25 receitas de carne de panela que trazem aquela sensação de conforto

Versátil e de preparo simples, o prato costuma render bastante e agradar a todos

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Carne de panela é a pura representação da expressão “comida caseira”, não é mesmo?! Saborosa, prática e versátil, ela é sucesso entre a maioria das famílias e é sempre uma boa opção para quando se quer comer bem, reaproveitando, inclusive, alimentos que se tem em casa!

Geralmente feito com carne de segunda (acém, paleta, coxão duro, etc.), o prato é ainda econômico e rende bastante, sendo perfeito para servir toda a família! Para acompanhar, arroz e salada são suficientes!

Inspire-se abaixo com deliciosas versões de carne de panela e faça a sua preferida, garantindo uma refeição completíssima e saborosa!

Carnes de panela descomplicadas

Foto: Reprodução / Gordelícias

1. Carne de panela com mandioquinha: esta receita serve até oito pessoas e você usará ponta de peito bovino (ou outra carne), batatas, cenouras, mandioquinhas, tomates pelados, água, cebola, alho, salsa fresca picada, óleo de canola, pimenta moída e sal.

2. Carne de panela com cenoura e páprica: você pode usar a carne de sua preferência, como, por exemplo, acém, paleta, costela. Além dela, você precisará de azeite, alho, cebola, cenoura, extrato de tomate, páprica defumada, shoyu, sal, pimenta-do-reino, água, batata e salsinha.

Leia também: 13 receitas com molho madeira para um jantar caprichado

3. Carne de panela com salsão: o preparo é muito fácil, pois você só precisará, basicamente, colocar todos os ingredientes na panela de pressão e deixar cozinhar por cerca de 30 minutos. Ótima dica para um almoço gostoso e prático!

4. Bife de panela: o preparo é simples e o rendimento é de oito porções. Fazer o bife na panela de pressão resulta também num caldo delicioso que pode ser servido por cima do arroz. O bife, o arroz com o caldo e uma salada garantem um almoço gostoso, completo e saudável!

5. Carne desfiada de panela: o resultado é uma carne molinha e saborosa. Ela pode ser servida como entrada com um pão fresquinho e crocante. E se sobrar, você pode também usá-la no molho do macarrão ou, então, servi-la com batatas assadas no dia seguinte.

6. Carne de panela com quiabo: uma famosa receita do Nordeste, que vai te deixar com água na boca, e que acompanha muito bem arroz branco e farofa. Boa dica para o seu almoço de fim de semana com a família!

7. Carne de panela com mandioca: adicionando a mandioca, a carne de panela fica bem mais saborosa e com caldo encorpado. Isso sem falar que, com uma única panela, você faz a carne e o acompanhamento! É muita praticidade!

Leia também: 122 receitas de molhos que vão turbinar os sabores dos seus pratos

8. Lagarto de panela: boa dica para quando você vai receber visitas em casa, pois esta é uma carne que fica gostosa, agrada a maioria das pessoas e ainda é fácil de fazer. O rendimento é de cinco porções.

9. Fraldinha de panela: fica muito saborosa e é perfeita para acompanhar apenas um arroz branco e salada. Além da fraldinha, você usará tomates, cebola, molho inglês, pimenta-do-reino, sal e água.

10. Carne de panela com cebola roxa: a receita é feita com cubos de coxão duro temperados apenas com sal e pimenta. Mas você pode usar outra carne de sua preferência, como acém, paleta, etc. O preparo é simples e a dica é servir a carne apenas com arroz e, se desejar, batatas fritas.

11. Carne de panela com batata rústica: para comer com toda a família! Essa carne de panela com caldo de cerveja preta fica muito saborosa e nada melhor para acompanhá-la do que a batatas rústicas assadas! Tudo simples de fazer!

12. Carne de panela com abobrinha: uma opção saborosa e leve para o seu almoço ou jantar. Você usará carne (pode ser contrafilé, por exemplo), cebola, abobrinha, sal, azeite, açúcar e pimenta.

