opção uma escolha saudável.

3. Chá gelado com maçã: com um chá preto já preparado, misture suco de maçã e adoce a vontade. O resultado é muito saboroso.

4. Chá gelado com hortelã, gengibre e limão: os ingredientes são misturados ao chá de sua preferência. A dica da autora da receita é esperar o chá esfriar em temperatura ambiente, para depois colocar para gelar na geladeira. O gengibre acelera o metabolismo e queima gorduras, além de ter um poder antiinflamatório.

5. Chá mate gelado com limão: o consumo de chá mate é muito comum em nosso país, e com limão é possível dar um toque especial a essa bebida tradicional. Com o chá mate pronto, acrescente limão e adoce a gosto. Depois é só esperar gelar e se deliciar com esse sabor.

6. Chá gelado de pêssego: além de pêssego, para preparar esse chá você também vai usar limão, laranja e hortelã. Essa mistura de ingredientes resulta em um chá saboroso para apreciar gelado.

7. Chá gelado de manga: a manga também pode ser usada para preparar um delicioso chá, que já chama a atenção pela aparência, que não é homogênea, ou seja, o líquido fica em camadas no copo.

8. Chá preto com maçã e laranja: esse chá é uma mistura de sabores. Nele são usados chá preto, de maçã e de canela, além de maçã e laranja. O resultado é um suco refrescante.

9. Chá preto com hibisco e limão: saboroso e colorido, esse chá pode auxiliar na redução de gorduras, já que o hibisco ajuda a regular o intestino, auxilia na digestão e a diminui a retenção de líquidos.

10. Chá gelado com hortelã: esse chá conta com diversos benefícios: traz saciedade, acelera o metabolismo, é um potente antioxidante, combate o colesterol, melhora o humor, otimiza a digestão e protege nossa cognição. Combinado com a hortelã fica mais refrescante.

11. Chá gelado com ameixa e alecrim: o chá usado como base é o de limão. Além de ameixas e alecrim, temos como ingrediente o mel, que é usado para adoçar a bebida. Quando estiver pronta, acrescente cubos de gelo.

12. Chá gelado com manjericão e canela: com um preparo muito simples, é possível ter um resultado surpreendente. Depois de preparar o chá com a erva de manjericão e canela, você deve bater o líquido com morangos congelados e adoçar a gosto.

13. Chá verde com mirtilos e framboesa: o sabor desse chá fica ainda melhor se você usar o chá verde com limão. Esmague as frutas com açúcar e misture ao chá. Para finalizar, acrescente rodelas de limão cortadas ao meio. Leve a geladeira até esfriar.

14. Chá gelado com maracujá e canela: além de tranquilizante, o maracujá possui antioxidantes e pouquíssimas calorias. Aliado à canela, que tem propriedades anti-flamatórias e efeito termogênico, temos como resultado um chá, que aliado a uma dieta equilibrada, ajuda quem quer emagrecer a atingir seu objetivo.

15. Chá branco com cubos de framboesa: o chá branco é muito comum na China, e é usado há mil anos. Ele tem propriedades antiinflamatórias, anti-oxidantes, anti-colesterol e cafeína. Para dar um toque especial à bebida, são acrescentados cubos de gelo com framboesas.

16. Chá gelado de oolong e jasmim: oolong é um tipo de chá feito com a Camellia sinensis, planta-base de todos os chás feitos com plantas e não infusões. A jasmim é usada para dar um toque floral à bebida. É adoçado com açúcar de baunilha.

17. Iced tea de matcha e menta: o matcha é um chá verde japonês, que tem 10 vezes mais as propriedades benéficas do tradicional. Além de possuir um sabor mais intenso e mais adocicado.

18. Chá preto gelado: esse chá ajuda a emagrecer e protege o coração, além de contar com leve ação antioxidante, melhora o humor e faz bem para o cérebro.

19. Chá gelado de erva doce com lavanda e hortelã: esse chá é refrescante e saboroso, e com ele, vários benefícios são atingidos com o por conter erva doce, alguns deles são: melhora digestão, diminui o colesterol e gorduras, ajuda na prevenção do câncer. Além disso, é rica em vitaminas e antioxidantes.

20. Chá preto gelado com anis, cardamomo e leite condensado: essa é uma bebida típica tailandesa, que além de contar com o chá preto e todos os seus benefícios, tem um toque especial com o anis, o cardomomo e o leite condensado, o último é usado para adoçar o chá e pode ser facilmente substituído por mel, leite de coco ou açúcar.

Agora que você já conferiu essa lista cheia de opções de sabores diferentes e deliciosos, é só preparar o chá que mais te agradou e saborear a bebida gelada e refrescante.

Dicas pela Web