Chá de amendoim: 7 receitas para degustar no friozinho do inverno

Escrito por
Em 17.06.19

iStock

Admirado por muitos, o chá de amendoim faz ainda mais sucesso nos dias frios do inverno. Como é uma bebida quentinha (e saborosa!), proporciona aquele aconchego nas baixas temperaturas. Essa iguaria está ainda relacionada à animação da festa junina: sim, o chá está presente com muita frequência nas festividades que tomam conta de diversas regiões do país entre junho e julho.

Continua após o anúncio

Há, inclusive, pessoas que degustam o chá de amendoim acreditando no seu poder afrodisíaco. Como o amendoim é rico em vitamina E, fundamental na produção dos hormônios sexuais, esse alimento acaba sendo um aliado para quem deseja dar aquela apimentada na relação. Ficou com vontade de experimentar ou mesmo preparar o chá de amendoim? Selecionamos receitas bem saborosas para você!

Receita de chá de amendoim

iStock

Ingredientes

  • 1 litro de leite
  • 1 colher de sopa bem cheia de amido de milho
  • 3/4 de xícara de amendoim torrado e sem pele
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 3 unidades de cravo-da-índia
  • 1 colher de chá de canela em pó

Passo a passo

  1. Em um liquidificador, coloque o leite. Acrescente o amido de milho e, depois, o amendoim;
  2. Misture bastante os ingredientes no liquidificador e, após esse processo, reserve;
  3. Em uma panela, adicione o açúcar e o cravo-da-índia. Com uma espátula, vá mexendo enquanto o açúcar derrete e a especiaria vai dando um sabor especial;
  4. Assim que o açúcar tiver derretido, abaixe o fogo da panela e despeje a mistura do liquidificador;
  5. Após ter colocado o leite, o açúcar vai cristalizar, formando um caramelo. Então será preciso fazer o processo de derretimento. Mexa com uma colher de pau;
  6. Acrescente a canela em pó e continue mexendo;
  7. Quando o açúcar derreter completamente, espere ferver. Quando levantar fervura, espere de oito a dez minutos;
  8. Após esse tempo, sirva ainda quentinho para os convidados.

Além de ter um sabor que agrada bastante, essa receita deixa um aroma muito gostoso pela casa. Conheça outras opções de preparo do chá de amendoim e encontre aquela que vai ser perfeita para diversas ocasiões: uma festa junina animada, reunião em casa com os amigos, assistir a um filme ao lado da pessoa amada ou mesmo sozinha, para relaxar no conforto do seu lar.

Outras receitas de chá de amendoim

A receita pode ficar ainda mais gostosa se você incrementá-la. Será que é possível adicionar gengibre, creme de leite e até rum, que é perfeito para os dias de inverno? Com certeza! Basta usar a imaginação. Mas é claro que, com o passo a passo certinho, fica muito mais fácil de você acertar no preparo. Inspire-se assistindo a estes vídeos:

1. Chá de amendoim com leite condensado

Leia também: Pasta de amendoim: 6 benefícios dessa queridinha dos atletas

Nessa receita de chá, o leite e o amendoim foram batidos no liquidificador com o leite condensado – ingrediente que vai dar o sabor adocicado e a consistência mais cremosa à bebida. Não deixe de experimentar!

2. Chá de amendoim com água

O segredinho desta receita é um ingrediente muito básico: a água. Além dela, para o preparo também será preciso leite, amendoim torrado e já triturado, e o leite condensado. Ah, e se você preferir, pode adicionar canela em pó a gosto. Coloque todos os ingredientes na panela, espere levantar fervura e, após 10 minutos, a receita estará pronta!

Continua após o anúncio

3. Chá de amendoim com canela

Um preparo para quem realmente gosta de adicionar ao chá de amendoim a canela – seja ela em pó ou em rama. A dica bastante útil mostrada nesse vídeo, e que você pode aplicar a outras receitas, é a seguinte: como a fervura desses ingredientes faz a bebida subir, use uma panela grande. Assim você não corre o risco de sujar o fogão ou mesmo se queimar.

Leia também: 41 receitas deliciosas de festa junina para tornar seu arraiá um sucesso

4. Chá de amendoim com paçoca e gengibre

A famosa paçoca da festa junina também pode ser usada nesta receita, no lugar, é claro, do amendoim. Em uma panela, adicione a paçoca e amasse bem, com a ajuda de uma espátula. Depois, basta acrescentar os outros ingredientes. E se você realmente é fã de especiarias, além da canela use também o gengibre – que vai dar um toque especial à bebida.

5. Chá de amendoim com açúcar e especiarias

Mais uma opção para quem gosta muito de incrementar novos sabores à receita. Para esse chá de amendoim, foi adicionado açúcar com cravo, canela e noz moscada. E se você quiser a bebida com um gostinho mais adulto, acrescente um pouco de rum quando a receita já estiver pronta.

6. Chá de amendoim com creme de leite

Leia também: 15 receitas imperdíveis de brigadeiro de paçoca

Para quem adora a bebida com a consistência mais cremosa, vale a pena incrementar a receita com o creme de leite. Depois de a receita ferver na panela por aproximadamente dois minutos, é só desligar o fogo, adicionar o creme de leite e misturar bem.

Continua após o anúncio

Com todas essas opções, ficou fácil preparar o chá de amendoim, concorda? Uma receita simples e prática de preparar, e que você pode surpreender fazendo em casa ou para um evento, como uma festa junina.

O interessante é que, durante o preparo da bebida, você pode ir adicionando ingredientes de acordo com o seu paladar. Como você pôde conferir nos vídeos acima, é possível até adicionar rum (desde que seja um evento para adultos, sem crianças). Escolha a melhor receita e bom apetite!

Assuntos: Alimentação

Para você