Leia também: 14 receitas de escondidinho de carne moída que merecem um troféu

13. Carne de panela básica: uma receita clássica! Você pode usar músculo ou outra carne de sua preferência. Além da carne, você usará, basicamente, azeite, sal, pimenta-do-reino, farinha de mandioca, cenoura, salsão, cebola, vinho tinto, água, batata e extrato de tomate.

14. Carne de panela fit: o cozimento resulta num molho muito saboroso, além de saudável! Você precisará de cenoura, azeitona preta, carne tipo patinho, cebola, óleo de coco, água e sal a gosto. Boa dica para o seu almoço durante a semana!

Carnes de panela diferenciadas

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

15. Carne de panela com vinho: o vinho tinto seco eleva o nível desta receita! Além dele, você usará acém, tomilho desidratado, sálvia desidratada, folha de louro, sal, pimenta-do-reino, água, cebola, cenoura, salsinha e farinha de trigo.

16. Carne de panela com um toque de canela: uma receita de carne de panela caprichada no molho de tomate, que pode ser acompanhada de purê de batata ou mandioquinha, de polenta ou de uma massa. Pode servir ainda de base para uma sopa de carne e legumes ou ser servida com pão e queijo gratinado.

17. Carne de panela com vinho branco e alecrim: sabe aquela semana em que você não tem tempo para absolutamente nada, e não quer chegar em casa e ir para cozinha?! Esta receita é perfeita para estes momentos, pois você pode preparar no começo da semana e deixar na geladeira para o almoço e/ou jantar dos outros dias!

Leia também: 13 receitas de bife à parmegiana com cara de prato de restaurante

18. Carne de panela com mostarda Dijon: uma receita mais sofisticada, mas sem deixar de ser simples de preparar! A dica é usar miolo de alcatra e uma cerveja belga para garantir o sabor especial deste prato que serve duas pessoas!

19. Carne de panela com purê de mandioquinha: você usará músculo de boi em pedaços, linguiça em rodelas, cebola, alho, tomate, chimichurri, sal, molho inglês, canela, azeite e água. Para acompanhar, o delicioso purê de mandioquinha. Tem combinação melhor?

20. Carne de panela com Malzbier: nesta receita, o molho fica levemente picante, mas, claro, é a cerveja que dá aquele toque todo especial! Um purê de batata bem lisinho é o acompanhamento perfeito para a carne e essa combinação vai garantir uma refeição no estilo comfort food!

21. Carne de panela com cerveja e cogumelos: o preparo é simples, mas o resultado é um prato elegante e com muito sabor! Você usará apenas carne de segunda picada, azeite, creme de cebola, cebola picada, cerveja escura, cogumelos picados e água.

22. Carne de panela com molho barbecue: uma carne de peito de boi bem macia feita em panela de pressão com temperos variados, cerveja, um pouco de pimenta e açúcar para equilibrar o sabor. Você pode comê-la com arroz ou com um pãozinho crocante!

23. Picadinho com molho agridoce: este prato tem um “toque de comida chique”, mas é bem prático e rápido de fazer! Para acompanhar, a sugestão é arroz branco e batatas rústicas feitas no forno!

24. Carne de panela com molho para massas: receita que usa um pedaço de músculo cortado em cubos grandes para fazer um molho substancioso que casa muito bem com uma massa. O preparo é demorado, mas não é trabalhoso.

25. Carne de panela húngara: uma carne de panela deliciosa à moda húngara, com especiarias perfumadas e marcantes. Ótima opção para acompanhar uma boa massa e servir toda a família no almoço de fim de semana!

Com mil e uma possibilidades de ingredientes para compor a receita, carne de panela é total comfort food! É a opção perfeita para qualquer dia da semana e rende para toda a família!

Assuntos: Alimentação

Para você